Vestibular

 

IFCE oferta 1.845 vagas para o Sisu 2014.1

As vagas são para 56 cursos do IFCE distribuídos em 17 campi

Uma novidade do IFCE no Sisu 2014.1 é a oferta do curso de Licenciatura em Artes Visuais por meio da seleção unificada (FOTO: Anderson Severo)

Uma novidade do IFCE no Sisu 2014.1 é a oferta do curso de Licenciatura em Artes Visuais por meio da seleção unificada (FOTO: Anderson Severo)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou a quantidade de vagas a ser ofertada, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o primeiro semestre de 2014. Ao todo, são 1.845 vagas a serem preenchidas, distribuídas em 56 cursos de graduação da instituição. As inscrições acontecem de 6 a 10 de janeiro próximo.

O resultado da primeira chamada será divulgado dia 13 de janeiro, por meio do site do Sisu. Já o período de pré-matrícula, presencial no campus para onde o candidato se inscreveu, ocorre dias 17, 20 e 21 do mesmo mês. A segunda chamada terá seu resultado publicado em 27 de janeiro, com pré-matrícula nos campi dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro.

> LEIA MAIS:

As vagas oferecidas são para os campi de Acaraú, Aracati, Baturité, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Jaguaribe, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral, Tauá e Tianguá. A relação completa pode ser acessada no portal do IFCE (www.ifce.edu.br). A seleção será efetuada com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013.

Novidade

Uma novidade do IFCE no Sisu 2014.1 é a oferta do curso de Licenciatura em Artes Visuais por meio da seleção unificada. Agora, o único curso superior da instituição fora do Sisu é o de Licenciatura em Teatro, que exige a aplicação de teste de habilidade específica (THE).

Como já ocorre no IFCE desde 2012, 50% das vagas ofertadas, em cada curso e turno, serão destinadas para candidatos que se autodeclararem cotistas em atendimento à Lei Federal nº 12.711 (lei das cotas).

No IFCE, ocorrem duas seleções do Sisu por ano, sempre no início de cada semestre letivo. A inscrição no sistema é gratuita, em uma única etapa, e feita pela internet no portal do MEC.

Serviço:

Inscrições no Sisu 2014.1
Data: de 6 a 10 de janeiro de 2014
Onde: pelo endereço eletrônico www.sisu.mec.gov.br

UFC e UFCA oferecem 644 vagas para alunos transferidos e admitidos como graduados

Nota adquirida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será utilizado como critério único de avaliação no processo

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) disponibilizam juntas 664 vagas para o processo de transferência de alunos de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e admissão de graduados para o primeiro semestre letivo de 2014. A UFC está com 577 vagas e a UFCA, com 87.

As inscrições para o processo de seleção devem ser realizadas de 18 a 20 de dezembro, exclusivamente pela internet, no site da Prograd. O candidato deverá preencher um formulário e responder a um questionário socioeconômico para efetivar a inscrição.

A partir deste ano, a nota adquirida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será utilizada como critério único de avaliação no processo. O resultado final do processo e o dia da matrícula dos aprovados serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2014. Para mais informações, confira o Edital do processo.

Prova do vestibular da Uece acontece neste domingo

Concorrência tem como média geral 14,27 candidatos para cada vaga. No ranking dos cursos mais procurados, o campeão é o de Medicina

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza neste domingo (10) a primeira fase do vestibular 2014.1. Mais de 32 mil inscritos participam do exame, que acontece das 9h às 13h.

A primeira fase inclui prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha, compreendendo Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia. A segunda fase acontece nos dias 8 e 9 de dezembro (domingo e segunda), com a realização de quatro provas: uma de Redação e três Específicas, de acordo com o curso de opção do candidato.

Segundo o presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), professor Cleiton Batista Vasconcelos, a Uece, nos seus 38 anos de existência, promove o maior vestibular de sua história.

Vagas

Os 32.551 candidatos disputam 2.281 vagas, das quais 1.231 são para os cursos em Fortaleza e 1.050 vagas para as seis unidades da Uece, no interior do Estado, localizadas nos municípios de Itapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Tauá. Professor Cleiton. É recomendado aos candidatos que cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência, às 8h.

O Cartão de Informação do candidato, com os endereços e locais de prova, estão disponíveis no site.

Concorrência

A concorrência tem como média geral 14,27 candidatos para cada vaga. No ranking dos cursos mais procurados, o campeão mais uma vez é o de Medicina, com 114,05 para cada vaga das 40 ofertadas, com 4.562 candidatos inscritos.

O curso de Psicologia vem em segundo lugar, com 66,45 para cada vaga. O curso de Nutrição vem em terceiro lugar, com 65,80 candidatos para cada uma das 25 vagas ofertadas; o quarto mais concorrido é o curso de Administração, com 1.793 inscritos, concorrência de 44,83 candidatos por vaga. O curso de Medicina Veterinária vem em quinto lugar, com 1.296 inscritos, correspondendo a 43,20 candidatos por vaga.

Centec oferece 270 vagas em cursos tecnológicos gratuitos

No total, são ofertadas 270 vagas em cursos superiores tecnológicos gratuitos

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) abriu as inscrições para o vestibular das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec), na região do Cariri, em Juazeiro do Norte, e no Sertão Central, em Quixeramobim. No total, são ofertadas 270 vagas em cursos superiores tecnológicos gratuitos.

Com início do ano letivo em janeiro de 2014, a FATEC Sertão Central possui 45 vagas para o curso superior de Tecnologia em Alimentos e 45 para Agronegócio, ambos com aulas no período da manhã. Já na FATEC Cariri são 45 vagas em cada um dos seguintes cursos superiores: Tecnologia em Alimentos, Irrigação e Drenagem, Saneamento Ambiental e Manutenção Industrial. Estes com aulas em período integral.

As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 18 de novembro através do site do Centec.

FATEC

As Faculdades de Tecnologia do Instituto Centec são instituições de ensino e pesquisa credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e que oferecem gratuitamente cursos regulares para a formação de técnicos de nível médio e de tecnólogos de nível superior.

Uece recebe pedido de isenção da taxa do vestibular 2014.1

Formulário eletrônico para solicitação da isenção da taxa deverá ser preenchido somente pela internet

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) estará recebendo, a partir desta segunda-feira (12) até o dia 19 de agosto, os pedidos de isenção da taxa do vestibular 2014.1, para ingresso nos cursos da Uece, no 1º semestre de 2014.

O formulário eletrônico para solicitação da isenção da taxa deverá ser preenchido somente pela internet e ficará disponível na página eletrônica até as 23h59 do dia 18 de agosto.

Após o preenchimento e impressão do formulário, o requerente deverá entregá-lo, juntamente com a documentação correspondente à categoria na qual se enquadra, na sede da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), no campus do Itaperi, para os candidatos de Fortaleza; ou nas sedes das Unidades de Ensino da Uece no interior do estado, até o dia 19 de agosto.

Isenção

Poderão ser contemplados com isenção do pagamento da taxa de inscrição para o Vestibular de 2014.1, os candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação regular da Uece e que estejam enquadrados em uma das seguintes categorias:

Categoria A: Professor ou funcionário da FUNECE e professor ou funcionário cedido à FUNECE;

Categoria B: Filho ou dependente legal (por decisão judicial) de professor ou de funcionário da FUNECE e filho ou dependente legal (por decisão judicial) de professor ou de funcionário cedido à FUNECE;

Categoria C: Doador de sangue no Estado do Ceará;

Categoria D: Egresso do Ensino Médio, que tenha cursado com aprovação, todo o Ensino Médio regular, durante três anos letivos (1º, 2º e 3º anos), em escolas públicas (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará;

Categoria E: Aluno que esteja cursando o segundo semestre do 3º ano do Ensino Médio em escola pública (municipal, estadual ou federal) de funcionamento regular no Estado do Ceará e que tenha cursado o 1º semestre do 3º ano em escola pública (municipal, estadual ou federal), bem como o 1º e o 2º anos do Ensino Médio, com aprovação, também em escola pública (municipal, estadual ou federal), de funcionamento regular no Estado do Ceará.

Para as categorias D e E serão concedidas, no máximo, duas isenções. A primeira concessão de isenção equivale a 100% do valor da taxa de inscrição e a segunda, a 50% do valor da referida taxa. Tendo em vista os custos do processo, após a concessão da isenção, a decisão do beneficiário de não a usufruir será considerada e contada como uma concessão já deferida, quando o mesmo solicitá-la pela segunda vez.

IFCE recebe solicitação de isenção da taxa de inscrição para vestibular

Podem solicitar o benefício pessoas cadastradas nos programas sociais do Governo Federal

O Campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará recebe, entre os dias 15 e 19 de julho, das 9 às 17 horas, solicitação de isenção da taxa inscrição do vestibular 2013.2, que selecionará novos alunos para as Licenciaturas em Artes Visuais e em Teatro.

Veja mais >

IFCE recebe pedidos de isenção para cursos técnicos

No total estão disponíveis 1.090 vagas para duas modalidades de curso. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 22 de julho, no mesmo dia em que começam as inscrições para os processos seletivos na internet.

Os candidatos que se interessarem em conseguir uma vaga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) podem solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 8 e 12 de Julho através do site da instituição www.ifce.edu.br, no total estão disponíveis 1.090 vagas para duas modalidades de curso.

São 555 oportunidades para 16 cursos técnicos concomitantes, destinados a candidatos que já cursam o Ensino Médio em outra instituição e que tenham concluído o 1º ano do Ensino Médio até a data da inscrição. Outras 535 vagas foram disponibilizadas para 16 cursos subsequentes, que contemplam os candidatos que já concluíram o Ensino Médio.

As vagas são distribuídas nas cidades de: Acaraú, Baturité, Canindé, Cedro, Fortaleza, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Tabuleiro do Norte, Tauá, Sobral, Tianguá e Ubajara. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 22 de julho, no mesmo dia em que começam as inscrições para os processos seletivos na internet. As provas estão marcadas para o dia 1º de setembro.

Alunos inscritos na Academia Enem terão aula inaugural neste sábado (15)

Os alunos que estiverem matriculados ou tenham concluído o ensino médio podem se inscrever gratuitamente

Os alunos inscritos da Academia Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), da Prefeitura de Fortaleza, terão aula inaugural neste sábado (15), 13h30 às 18h, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
Veja mais >

2ª fase do vestibular da UECE começa neste domingo (16)

Os cartões de informação, com os endereços e locais de prova da 2ª Fase estão disponíveis na página eletrônica da UECE

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza no próximo domingo (16) e segunda-feira (17), a 2ª fase do vestibular de 2013.2, no horário das 9h às 13h. 4.644 candidatos participarão da segunda etapa. Veja mais >

Unilab abre inscrições para a 2ª edição do Sisu 2013

As matrículas dos candidatos selecionados estão previstas para serem realizadas nos próximos dias 21, 24 e 25

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), localizada no município de Redenção, no Ceará, abre inscrições entre os dias 10 e 14 de junho, para o segundo processo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013. Podem participar os estudantes que fizeram o Enem 2012 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. Veja mais >

Página 1 de 41234