
 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
 
Dossiê das concessões de TV 
 
Reproduzimos nesta edição, com autorização do Correio Braziliense, uma série de 
reportagens de Sylvio Costa (Brasília) e Jayme Brener (São Paulo) que constitui um 
itinerário minucioso e circunstanciado da distribuição de concessões de televisão feita 
Brasil afora a pessoas direta ou indiretamente ligadas à atividade política.  
 
O assessor de imprensa do Ministério das Comunicações, Francisco Mendonça, ouvido 
pelo OBSERVATÓRIO a respeito da reportagem, considerou-a "boa matéria", mas 
afirmou que os jornalistas do Correio Braziliense não levaram em conta todas as suas 
ponderações.  
 
Francisco Mendonça enviou para o OBSERVATÓRIO uma nota do Ministério das 
Comunicações distribuída à imprensa em 24 de janeiro deste ano - mencionada na série 
de reportagens do Correio -, um aviso público publicado como matéria paga nos jornais 
do dia 24 de março e tabelas com as quantidades de outorgas e de cassação, revogação e 
perempção de outorgas, ambas do exercício de 1996, assim como uma tabela com a 
filiação das retransmissoras outorgadas por rede comercial. Este material é reproduzido 
abaixo, após as reportagens do Correio Braziliense.  
 
O colunista de televisão Gabriel Priolli, da Gazeta Mercantil, chamou a atenção, em 
1/8/97, para a importância do levantamento dos repórteres do Correio Braziliense.  
 
Para este OBSERVATÓRIO, mais relevante do que avaliações políticas do 
comportamento do governo de Fernando Henrique Cardoso nessa área - tanto mais 
prováveis quanto mais nos aproximarmos das eleições de 98 - é a visão dos mecanismos 
que, há décadas, regem capilarmente as concessões de importantíssimos meios de 
comunicação. É a percepção de um país virtualmente desconhecido por quem depende, 
para se informar no dia-a-dia, da mídia hegemônica no Brasil.  
 
A seguir, um comentário de Sylvio Costa sobre as circunstâncias em que a reportagem 
veio a público, a íntegra das reportagens e as informações fornecidas pelo Ministério 
das Comunicações.  
 
Coronelismo eletrônico  
 
Sylvio Costa, do Correio Braziliense  
 
Estranho reino esse o de Tucanópolis. O Ministério das Comunicações distribui 
repetidoras de televisão a torto e a direito, para a felicidade de dezenas de políticos. 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Dois meses de intensa apuração resultam em mais de mil centímetros de texto, ao longo 
dos quais descreve-se não só a galeria dos beneficiários como o descarado uso 
eleitoreiro que boa parte deles faz dos canais de TV sob o seu controle. E o que 
acontece? Nada.  
 
Na mesma semana em que o Correio Braziliense publicou o trabalho aqui reproduzido, 
a revista Veja veiculou a polêmica entrevista em que o ministro das Comunicações, 
Sérgio Motta, cuspiu fogo contra outros ministros. Ali, ele se vangloriava do fato (fato?) 
de se ter votado a reeleição sem se distribuir um canal de televisão sequer. Ninguém 
ousou pôr as suas palavras em dúvida. Apesar do farto material colocado à disposição 
de toda a mídia pelas páginas do principal jornal da capital do País.  
 
A série de matérias publicadas pelo Correio ofereceu um amplo painel das 
irregularidades cometidas nas emissoras de TV pelo país afora: veiculação irregular de 
propaganda, descumprimento da legislação eleitoral, emissão ilegal de programas etc. 
etc. etc. Durante duas semanas, tentamos ouvir o Ministério das Comunicações. Tanto 
para conhecer os critérios que serviram de base para a distribuição das estações 
retransmissoras de televisão  as RTVs  como para saber se o governo tinha 
conhecimento das irregularidades encontradas e que providências estaria disposto a 
tomar.  
 
Foram incontáveis telefonemas, mas não conseguimos, Jayme Brener e eu, passar do 
assessor de imprensa, Francisco Mendonça, cujas observações foram incorporadas ao 
texto que abriu a série. E ele ainda foi procurado depois, insistentemente, para que as 
autoridades do Ministério das Comunicações tivessem nova chance de se manifestar 
sobre o assunto. Não houve resposta.  
 
Apesar de todo o cuidado que tomamos, é possível que tenhamos incorrido em falhas 
aqui e ali. Rastrear perto de 2 mil RTVs, afinal, é como caçar agulha em palheiro. Em 
um caso ou outro, pode-se ter tomado como agulha um simples e inocente alfinete. Tal 
crítica não cabe, no entanto, para o grosso do material publicado. E dali emerge, 
inconfundível, uma faceta até então desconhecida do governo Fernando Henrique: a sua 
cumplicidade com o brasileiríssimo fenômeno do "coronelismo eletrônico".  
 
O leitor atento irá perceber que a maioria das RTVs entregues a políticos foi distribuída 
por portarias assinadas em datas próximas a janeiro de 1997, data da votação da 
reeleição. Mera coincidência? Talvez. Mas a relutância do Ministério das Comunicações 
em abrir as informações a respeito do tema  divulgando, por exemplo, a relação das 
empresas e entidades que tiveram os seus pedidos para instalação de RTVs negados  só 
estimula as suspeitas de que se tenta esconder algo. 
 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Ele é a principal estrela de duas retransmissoras do SBT em funcionamento na região. 
Uma em Rondonópolis, cidade onde o deputado nasceu há 40 anos e formou, como 
pecuarista e comerciante, um invejável matrimônio. E a outra em Jaciara. Também é 
presença freqüente na tela da TV Cidade de Barra do Garças, município na fronteira 
com o estado de Goiás e a 508 km de Cuiabá onde a emissora repete o sinal da Rede 
Record. ''Sempre colocamos o deputado no ar quando ele vem aqui'', admite o diretor da 
TV de Barra dos Garças, Getúlio Costa, que justifica: ''É um direito dele. Ele é o dono 
da televisão.''  
 
Candidato à reeleição, Wellington não é um caso único. Estima-se que um em cada 
cinco parlamentares federais controla, diretamente ou por meio de parentes ou testas-de-
ferro, estações de rádio e televisão. Muitos desses deputados e senadores já foram ou 
são acusados de usá-las para promover a sua imagem pessoal. Mas o deputado mato-
grossense também integra outra lista. Está no rol dos 87 políticos beneficiados por 
autorizações concedidas durante o governo Fernando Henrique para a instalação de 
estações retransmissoras de televisão (RTVs). Para chegar a esse número, o Correio 
Braziliense realizou nos últimos dois meses um amplo levantamento, feito a partir da 
listagem, fornecida pelo Ministério das Comunicações, das 1.848 repetidoras de TV 
distribuídas desde 1995. Como só constam da relação os nomes das empresas e 
entidades contempladas, a maior dificuldade foi identificar quem as controla. 
''Tradicionalmente, essa é uma das maiores caixas pretas do País'', afirma o professor 
Venício Artur de Lima, coordenador do grupo de estudos de Mídia e Política da 
Universidade de Brasília (UnB). Decifrá-la exigiu mais de 2 mil telefonemas, consultas 
a Juntas Comerciais, órgãos oficiais e a uma infinidade de políticos e profissionais de 
comunicação, e pesquisas in loco em lugares tão diferentes quanto a cidade de São 
Paulo e pequenas localidades do interior do Mato Grosso. Os resultados de todo esse 
trabalho são a principal matéria-prima desta série de reportagens.  
 
A pesquisa demonstrou que a maioria das repetidoras foi entregue a empresas de 
comunicação tradicionais, sem nenhum vínculo partidário direto, ou a prefeituras 
interessadas em oferecer à população local a imagem das grandes redes nacionais ou 
regionais de TV. Confundindo-se com elas, porém, aparecem 268 RTVs entregues a 
empresas ou entidades controladas por políticos (ver relação abaixo e nas próximas 
páginas desta reportagem). São 19 deputados federais e 11 estaduais, seis senadores, 
dois governadores, sete prefeitos, três ex-governadores, oito ex-deputados federais, oito 
ex-prefeitos e 23 outros políticos sem mandato.  
 
O joio e o trigo. Entre os beneficiários, há desde modestos vereadores e ex-prefeitos de 
pequenos municípios espalhados pelo País afora até alguns dos maiores cardeais da 
política brasileira, como os senadores Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) e José 
Sarney (PMDB-AP). As novas RTVs aumentam a força de Sarney na área de 
comunicação. Patriarca da família que controla o maior grupo de comunicação do 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Maranhão, são ligados a ele os proprietários ou controladores de 21 das 26 repetidoras 
que foram parar nas mãos de políticos maranhenses.  
 
Sócios de empresas autorizadas a instalar novas estações retransmissoras, os senadores 
Júlio Campos (PFL-MT) e Jader Barbalho (PMDB-PA) também foram indiretamente 
beneficiados por licenças para funcionamento concedidas a integrantes de seus grupos 
políticos. Estes foram vitaminados por, respectivamente, 12 RTVs no Mato Grosso e 14 
no Pará. A interpretação dos resultados requer, porém, alguns cuidados.  
 
As RTVs ficaram de fora do decreto número 1.720, assinado em 28 de novembro de 
1995 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que tornou obrigatória a realização 
de licitação para a outorga de canais de rádio e TV. Isso porque as RTVs deveriam ser 
meras repetidoras da programação das grandes redes nacionais ou regionais de TV. E 
são, na maioria das vezes. Este é, por exemplo, o caráter das quatro retransmissoras 
entregues à TV Mirante, da família Sarney, e das três recebidas pela TV Bahia, que é 
controlada por Antônio Carlos - ambas afiliadas regionais da Globo. Elas pouco 
acrescentaram ao poder de fogo das famílias Magalhães e Sarney.  
 
Nem sempre é assim. Algumas empresas ligadas a políticos receberam RTVs que 
aumentam consideravelmente o seu alcance, e, lógico, o poder de fogo de quem as 
controla. É o caso da TV Asa Branca, afiliada da Globo em Caruaru e parte do forte 
esquema de comunicação mantido em Pernambuco pelo líder do PFL na Câmara, 
Inocêncio Oliveira. A TV Asa Branca - cujo faturamento mensal anda em torno de R$ 
300 mil - recebeu quatro retransmissoras que devem duplicam o seu mercado potencial, 
como informa Vicente Jorge, sócio minoritário da emissora e presidente da Associação 
das Empresas de Comunicação de Pernambuco.  
 
Outro exemplo é a TV Verdes Mares, a afiliada da Globo no Ceará de propriedade da 
família do ex-deputado federal Edson Queiroz (PPB), parlamentar que no início do ano 
contrariou a orientação do principal líder do seu partido, o ex-governador paulista Paulo 
Maluf, para se engajar no movimento pela aprovação da emenda da reeleição. Na 
semana passada, renunciou ao mandato alegando perseguição por parte da Receita 
Federal. A Verdes Mares tinha apenas 25 repetidoras no interior até março de 1996. De 
lá para cá, foi autorizada a montar mais 32.  
 
Há outro motivo para as RTVs terem se transformado em presa suculenta. De acordo 
com a lei, elas podem gerar até 15% da programação quando repetem a programação de 
emissoras educativas ou quando ficam na chamada Amazônia legal, que inclui toda a 
região Norte mais Mato Grosso e parte do Maranhão. É aí que o que seria uma simples 
repetidora se transforma numa vigorosa arma política.  
 
Mina de ouro. ''Uma TV dessas, por menor e mais precária que seja, confere ao seu 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
proprietário um poder fantástico'', diz o ex-ministro e ex-senador Jarbas Passarinho, que 
conhece de perto o modo de funcionamento de algumas RTVs instaladas no seu estado, 
o Pará. É possível ouvir queixas até na bancada governista. ''É uma vergonha o que 
estão fazendo com as emissoras educativas'', reclama o deputado federal Roberto Brant 
(PSDB-MG). ''Em Minas, as retransmissoras de TV educativa se transformaram em 
instrumento de política partidária. É preciso pôr um fim nesses abusos.''  
 
A irritação de Brant tem a ver com a descoberta de um rico filão eleitoral. Políticos 
mineiros encontraram uma mina de ouro ao perceberem que não seria muito difícil 
conseguir uma RTV educativa percorrendo um caminho de poucas pedras. Forma-se 
uma ''associação cultural'', quase sempre controlada por um político local. Busca-se um 
padrinho em Brasília, normalmente um parlamentar federal. E pronto: está aberta a 
porta para destroçar e, principalmente, promover candidatos.  
 
Um exemplo é a TV Caraça, de Santa Bárbara, cujo símbolo é um belo beija-flor que só 
existe na região. Um terço da programação própria é comprado pela prefeitura, que o 
usa para divulgar suas obras. Mas o prefeito Antônio Martins (PMDB) também é figura 
fácil no noticiário da emissora. ''Sou muito ligado ao atual prefeito'', reconhece Sérgio 
de Araújo, presidente da Associação Educativa e Cultural Sta. Bárbara, que mantém a 
TV. Araújo, que recebeu a RTV graças à influência do ex-candidato a deputado federal 
Marcelo Siqueira (PSDB), para quem fez campanha nas últimas eleições, só lamenta 
não poder instalar outra emissora em João Monlevade, cidade bem mais próspera. ''A 
briga política lá, entre os deputados estaduais Amauri Torres e José Santana, é muito 
grande para ver quem consegue montar a TV.''  
 
Um dos maiores patrocinadores das RTVs educativas no país, o deputado federal Sérgio 
Naya (PPB-MG), citado por Brant como um dos parlamentares que fazem flagrante 
exploração política das TVs educativas, desdenha as críticas. ''Apadrinhei várias dessas 
retransmissoras e cheguei a doar os equipamentos para muitas outras, como as de 
Nanuque, Laranjal e Três Pontas. Outros podem e devem fazer o mesmo. A cidade que 
recebe uma retransmissora de TVE foi premiada na loteria. Não há preço para o efeito 
da transmissão de um campeonato local de futebol ou para a divulgação dos problemas 
de uma comunidade'', defende ele, remendando: ''Só não faço uso político disso.'' Difícil 
acreditar em afirmações do tipo diante de depoimentos como o de Carlos Carraro, 
presidente da Associação Cultural e Beneficente da Vertente Esquerda do Caparaó, 
nome pomposo para uma entidade que ganhou o direito de repetir o sinal da TVE na 
cidade mineira de Santa Rita, cuja população é de pouco mais de 5 mil habitantes. 
''Nossa única chance de sobrevivência é uma associação com políticos de olho nas 
próximas eleições'', afirma ele candidamente. ''Se não for o dinheiro dos políticos, eu 
não vou conseguir os R$ 100 mil necessários para colocar a TV no ar.''  
 
O be-a-bá das RTVs  



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
 
O que são as estações retransmissoras de televisão (RTVs) existem principalmente para 
repetir o sinal das geradoras de televisão nas localidades onde ele não chega ou chega 
precariamente.  
 
Mas podem inserir na sua programação até 15% de programas próprios quando estão 
ligadas à rede de emissoras educativas ou quando estão instaladas na chamada 
Amazônia legal - a imensa área do território brasileiro que cobre toda a região Norte, o 
estado do Mato Grosso e parte do Maranhão.  
 
A permissão para as RTVs da Amazônia inserirem ''programas de interesse 
comunitário'' foi introduzida pela portaria 93/89, baixada pelo Ministério das 
Comunicações em julho de 1989.  
 
Condições de outorga. As RTVs distinguem-se das geradoras de televisão em três 
aspectos fundamentais. O primeiro é que elas podem ser O Estado de São Paulo 
distribuídas por simples portaria do ministro das Comunicações. As concessões para 
emissoras de rádio e geradoras de TV são objeto de decreto do presidente da República, 
dependendo sempre da aprovação do Congresso. O segundo é que não há necessidade 
de licitação para outorgar uma RTV. No caso das rádios e geradoras de TV, há, e a 
empresa interessada deve oferecer um valor pelo direito de explorar o canal (para as 
RTVs, a licença de funcionamento é gratuita). O terceiro é que não existe prazo 
determinado para explorar uma RTV, cuja autorização para operação pode ser cassada a 
qualquer momento. Para as demais emissoras, os prazos são de dez (rádio) e 15 anos 
(TV).  
 
Documentação exigida. De acordo com o principal instrumento legal que trata do 
assunto, o decreto 81.600, de 25 de abril de 1978, o pedido de uma RTV deve ser 
encaminhado ao Ministério das Comunicações acompanhado do ato constitutivo da 
entidade ou empresa, e das suas eventuais alterações, e da declaração da geradora 
concordando com a retransmissão de sua programação por parte da empresa ou entidade 
requerente. Critérios de escolha A lei deixa a cargo do ministro das Comunicações 
definir os critérios de distribuição. Segundo nota oficial do Ministério, foram 
obedecidos os seguintes critérios para a distribuição de RTVs. Para as emissoras 
educativas, foram priorizadas as cidades para onde havia apenas um pedido. Em 
seguida, adotou-se a seguinte ordem de atendimento: fundações vinculadas a 
universidades ou por elas mantidas; fundações geridas e mantidas com recursos da 
União, estados e municípios; órgãos da administração direta e indireta do Distrito 
Federal, dos estados e municípios; fundações e sociedades civis sem fins lucrativos; 
entidades que retransmitam sinais cedidos por geradora educativa localizada no mesmo 
estado. Para as RTVs comerciais, conforme a nota, os critérios priorizados foram os 
seguintes: antigüidade do pedido e localização em cidades onde não há sinal; 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
antigüidade do pedido, feito por geradoras nacionais; antigüidade do pedido, feito por 
geradoras estaduais; antigüidade do pedido, feito por prefeituras.  
 
Chegando ao eleitor. Raros são os políticos que admitem usar a televisão como 
trampolim eleitoral. Uma exceção é o ex-deputado federal Antônio Gaspar (PSDB-
MA), que hoje tenta vender a sua rádio Maracu e a autorização obtida no atual governo 
para montar uma RTV (repetidora da Manchete) em Viana. ''Estou saindo da vida 
política, não faz mais sentido controlá-las'', argumenta.  
 
O mato-grossense Wellington Fagundes, que registrou as suas três emissoras em nome 
de parentes, também põe as cartas na mesa. ''Quem é de estados menores, como eu, 
precisa ter um meio de comunicação para chegar ao eleitor'', afirma o deputado. Sem 
dúvida, ele chega. Em Rondonópolis, segundo maior município do Mato Grosso, 
Wellington participa toda semana, como convidado, do programa de debates Falando 
Com a Nossa Gente. Em Jaciara, é presença freqüente no telejornal Cidade Agora, 
exibido de segunda a sábado entre as 12h e 12h30.  
 
No último dia 27, o padre de Juscineira (uma das cidades do Vale do São Lourenço) 
recebeu da Assembléia Legislativa o título de cidadão mato-grossense. A TV Cidade de 
Jaciara dedicou ao assunto dez minutos, nos quais Wellington apareceu mais do que o 
homenageado. Pouco antes, a emissora pôs no ar oito minutos sobre uma visita do 
deputado à Cachoeira da Fumaça, área cuja exploração turística ele pretende apoiar, 
com a ajuda dos governos federal e estadual. Exatos três minutos e sete segundos foram 
destinados a entrevistas com o deputado, que foi citado 14 vezes ao longo da 
reportagem.  
 
Em Barra do Garças (MT), não há exposição agropecuária ou eventos culturais e 
esportivos que não sejam divulgados pela TV Cidade com chamadas seguidas da 
vinheta ''apoio, deputado Wellington Fagundes''.  
 
Em Cáceres, na região Oeste do Mato Grosso, outro político é figura carimbada em uma 
das RTVs locais, a TV Descalvados (repetidora do SBT). É o médico e deputado federal 
Pedro Henry (PSDB). Registrada em nome do seu irmão, Ricardo Luiz Henry, e do 
radialista Sérgio Granja de Souza Vieira, a TV Descalvados tem uma estranha história. 
Foi autorizada a funcionar em 23 de maio de 1996. Mas o próprio deputado diz que ela 
entrou no ar bem antes, em 12 de setembro de 1995. A lei? ''No interior, a gente põe 
para funcionar mesmo'', responde Henry, também candidato à reeleição.  
 
O deputado nega até debaixo das águas do rio Paraguai que seja o verdadeiro dono da 
emissora, como dizem os funcionários da TV. Nem por isso deixa de ser uma presença 
constante na emissora do irmão. No último dia 4, quando chegou à cidade acompanhado 
pelo governador Dante de Oliveira, uma equipe da Descalvados de prontidão ignorou 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
completamente a principal autoridade do estado. Quando ambos entraram no ginásio 
onde se realizaria um encontro regional do PSDB, apenas Henry foi entrevistado.  
 
E ai de quem infringir as ''regras''. Para três jornalistas da TV Difusora, afiliada do SBT 
do Maranhão, a punição foi 15 dias de suspensão. O crime: preparar e exibir reportagem 
em que o secretário estadual de governo, João Alberto, aparecia distribuindo ao povo 
mercadorias apreendidas na fronteira Brasil/Paraguai. Segundo o deputado estadual 
Aderson Lago (PPB), um telefonema da governadora Roseana Sarney (PFL) ao senador 
Lobão, pai do dono da Difusora, Edinho Lobão, teria sido o detonador do gancho 
aplicado aos jornalistas. Edinho nega tudo, mas o fato é que, no final de maio, Lago 
chegou a formalizar uma moção de repúdio na Assembléia Legislativa por causa do 
episódio.  
 
As RTVs não servem apenas aos interesses de momento dos políticos. Para alguns, o 
futuro à telinha pertence. Antonio Mendes de Barros, ex-vereador pelo PFL de 
Itapecerica da Serra (Grande São Paulo) e sobrinho do deputado federal Adhemar de 
Barros Filho (PPB-SP), conseguiu uma autorização para retransmitir a TVE carioca no 
novíssimo município de São Lourenço da Serra. Os amigos de Mendes de Barros dizem 
que ele ''tem grandes planos políticos''. 
 
À margem da lei As RTVs que geram programas, em distantes rincões da Amazônia 
legal ou sob a fachada de emissora educativa, têm o seu caminho facilitado por duas 
coisas. Como veiculam material local em geral desprezado elas grandes redes, 
costumam ter ótima audiência. Em segundo lugar, se os seus donos querem se dedicar à 
garimpagem eletrônica de votos, dificilmente são incomodados pelo Ministério das 
Comunicações ou pela Justiça Eleitoral. ''A chance de uma emissora dessas ser punida 
por causa do conteúdo de sua programação é próxima de zero'', afirma o deputado 
federal Walter Pinheiro (PT-BA), ex-presidente da Federação Interestadual dos 
Trabalhadores em Telecomunicação (Fitel).  
 
O assessor de imprensa do Ministério das Comunicações, Chico Mendonça, reconhece 
que há falhas. Em Minas, por exemplo, há somente três funcionários para fiscalizar todo 
o estado. Mas informa que estão sendo tomadas algumas providências para punir quem 
abusa. Uma delas será a proibição para que as RTVs em operação na Amazônia possam 
gerar programas. A outra é o aperfeiçoamento dos mecanismos de fiscalização. ''A 
ordem do ministro Sérgio Motta é clara: quem cometer excessos deve ser punido'', diz o 
assessor, que observa que as autorizações para RTVs no atual governo obedeceram 
critérios exclusivamente técnicos.  
 
De acordo com a atual lei eleitoral, o candidato só pode embarcar na campanha após ter 
seu nome aprovado em convenção partidária. Sob pena de pagar multa de 10 mil a 20 
mil Ufir (R$ 9,108 mil a R$ 18,216 mil). O novo projeto de lei eleitoral, que o 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Congresso deverá votar em breve, estabelece, no art. 48: ''A propaganda eleitoral no 
rádio e na televisão restringe-se ao horário gratuito definido nesta Lei, vedada a 
veiculação de propaganda paga''. A multa prevista é salgada: de 50 mil a 100 mil UFIR 
(R$ 45,54 mil a 91,08 mil), duplicada em caso de reincidência.  
 
Mesmo assim, driblar a legislação pode terminar sendo bom negócio. Muitas vezes, o 
julgamento acontece bem depois da posse, quando candidatos já se beneficiaram da 
maracutaia. Depois, a caracterização do crime eleitoral é complicada. ''É muito difícil 
traçar a fronteira entre a legítima divulgação de atos administrativos e o abuso político'', 
explica o ministro Walter Costa Porto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). ''A 
propaganda de um programa de distribuição de leite pode ser importante para o público, 
embora possa beneficiar candidatos. O que o TSE espera é uma lei cuidadosa, que 
preveja e antecipe irregularidades'', acrescenta o ministro. Nas dezenas de processos do 
tipo que chegaram ao TSE, em geral, a exploração política de concessões ou emissões 
de rádio e TV acaba resultando exclusivamente em multa e suspensão temporária dos 
veículos.  
 
Pode ser muito pouco quando estão em jogo poderosos interesses políticos. ''No final 
das contas, para o político que é dono de uma emissora, acaba sendo muito mais fácil e 
até mais vantajoso desobedecer a lei'', conclui o advogado Cláudio Finkelstein, 
especialista em legislação sobre comunicações.  
 
JOSÉ SARNEY 
De poder concedente a político multimídia  
 
Na época presidente da República, o hoje senador José Sarney (PMDB-AP) escreveu 
entre 1987 e 1988 um decisivo capítulo da história da radiodifusão no País ao distribuir 
concessões de rádio e TV a aliados políticos. O tema foi objeto de um festejado trabalho 
acadêmico, preparado para o Mestrado em Ciência Política da UnB pelo jornalista 
paranaense Paulino Motter.  
 
Motter concluiu que Sarney entregou 79 rádios FM, 59 AMs e 30 geradoras de televisão 
a um total de 91 parlamentares federais. Apenas três dos deputados e senadores 
beneficiados disseram ''não'' à emenda constitucional que garantiu a Sarney cinco anos 
de mandato.  
 
Beneficiário direto ou indireto de 21 estações retransmissoras de televisão (RTVs) 
distribuídas no governo Fernando Henrique, o grupo Sarney é no momento uma 
potência na área de comunicação.  
 
Controla o Sistema Mirante de Comunicação, que edita no Maranhão o principal jornal 
do estado, O Estado do Maranhão, e mantém três afiliadas da Rede Globo e pelo menos 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
sete emissoras de rádio. Possui ainda o Sistema Meio Norte de Comunicação, cuja 
influência se estende ao Piauí, onde o grupo publica o jornal Meio Norte e repete a 
programação do SBT a partir do município maranhense de Timon - separado da capital 
piauiense, Teresina, penas pelo rio Parnaíba.  
 
Isso sem falar do controle indireto. São ligados ao ex-presidente os proprietários de 
quase todas as emissoras de rádio e TV do Maranhão. ''Nada vem para cá nessa área 
sem o aval de Sarney'', acredita o ex-deputado federal maranhense José Carlos Sabóia 
(PSB). Adversário de Sarney, o senador Epitacio Cafeteira (PPB-MA) chega a brincar: 
''Ah, meu filho, no Maranhão o negócio é animado demais...''  
 
ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES 
Império que divide o paraíso e o inferno  
 
Ministro das Comunicações do governo Sarney, o atual presidente do Senado, Antônio 
Carlos Magalhães (PFL-BA), é alvo de uma longa lista de reclamações contra a 
utilização política do seu grupo de comunicação — um conglomerado que inclui um 
jornal, sete afiliadas da Rede Globo (uma na capital e as outras no interior), quase 400 
RTVs e várias emissoras de rádio.  
Que o diga a ex-prefeita de Salvador Lídice da Mata (PSDB). Em 1993, seu primeiro 
ano de mandato, a assessoria de comunicação dela contabilizou a veiculação de 600 
matérias contra a sua administração pela TV Bahia, repetidora da Globo de propriedade 
da família Magalhães. ''Apenas um direito de resposta nos foi concedido. Até matéria 
paga eles vetaram'', conta a ex-prefeita. A julgar pelo ex-prefeito petista de Itabuna, 
Geraldo Simões, não age diferente a repetidora local da Globo, também controlada pela 
família Magalhães, a TV Santa Cruz. ''As notícias sobre a administração municipal eram 
produzidas sem que fontes da prefeitura sequer fossem ouvidas'', relata Simões. Em 
Salvador, tudo mudou depois que um aliado de Antônio Carlos, Antônio Imbassahy 
(PFL), assumiu o cargo de prefeito. ''De inferno, Salvador virou paraíso'', resume 
Ernesto Marques, diretor do Sindicato dos Radialistas.  
 
Segundo Marques, enquanto antes imagens do lixo na cidade - um velho problema de 
Salvador — eram freqüentes na tela da afiliada baiana da Globo, desde o início do ano, 
matérias negativas em relação à administração municipal simplesmente sumiram.  
 
Edson Queiroz Deputado federal (PPB-CE) até semana passada, renunciou ao mandato 
por suposta perseguição por parte da Receita. Um dos líderes do movimento pró-
reeleição dentro da sua bancada, recebeu 32 RTVs  
 
Júlio Campos Senador (PFL-MT) e pré-candidato a governador, ganhou quatro 
repetidoras para a TV Brasil Oeste (Bandeirantes). Integrantes do seu grupo político 
receberam outras 12 RTVs, também autorizadas a gerar programas  



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
 
Inocêncio Oliveira 
Líder do PFL na Câmara dos Deputados, é sócio-poprietário da TV Asa Branca, em 
Caruaru (PE). A emissora foi autorizada a instalar mais quatro retransmissoras, que 
dobram o seu raio de alcance  
 
Sérgio Naya  
Deputado federal (PPB-MG), gaba-se de ter ajudado várias ''associações culturais'' do 
interior de Minas a instalarem emissoras educativas, todas também autorizadas a gerar 
programação  
 
Abaixo, a lista dos beneficiados políticos que são (1) sócios e (2) parentes de sócios de 
empresas que receberam RTVs durante o mandato do atual governo, ou que (3) 
controlam ou apadrinham entidades e empresas que ganharam RTVs  
 
DEPUTADOS FEDERAIS – 19 
Inocêncio Oliveira (PFL-PE)  líder do PFL na Câmara. A TV Asa Branca (afiliada à 
Globo em Caruaru), da qual é sócio majoritário, foi autorizada por portarias assinadas 
em 7.3.97 a montar retransmissoras de TV em quatro municípios pernambucanos  
Arcoverde, Garanhuns, Pesqueira e Taquaritinga do Norte  que dobram o seu raio de 
alcance. (1)  
Roberto Rocha (PSDB-MA)  um dos sócios da TV Vale do Farinha (afiliada da 
Bandeirantes em Balsas), que foi autorizada por portarias assinadas em 28.8.96 e 
publicadas em 4.9.96 a montar repetidoras em Carolina, Tuntum e Vitória do Mearim 
(1)  
 
Ronaldo Cezar Coelho (PSDB-RJ)  ex-presidente nacional do PSDB. O seu irmão 
Arnaldo é dono da TV Rio Sul (Globo), que ganhou repetidoras em Barra Mansa 
(assinada em 15.8.96 e publicada em 17.9.96), Mendes (4.12.96 e 21.1.97, 
respectivamente), Resende (15.8.96 e 17.9.96), Três Rios (4.12.96 e 17.9.96) e Volta 
Redonda (15.8.96/17.9.96). (2)  
 
Sarney Filho (PFL-MA)  irmão de Fernando José Macieira Sarney, sócio majoritário da 
TV Mirante (Globo), que foi autorizada, por atos assinados em 15.08.96 e em 17.12.96, 
a montar quatro retransmissoras  em Açailândia (Itinga), Estreito, Grajaú e Montes 
Altos. (2)  
 
Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA)  irmão de Antônio Carlos Peixoto de Magalhães 
Júnior, sócio majoritário da TV Bahia (Globo), que recebeu três RTVs: duas em 
Adustina e em Antas, conforme portarias assinadas em 15.05.96 e publicadas em 
17.07.96; e a terceira em Alagoinhas, de acordo com portaria assinada em 14.11.96 e 
publicada em 21.01.97. (2)  



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
 
Wellington Fagundes (PL-MT)  tinha uma afiliada do SBT em Rondonópolis e outra da 
Record em Barra do Garças. Portaria assinada em 17.07.96 e publicada em 14.08.96 o 
autorizou a montar mais uma, em Jaciara. Em 4.12.96, foi assinado ato permitindo 
operar outro canal em Barra do Garças. Todas as RTVs, por estarem na área da 
Amazônia legal, também podem funcionar como geradoras. A TV de Rondonópolis foi 
registrada em nome da mulher do deputado, Mariene de Abreu Fagundes. As demais 
têm como sócio majoritário o seu sobrinho, João Rômulo Fagundes. (2)  
 
Olávio Rocha (PSDB-PA)  seu filho Janilton Silva Rocha é o dono da TV Rondon 
(SBT), autorizada a funcionar em Rondon do Pará por portaria assinada em 20.03.96 e 
publicada em 12.04.96. A família negocia no momento a compra dos direitos para 
instalar um canal da MTV, em UHF, em Parauapebas. (2)  
 
Pedro Henry (PSDB-MT)  é irmão de Ricardo Luiz Henry, sócio majoritário da TV 
Descalvados (SBT), de Cáceres. A emissora, que também gera programação por ficar 
dentro do território da Amazônia legal, foi autorizada a funcionar por portaria assinada 
em 20.05.96 e publicada no Diário Oficial três dias depois. O próprio deputado conta 
que a televisão entrou no ar seis meses antes de sair a autorização. (2)  
 
Márcia Marinho (PSDB-MA)  mulher do ex-deputado Paulo Marinho, ex-prefeito de 
Caxias e pré-candidato ao governo do estado nas próximas eleições. Ele é dono da 
Radiodifusão e TV Caxias Ltda. A empresa foi autorizada por portaria assinada em 
3.12.96 e publicada em 21.1.97 a montar uma repetidora da Bandeirantes em Caxias 
(MA). (2) 
 
Pedro Irujo (PMDB-BA)  controlava a TV Itapoã (empresa registrada em nome da sua 
mulher) quando a emissora foi autorizada, por portarias assinadas entre 15.08.96 e 
11.09.96, a montar RTVs em Feira de Santana, Ubatá, Itamaraju e Morro do Chapéu. 
Recentemente, a TV foi vendida para a Record, deixando assim de repetir a 
programação do SBT. (2)  
 
César Bandeira (PMDB-MA)  controla a TV Água Branca (SBT), em Vitorino Freire, 
que recebeu autorização  por meio de portaria assinada em 17.12.96 e publicada em 
27.12.96  para repetir o seu sinal em Poção de Pedras. (3)  
 
Antônio Joaquim Araújo (PFL-MA)  controla a TV Itapicuru, que retransmite o sinal da 
Globo em Codó e foi autorizada por portaria assinada em 17.12.96 e publicada em 
26.02.97 a montar uma RTV em Caxias. Na Receita, a TV Itapicuru Ltda. ainda aparece 
em nome do ex-deputado federal Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel, de quem Antônio 
Joaquim a comprou. (3)  
 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Remi Trinta (PFL-MA)  apadrinhou o pedido da Associação dos Moradores de Pinheiro 
para repetir, pelo canal 5, o sinal da CNT em Palmeirândia. A portaria foi assinada em 
17.12.96. (3)  
 
Flávio Palmier da Veiga (PFL-RJ)  segundo os próprios funcionários, controla (embora 
não apareça nos registros) a NICTV- Sociedade de Televisão Educativa, de Niterói, que 
recebeu autorização para retransmitir a TV Cultura em Niterói (portaria assinada em 
17.12.96 e publicada em 29.1.97). O deputado nega ter qualquer relação com a 
emissora. (3)  
 
Sérgio Naya (PPB-MG)  padrinho da instalação de RTVs em Guaxupé e Nanuque 
(MG). Por meio da Fundação Serafim Naya de Pesquisas Médico-Hospitalares, instalou 
repetidoras em Três Pontas, Paracatu, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Lagoa da Prata, 
Cataguases, Campo Belo, Congonhas, Salinas e Janaúba. (3)  
 
Aécio Neves (PSDB-MG)  padrinho da autorização dada à Associação Cultural 
Inconfidentes (ato assinado em 17.12.96 e publicado em 11.1.97), para instalação de 
repetidora da TV Educativa em Tiradentes. (3)  
 
Leopoldo Bessone (PMDB-MG)  apadrinhou a autorização (assinada em 17.12.96 e 
publicada em 13.2.97) dada à Fundação Cultural e Educacional de Nepomuceno (MG), 
para a instalação de repetidora de TV educativa. (3)  
 
Mauro Lopes (PMDB-MG)  padrinho das autorizações para a instalação de repetidoras 
de TVE educativa, dadas à Associação Cultural Educacional Inhapim (3.3.97/6.3.97) e à 
Associação Cultural Educacional Beneficente da Vertente Esquerda do Caparaó, de 
Santa Rita de Minas (17.12.96 e 13.12.97). (3)  
 
Nárcio Rodrigues da Silveira (PSDB-MG) - Junto com o ex-prefeito de Prata Jairo 
Humberto, funcionário de seu gabinete, apadrinhou a autorização da Associação 
Cultural e Artística de Prata, para retransmitir a TVE no município  portaria assinada 
em 17.12.96 e publicada em 07.3.97. (3)  
 
SENADORES – 6 
 
Jader Barbalho (PMDB-PA)  a rede RBA (Bandeirantes), da qual é sócio, foi autorizada 
a montar três RTVs  em Almeirim, Breve e Redenção, por atos assinados em 15.08.96 e 
30.10.96. Também são ligados ao grupo político do senador os beneficiários de 14 
outras autorizações dadas para empresas do Pará. (1)  
 
Júlio Campos (PFL-MT)  sócio da TV Brasil Oeste (Bandeirantes), que recebeu 
autorização, por meio de portarias assinadas em 15.08.96 e em 28.08.96, para instalar 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
RTVs em Alta Floresta, Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Sinop. Das 15 RTVs 
distribuídas no Mato Grosso para empresas ligadas a políticos, 12 foram entregues a 
integrantes de seu grupo. As três restantes ficaram com políticos afinados com o 
esquema do seu principal adversário, o governador Dante de Oliveira (PSDB). (1)  
 
Edison Lobão (PFL-MA)  o seu filho Edinho, apelido de Edison Lobão Filho, é o 
proprietário da TV Difusora (SBT), de São Luís, autorizada a instalar três repetidoras  
em Bacabal, Pinheiro e Barra do Corda  e da TV Norte Sul, de Açailândia, autorizada a 
repetir o sinal da Difusora. As portarias foram assinadas entre 15.08.96 e 17.12.96. 
Ligado ao ex-presidente Sarney. (2)  
 
José Sarney (PMDB-AP)  ex-presidente da República e do Senado, é pai do sócio 
majoritário da TV Mirante. Das 26 RTVs distribuídas para empresas e entidades 
controladas por políticos no Maranhão, apenas cinco foram entregues a pessoas que não 
se alinham com o seu grupo político. (2)  
 
Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA)  presidente do Senado, é pai do sócio majoritário 
da TV Bahia, na qual despachou com freqüência em Salvador, nos seus dois primeiros 
anos de mandato no Senado. (2)  
 
Francelino Pereira (PFL-MG)  padrinho da instalação das retransmissoras de TVEs 
solicitadas pela Associação Comunitária Beneficente de Bueno Brandão (17.12.96 e 
4.2.97) e pela Associação Cultural e Comunitária de Carmo da Mata (17.12.96 e 
7.3.97). (3)  
 
 
 
GOVERNADORES - 2 
Albano Franco (PSDB-SE)  dono da TV Sergipe (Globo), autorizada por portaria 
assinada em 28.08.96 e publicada em 23.09.96 a montar repetidora em Itabaiana.  
 
Roseana Sarney (PFL-MA)  irmã de Fernando Sarney, sócio majoritário da TV 
Difusora. (2)  
 
DEPUTADOS ESTADUAIS - 11  
 
Nivaldo Pereira (PPB-PA)  muito ligado ao senador Jáder Barbalho (PMDB-PA), é um 
dos recordistas no controle de emissoras e retransmissoras de TV na região Norte do 
país. É proprietário da TV Tapajós, retransmissora da Globo em Santarém, e da Rádio e 
TV Ponta Negra Ltda., autorizada por portarias assinadas em 31.05.96 e publicadas em 
04.07.96 a instalar cinco retransmissoras do SBT: duas em Santarém e as outras em 
Óbidos, Oriximiná e Juruti. Seu pai, Joaquim da Costa Pereira, é o dono da Rádio e 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Televisão Cidade Dourada Ltda., autorizada a retransmitir o sinal do Canal Brasileiro de 
Informação  CBI, rede pertencente aos empresários João Carlos di Genio e Hamilton 
Lucas de Oliveira  em Itaituba. O seu cunhado, Denis Rodrigo Rego Maia, tinha 
registrada até há pouco em seu nome a Amazônia Rádio e Televisão Ltda., autorizada 
por ato assinado em 17.12.96 e publicado em 27.03.97 a repetir o sinal da Manchete em 
Santarém. (1), (2) e (3)  
 
José Jorge (PMDB-MA)  é sócio, junto com Iná Luiza Guterres Mendes, da Rádio 
Patativa Ltda., autorizada por ato, assinado em 17.12.96 e publicado em 26.02.97, a 
repetir o sinal da Bandeirantes em Pinheiro. Integra o grupo político comandado pelo 
ex-presidente Sarney. (1)  
 
Edmar Cutrim (PFL-MA) - Por decisão da Justiça, tomou posse da Rádio e TV Maracu 
Ltda., que pertencia ao ex-deputado Antônio Gaspar. Foi líder da governadora Roseana 
Sarney na Assembléia Legislativa. (1) 
 
Camilo Figueiredo (PSD-MA)  filho do ex-prefeito Benedito Francisco Silveira 
Figueiredo, em nome do qual está registrada a empresa TV Cidade de Codó Ltda., 
autorizada por ato assinado em 4.12.96 e publicado em 11.12.96 a montar uma 
repetidora do SBT em Codó. Alinha-se com o grupo do ex-presidente Sarney. (2)  
 
Everton Leoni (PSC-RO)  a TV Candelária (Record), registrada em nome do irmão 
dele, Elton Leoni, foi autorizada  por portarias assinadas em 04.12.96 e 11.09.96 e 
publicadas a partir de fevereiro deste ano  a instalar cinco estações retransmissoras: em 
Alvorada D'Oeste, Espigão D'Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici e Cerejeiras. (2)  
 
Emetério Weba (PFL-MA)  controla a empresa Rádio e TV Santa Helena Ltda., 
registrada em nome de Willian Guimarães da Silva e autorizada por portaria assinada 
em 12.03.96 e publicada em 19.03.96 a repetir o sinal da Bandeirantes em Santa Helena. 
Na Assembléia Legislativa, integra a bancada da governadora Roseana Sarney. (3)  
 
Geraldo da Costa Pereira (PMDB-MG)  padrinho da Fundação Educativa e Cultural 
Candidés, que ganhou uma autorização (17.12.96 e 7.4.97) para instalar repetidora da 
TVE em Carmo do Cajuru (MG). (3)  
 
Benedito Terceiro (PPB-MA)  controla a TVC Publicidades Ltda., autorizada por 
portaria assinada em 17.12.96 a repetir o sinal da Manchete em Barra do Corda. É 
ligado ao senador Epitácio Cafeteira (PPB), arquiinimigo de Sarney. (3)  
 
Antenor Bararu (PSC-PA)  controla a Pantanal Comunicações Ltda., autorizada por ato 
assinado em 30.10.96 e publicado em 06.10.96 a repetir o sinal da Manchete em Santa 
Maria do Pará; e a TV Guajarina Ltda., autorizada por portarias assinadas, 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
respectivamente, em 26.03.96 e 14.11.96 a repetir o sinal da Bandeirantes em Santa 
Maria do Pará e em São Domingos do Araguaia. (3) 
 
Miquéas Fernandes (PPB-AM)  líder do governador Amazonino Mendes na Assembléia 
Legislativa, tem fortes ligações com a TV Ajuricaba (Manchete), mantida pela 
Assembléia de Deus em Manaus, que recebeu autorização  dada por portaria assinada 
em 17.12.96 e publicada em 27.03.97  para instalar uma repetidora no município de 
Silves. (3)  
 
Juracy Leite (PFL-PI)  presidente da Assembléia Legislativa, controla a Rádio FM de 
Piripiri Ltda., que foi autorizada a instalar uma repetidora da Manchete em Piripiri. A 
portaria foi assinada em 21.03.97.  
 
EX-DEPUTADOS FEDERAIS - 8  
 
Edson Queiroz (PPB-CE)  a TV Verdes Mares (Globo), da sua família, foi autorizada a 
instalar 32 retransmissoras, por meio de portarias assinadas entre 10.3.96 e 17.12.96. 
Queiroz foi um dos principais líderes da rebelião dos deputados do partido que, 
deixando de lado a orientação de Paulo Maluf, decidiram apoiar a emenda da reeleição. 
No último dia 15, renunciou ao mandato. Alegou estar sendo chantageado pelos fiscais 
da Receita que inspecionavam suas empresas e que teriam tentado tirar proveito de seu 
status político. (1)  
 
José Carlos Martinez (PFL-PR)  controla a Rádio e Televisão OM Ltda. e a Televisão 
Carimã Ltda., que geram e distribuem a programação da sua rede, a CNT. As duas 
empresas foram autorizadas a instalar 28 repetidoras: 20 no Paraná, uma no Espírito 
Santo, uma no Mato Grosso do Sul, uma no Rio Grande do Norte, duas em Santa 
Catarina e três em São Paulo. (1)  
 
Antônio Gaspar (PSDB-MA) - Era proprietário da TV Maracu, que retransmitiria a 
Rede Manchete em Viana, município no qual perdeu ano passado a disputa para a 
prefeitura. Autorização assinada em 15.8.96 e publicada em 16.9.96. Um juiz de Viana 
deu a posse da Rádio e TV Maracu ao deputado estadual Edmar Cotrim (PFL), que 
alega tê-las comprado. Faz oposição ao grupo de Sarney. (1)  
 
Paulo Marinho (PSC-MA)  dono da Rádio e TV Caixas Ltda., que foi autorizada a 
instalar repetidora da Bandeirantes em Caxias. Ex-sarneysista, hoje é independente em 
relação ao seu grupo político. (1)  
 
Joaquim Haickel (PFL-MA)  está registrada em nome do irmão, Nagib Haickel Filho, a 
TV Maranhão Central (SBT), que foi autorizada por portaria assinada em 15.08.96 e 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
publicada em 26.02.97 a montar uma emissora  habilitada a funcionar também como 
geradora  em Bom Jardim. Sarneysista. (2)  
 
Ricardo Murad (PSDB-MA)  controla a TV Cidade (Manchete), de Coroatá, município 
administrado por um sobrinho seu, Rômulo Augusto. A instalação da emissora foi 
autorizada por ato assinado em 17.12.96 e publicado em 26.02.97. Ex-sarneysista, virou 
adversário do grupo do ex-presidente depois que o seu nome foi vetado para disputa do 
governo estadual nas últimas eleições. (3)  
 
José Abraão (PSDB-SP) - Apadrinhou a autorização dada à Sociedade Educacional TV 
São Lourenço Ltda. (17.12.96/11.1.97), que retransmitirá a TVE/Roquette Pinto em São 
Lourenço da Serra (SP). O presidente da Sociedade é Antonio Mendes de Barros, ex-
vereador pelo PFL em Itapecerica da Serra (SP) e sobrinho do deputado federal 
Adhemar de Barros Filho (PPB-SP) (3).  
 
Ronivon Santiago (sem partido-AC)  ajudou o motorista de táxi Valcy de Souza 
Campos, que fora seu cabo eleitoral, a conseguir autorização para montar a TV Quinari 
(CNT), de Senador Guiomard, município a apenas 24 km de Rio Branco. A autorização 
foi dada por portaria assinada em 09.05.96 e publicada em 15.05.96. Ronivon foi 
expulso do PFL e renunciou ao mandato depois de confessar, em gravação reproduzida 
pelo jornal Folha de S.Paulo, ter vendido o voto para aprovar a emenda da reeleição. 
Valcy diz estar tentando vender a emissora  que também pode funcionar como geradora  
para outro político. (3)  
 
PREFEITOS - 7  
 
Luiz Rocha (PSDB-MA)  ex-governador do estado e atual prefeito de Balsas, é um dos 
sócios da TV Vale do Farinha. Tem muito boas relações com Sarney. (1)  
 
Jaime Marques (PFL-MT)  prefeito de Colider, dono da TV Piraíba Ltda., autorizada 
por portaria assinada em 14.03.96 e publicada em 1º.04.96 a instalar ma repetidora da 
Manchete no município que administra (1).  
Paulo Ney Martins (PSDB-CE)  prefeito de Campos Sales, onde a sua empresa, a Rádio 
Araripe de Campos Sales Ltda., foi autorizada, por portaria assinada em 17.12.96, a 
instalar repetidoras da Bandeirantes e do SBT. (1)  
 
Virgílio Galassi (PPB-MG) - Prefeito de Uberlândia, o seu sobrinho Ari de Castro 
Santos Jr. controla a Rede Mineira de Rádio e Televisão, retransmissora da TV 
Bandeirantes, beneficiária de autorizações em Araguari e Ituiutaba  ambas garantidas 
por portarias assinadas em 14.11.96 e publicadas em 24.2.97. (2)  
 
José Genésio (PSDB-MA)  prefeito de Pinheiro, onde controla a Rádio Princesa da 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Baixada Ltda., que recebeu autorização  assinada em 17.12.96 e publicada em 26.02.97  
para instalar uma repetidora da Manchete. Adversário do grupo do ex-presidente 
Sarney. (3)  
 
Cleudes A. Chirico (PTB-MG) - prefeito de Bueno Brandão. Controla a Associação 
Comunitária Beneficente de Bueno Brandão, que foi autorizada a retransmitir na cidade 
a TVE/Roquette Pinto, do Rio. (3)  
 
Fausto Ximenes Mesquita (PSDB-MG) - prefeito de Três Corações (MG), controla a 
Fundação Educativa e Cultural Rio Verde, que recebeu autorização para retransmitir a 
TVE/Roquette Pinto, do Rio. (3)  
 
EX-GOVERNADORES - 3  
 
Paulo Pimentel (PFL-PR)  sócio da TV Iguaçu (SBT), que recebeu repetidoras em 
Paranaguá (Balneário de Ipanema), Ponta Grossa e União da Vitória  atos assinados e 
publicados entre 9.5.96 e 30.10.96. E controlador da TV Cidade (Televisão Cidade 
Ltda. - SBT), que foi autorizada a repetir a sua programação em Porecatu, Santo 
Antônio da Platina e Wenceslau Braz. Recebeu, ao todo, seis RTVs. (1)  
 
Orestes Quércia (PMDB-SP)  controla a TV Princesa D Oeste, autorizada a instalar 
repetidora em Piracicaba, SP (25.7.96/4.10.96).  
 
Nilo Coelho (PSDB-BA)  É irmão de Sílvio Roberto Coelho, dono da TV Aratu, que 
recebeu 11 RTVs. Os atos foram assinados entre 20.3.96 e 15.8.96 e publicados entre 
16.4.96 e 9.10.96. (2)  
 
EX-PREFEITOS - 8  
 
Nagib Mutran (PMDB-PA)  ex-prefeito de Marabá, é sócio da RCR - Rede de 
Comunicação Regional Ltda., autorizada por atos assinados entre 14.11.96 e 17.12.96 a 
instalar retransmissoras da TV A, em UHF, em seis municípios: Altamira, Itupiranga, 
São João do Araguaia, Xinguara, Conceição do Araguaia e Parauapebas. Ligado ao 
senador e ex-governador Jader Barbalho. (1)  
Wagner Fontes (PDT-PA)  ex-prefeito de Redenção e ligado ao deputado federal 
pedetista Giovane Queiroz, foi autorizado a instalar mais uma repetidora do SBT (já 
tinha uma) no município. (1)  
 
Luís do Amaral (PMDB-PR) - ex-prefeito de Assis Chateaubriand, ligado ao senador 
Roberto Requião (PMDB-PR), comanda a TV Cidade, autorizada a retransmitir a TV 
Cultura em Assis Chateaubriand (17.12.96/23.12.96).  



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
 
Luiz Elias Abdala (PFL-MT)  ex-prefeito de Água Boa, onde a Televisão Pioneira 
Ltda., da qual é sócio, conseguiu autorização para repetir o sinal da Manchete. A 
portaria foi assinada em 04.12.96 e publicada em 27.03.97. (1)  
 
José Henrique Brandão (PFL-MA)  irmão de Carlos Orleans Brandão Júnior, dono da 
TV Nova Era (Bandeirantes), em Colinas, município que ele já administrou. 
Sarneysista. (2)  
 
Saturnino Masson (PFL-MT)  registrou em nome de parentes a MVR Comunicação 
Ltda., autorizada por ato assinado em 14.11.96 e publicado em 02.12.96 a retransmitir o 
sinal da Record em Tangará da Serra, onde ele foi prefeito entre 1992 e 1996. (2)  
 
João de Deus Ferreira (PMDB-PA)  ex-prefeito de Abaetetuba, controla a A & N 
Sistema de Comunicação e Promoções de Espetáculos, autorizada por portaria assinada 
em 30.10.96 e publicada em 23.12.96 a repetir o sinal da CNT no município. Ligado a 
Jader. (3)  
 
Florival Cervelatti (sem partido/SP)  Ex-prefeito de Birigui por duas vezes, próximo do 
senador José Serra (PSDB), apadrinhou a Associação Cultural Sabioni, que ganhou uma 
autorização  dada por portaria assinada em 17.12.96 e publicada em 20.12.96  para 
retransmitir, em Birigui, a TVE/Roquette Pinto. (3)  
 
OUTROS - 23  
 
José Carlos da Silva Júnior (PMDB-PB)  primeiro suplente do senador Ronaldo Cunha 
Lima, chegou a exercer o mandato durante 90 dias, quando ele se afastou por motivos 
de saúde. Dono da TV Paraíba (Globo), autorizada por atos assinados e publicados entre 
março e novembro de 96 a instalar cinco retransmissoras no interior do Estado. (1)  
 
Ivan Bonato (PFL-SC)  sócio-proprietário das empresas Televisão Joaçaba Ltda. e 
Firenze Comunicação e Produção Ltda., ambas ligadas à rede Barriga Verde 
(Bandeirantes). A rede recebeu 12 repetidoras, entre 23.08.96 e 07.03.97. Bonato foi 
suplente de senador do atual embaixador brasileiro em Lisboa, Jorge Bornhausen. 
Exerceu o mandato enquanto Bornhausen ocupou o cargo de ministro da Educação, no 
governo Sarney. (1)  
Roberto Cavalcanti (PMDB-PB)  segundo suplente do senador Ronaldo Cunha Lima, é 
o dono da TV Correio (Bandeirantes), autorizada por portaria assinada em 25.04.96 e 
publicada quatro dias depois a instalar uma repetidora em Campina Grande. (1)  
 
Elvis Antônio Klauk (PFL-MT)  sócio majoritário da Televisão Água Boa Ltda., 
recebeu mais dois canais para estender o sinal da TV Pantanal (Manchete) para Barra do 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Bugres e Mirassol D'Oeste. Empresário em Cuiabá, Klauk tem participação ativa no 
esquema político do senador Júlio Campos (PFL). (1)  
 
Antônio Carlos Coutinho Nogueira (PMDB-SP)  pemedebista histórico no interior de 
São Paulo e presidente do Baneser no governo de Luiz Antônio Fleury Filho, hoje está 
mais próximo do PSDB. Pertence à sua família a Empresa Pioneira de Televisão, que 
retransmite a Globo na região de Campinas e no Sul de Minas. A empresa ganhou 
autorizações em Mogi-Guaçu (assinada em 14.11.96 e publicada em 6.12.96) e 
Araraquara (15.8.96 e 14.1.97), em São Paulo. Em Minas Gerais, como Televisão Sul 
de Minas, a família recebeu autorizações em Nova Resende (24.4.96 e 30.05.96), Passos 
(24.4.96 e 30.5.96) e São Sebastião do Paraíso (24.4.96 e 30.5.96). (1)  
 
Mário Petreli (PFL-PR) - Muito ligado ao ex-presidente nacional do PFL, Jorge 
Bornhausen, é sócio majoritário da Rádio e Televisão Vanguarda Ltda., da Rádio TV 
Independência Sudoeste Ltda. e da TV Independência S/A, que retransmitem no Paraná 
o sinal da Rede Record. As três empresas receberam no total 26 repetidoras, cuja 
instalação foi autorizada por portarias assinadas e publicadas entre 15.05.96 e 21.03.97. 
Próspero empresário, Petreli  que tem 70% do capital do Sistema Independente de 
Comunicação (1)  
 
Roberto Rogério Amaral (PPB-SC) e Plínio David de Nez Filho (PFL-SC)  sócios do 
Sistema Catarinense de Comunicação (SBT), que recebeu sete RTVs, entre 17.07.96 e 
07.03.97. Amaral foi fundador e presidente do PDS em Lages, onde, depois, presidiu o 
diretório municipal do PRN. Plínio é filho do ex-deputado estadual ex-secretário 
estadual homônimo, já falecido. (1)  
 
Joel Malucelli (PSDB-PR)  empresário e presidente do Coritiba Futebol Clube, é ativo 
membro do PSDB paranaense. Muito ligado ao ex-governador Álvaro Dias, o seu nome 
foi cogitado para disputar a eleição para prefeito de Curitiba ano passado. Dono da 
Televisão Bandeirantes do Paraná Ltda., que foi autorizada, por portarias publicadas 
entre 07.06 e 17.07 do ano passado, a instalar quatro repetidoras. (1)  
 
José Adão Costa (PMDB-PA)  embora jamais tenha exercido mandato eletivo, é um 
expressivo chefe político na região de Tucuruí, na qual sempre atuou como cabo 
eleitoral do senador Jader Barbalho. Sócio da Rádio Floresta Ltda.  autorizada por atos 
assinados em 30.10.96 e publicados em 23.12.96 a repetir o sinal do SBT em Goianésia 
do Pará e em Novo Repartimento  e da RTP, autorizada a operar mais três RTVs, em 
Castanhal, São Miguel do Guamá e Salinópolis. (1)  
Edson Gualberto de Souza (PMDB-MG)  vice-prefeito de Governador Valadares. Sócio 
da TV Leste, retransmissora da Rede Globo, que ganhou três autorizações: em 
Caratinga, Coronel Fabriciano e Teófilo Otoni. As portarias foram assinadas em 
14.11.96 e publicadas em 16.1.97. (1)  



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
 
Moisés Braz de Proença (PFL-MT)  sócio majoritário da TV Xaraiés (SBT), em 
Poconé, autorizada a funcionar por portaria assinada em 30.10.96 e publicada em 
22.11.96. Filiado ao PFL, admite que conseguiu a RTV  que também funciona como 
geradora  com a ajuda do senador pefelista Jonas Pinheiro. (1)  
 
José Maria Oliveira da Costa (PSD-AP)  ligado ao deputado federal Sérgio Barcellos 
(PFL-AP), é o dono do Sistema Marajó de Comunicação Ltda., que já teve uma 
repetidora da MTV em Belém e ganhou autorização para instalar uma repetidora da 
Manchete, também na capital paraense. (1)  
 
Luiz Aguiar Vale (PSD-CE)  dono da Rádio Difusora de Nova Russas Ltda., que foi 
autorizada por portaria assinada em 4.12.96 e publicada em 4.2.97 a instalar uma 
repetidora em Nova Russas, município no qual Aguiar foi candidato a prefeito ano 
passado. (1)  
 
Manoel Mansour (PPB-PA)  ex-vereador, é o dono da Rádio e Televisão Mansour 
Ltda., autorizada por portaria assinada em 17.12.96 a repetir o sinal da Record em 
Altamira. (1)  
 
Canuto Antônio de Arruda (PDT-RO)  dono da TV Regional de Presidente Médici, que 
obteve com a ajuda do ex-senador Amir Lando (PMDB). É o proprietário da Central 
Rondoniense de Comunicações Ltda., autorizada a repetir o sinal da CNT em Cacoal e 
Rolim de Moura (ato publicado em 30.10.96); da Manchete em Guajará-Mirim, portaria 
publicada em 4.12.96 e assinada em 13.02.97; e Bandeirantes, em Presidente Médici, 
ato publicado 11.9.96 e assinado em 30.10.96 . Recebeu, no total, quatro RTVs. Jamais 
foi candidato a cargos eletivos mas é um cabo eleitoral de peso. "A gente nunca 
consegue ficar fora da política", diz Canuto. (1)  
 
Filadelfo Mendes Filho (PFL-MA)  afilhado de batismo do ex-presidente Sarney, 
Filuca, como ele é conhecido, foi candidato a prefeito de Pinheiro nas últimas eleições. 
Controla a TV Pinheiro Ltda. (Record), autorizada a funcionar por portaria assinada em 
09.05.96 e publicada em 15.05.96. (2)  
 
Nelson Ioppi (PMN-MT)  suplente de deputado estadual, é ligado ao governador Dante 
de Oliveira (hoje no PSDB), de quem foi correligionário no PDT. Conseguiu 
autorização, dada por portaria assinada em 17.12.96, para repetir o sinal da Manchete 
em Sorriso. (2)  
 
Max Hamoy (PMDB-PA)  ex-vereador, foi também vice-prefeito de Óbidos, onde a sua 
Rádio e Televisão Sentinela da Amazônia Ltda foi autorizada por ato assinado em 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
31.05.96 e publicado em 04.07.96 a instalar duas retransmissoras, uma da Record e 
outra da Bandeirantes. Ligado ao esquema político do senador Jader Barbalho. (2)  
 
Katia Chalitta Mattar (PSDB-RJ)  secretária de Cultura de Petrópolis (governo de 
coalizão PSDB/PTB), mulher do empresário Eduardo Mansur Mattar, presidente da 
Associação Serrana de Educação e Cultura, que ganhou uma permissão para transmitir a 
TVE/Roquette Pinto. (2)  
 
Jorge Rodrigues (PSDB-BA)  secretário municipal de Educação de Irecê, liderou o 
grupo de moradores do município (em sua maioria, militantes políticos que se opõem ao 
senador pefelista Antônio Carlos Magalhães) que formou a Associação de 
Telecomunicação Cultural e Educativa. A entidade foi autorizada, por portaria assinada 
em 17.12.96 e publicada em 14.01.97, a montar uma repetidora da TV Cultura em Irecê. 
(3)  
 
Marcelo Siqueira (PSDB-MG) - candidato derrotado à Câmara Federal, apadrinhou a 
permissão de funcionamento da TV Caraça, pertencente à Associação Educativa e 
Cultural Santa Bárbara (MG). (3)  
 
Altamir Kürten (PSDB-MT)  vereador em Cláudia, conseguiu autorização para 
retransmitir a CNT na vizinha cidade de Sinop. O ato, concedido em favor do Sistema 
W. Kürten de Comunicação S/C, foi assinado em 17.12.96. (3)  
 
CONTROLE REMOTO  
 
Pirataria chapa branca  
Prefeituras e RTVs formam uma dupla nada inocente.  
Equipamentos de retransmissão são usados até para propaganda irregular  
Brasília, Distrito Federal, segunda-feira, 21 de julho de 1997  
 
Das 1.848 retransmissoras de televisão (RTVs) distribuídas nos últimos dois anos, 479 
foram entregues a prefeituras municipais. Foram beneficiadas administrações de todos 
os partidos, embora, às vezes, seja clara a correspondência entre o partido no poder no 
estado e o número de RTVs recebidas pelas prefeituras.  
 
Dessa forma, o PSDB do governador Marcello Alencar leva a melhor no Rio. 
Prefeituras ligadas ao PMDB do governador Maguito Vilela e do ministro da Justiça, 
Iris Rezende, são predominantes em Goiás. O PSDB do governador Tasso Jereissati é o 
campeão das licenças para funcionamento dadas a prefeituras cearenses, e assim por 
diante.  
 
Apesar dessas autorizações terem sido eventualmente intermediadas por políticos, 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
sobretudo parlamentares federais, elas não conferem aos beneficiários o poder de fogo 
oferecido pelas repetidoras educativas ou pelas RTVs instaladas na Amazônia legal, que 
têm por lei a prerrogativa de inserir programas de produção própria, equivalentes a até 
15% da programação veiculada. Em geral, as RTVs em poder das prefeituras funcionam 
como meras repetidoras do sinal de redes nacionais ou estaduais. Quase sempre são 
instaladas para melhorar o sinal dessas geradoras. É o caso da RTV obtida pela 
Prefeitura de Cantagalo, município paranaense com uma população ao redor de 30 mil 
habitantes. ''Pedimos isso, com a ajuda do deputado Basílio Villani (PSDB-PR), porque 
a imagem do SBT era muito ruim. Mas não melhorou muito. Se vocês puderem me 
ajudar a conseguir outro canal, agradeço'', diz o prefeito de Cantagalo, João Konjunski 
(PSDB).  
 
Nas mãos de prefeitos, porém, nem sempre as RTVs são uma arma inocente. ''A maioria 
das prefeituras é bem intencionada'', resume Vicente Jorge, presidente da Associação 
das Empresas de Comunicação de Pernambuco. ''Mas algumas, principalmente em 
períodos eleitorais, inserem programação de forma irregular. Nas eleições de 1994, tive 
até que denunciar algumas retransmissoras ao Ministério das Comunicações.''  
 
Os dois quadradinhos O exemplo mais eloqüente de uso político de RTVs entregues a 
prefeituras vem do Maranhão. Nas eleições de 1994, a governadora Roseana Sarney 
(PFL) e o senador Epitacio Cafeteira (PPB) disputavam o segundo turno quando o pai 
de Roseana, o ex-presidente e atual senador José Sarney (PMDB-AP), foi protagonista 
de uma curiosa operação montada para ajudar a filha. Por não ser candidato no 
Maranhão, Sarney não podia participar do horário político gratuito, o único espaço 
reservado pela legislação para a propaganda eleitoral. Gravou, então, um 
pronunciamento - de caráter inequivocamente eleitoral - veiculado em todo o estado 
pelas repetidoras em poder das prefeituras.  
 
Terno claro e com a mesma expressão grave com que falava à nação em cadeia nacional 
ao tempo em que era presidente, o senador usa o pronunciamento para explicar aos 
eleitores que eles deveriam optar entre ''dois quadradinhos''. O primeiro, o de Cafeteira, 
seria ''o quadradinho da velha politicagem e do ódio''.  
 
O segundo, o de Roseana, o do ''programa da concórdia''. ''Roseana'', continuou Sarney, 
''tem um programa de governo definido. Vai contar com a minha ajuda, vai contar com a 
ajuda de Fernando Henrique, vai fazer um governo de união pela paz.'' E conclui: ''Peço 
ao Maranhão que me ajude a continuar ajudando o Maranhão.''  
 
A própria fita de vídeo repassada às prefeituras, cuja cópia foi obtida pelo Correio 
Braziliense, denuncia a irregularidade ao alertar que a fala do ex-presidente, cuja 
duração foi de 2 minutos e 45 segundos, deveria ser exibida ''em horário de telejornal, 
nunca na propaganda eleitoral do TRE''. ''Absurdos como esse são comuns no 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Maranhão, onde as prefeituras usam as repetidoras de TV como bem entendem e a 
Justiça Eleitoral é controlada por Sarney'', afirma um aliado de Cafeteira, o deputado 
estadual Aderson Lago (PPB).  
Incesto. Sarney diz não se lembrar do episódio. Mas nega ter sido beneficiado pela 
Justiça Eleitoral. ''A Justiça proibiu a divulgação no horário eleitoral até mesmo de uma 
simples carta que mandei para Roseana e ainda suspendeu o programa por 24 horas'', 
conta o ex-presidente. Lago dá outra versão sobre o comportamento da Justiça 
maranhense. ''No último dia do horário gratuito, desmontamos uma denúncia forjada 
contra Cafeteira e a TV Mirante (afiliada da Globo no Maranhão, de propriedade da 
família Sarney) desligou os links (equipamentos de transmissão) para o interior, 
impedindo que o desmentido chegasse a todos os municípios do estado, à exceção da 
capital. Pedimos para o programa ser repetido e o pedido sequer foi examinado.''  
 
As incestuosas relações entre o poder público municipal e as RTVs passam por outros 
caminhos. Em Jaciara, no Mato Grosso, o ex-prefeito Márcio Cassiano da Silva (PTB) 
propôs e a Câmara dos Vereadores aprovou, em setembro do ano passado, uma lei que 
doou à TV Cidade uma torre de transmissão de 46 metros de altura e um terreno de 
1.500 metros quadrados, localizado em área nobre da cidade. ''Aquele terreno era um 
filé'', afirma Adauto Inácio de Andrade (PPB), um dos vereadores que ajudaram a 
aprovar a lei. ''Mas era preciso fazer isso para garantir a instalação da televisão aqui.''  
 
Com a ajuda dada pela prefeitura e pela Câmara, o sinal da TV Cidade de Jaciara 
alcança hoje três municípios vizinhos - São Pedro da Cipa, Juscineira e Dom Aquino - e 
pode ser captado por uma população superior a 100 mil pessoas. Mas dois detalhes 
tornam a história especialmente interessante. O primeiro é que, como Mato Grosso fica 
na Amazônia legal, a emissora pode inserir programas de produção própria. O outro é 
que o controlador da RTV, que repete a programação do SBT, é o deputado federal e 
pré-candidato à reeleição Wellington Fagundes (PL), político ligado ao grupo do 
senador e pré-candidato a governador Júlio Campos (PFL). Rico empresário, 
Wellington admite usar a TV para ''chegar ao eleitor''.  
 
Em Minas Gerais, parlamentares como o deputado federal Sérgio Naya (PPB) e o 
senador Francelino Pereira (PFL) tornaram-se especialistas em um engenhoso esquema 
destinado a, de uma vez só, agradar o prefeito local e viabilizar uma forma alternativa 
de comunicação com o eleitorado. Ajudam prefeitos ou chefes políticos locais a 
conseguirem, sob o manto de ''associações culturais'', emissoras educativas, que têm 
autorização legal para colocar programas próprios no ar.  
 
Abre-se aí o caminho para tornar a RTV um passaporte para a promoção pessoal de 
políticos - com muita freqüência, o próprio prefeito, que também ajuda a emissora a se 
manter comprando horários na programação ou mesmo veiculando publicidade, o que é 
proibido por lei. ''Se não fosse o apoio financeiro da prefeitura, a TV não funcionaria'', 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
reconhece Sérgio de Araújo, presidente da associação cultural que mantém a TV 
Caraça, no município mineiro de Santa Bárbara.  
 
Ter um canal de TV não garante, contudo, êxito eleitoral. Ex-prefeito de Barreiras, na 
Bahia, Balzarino Araújo - ligado ao senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) - viu 
a repetidora da Globo, da qual é sócio, se transformar numa arma contra si. Como é 
geradora, foi obrigada a veicular horário eleitoral, instrumento decisivo da derrota que o 
seu adversário Saulo Pedrosa (PSDB) lhe impôs nas eleições de 1992.  
 
Aos amigos, tudo. Aos inimigos...  
 
Repetidora da TV Cultura de São Paulo em Camaçari, próspero município baiano com 
102 mil habitantes e a apenas 40 km de Salvador, a TVC - sigla da TV Camaçari - é 
uma fantástica demonstração das irregularidades existentes em certas retransmissoras de 
televisão. Emissora educativa, é proibida de veicular comerciais. Mas chegou a 
distribuir para potenciais clientes folheto no qual ofereceu 90 inserções comerciais 
mensais, com 30 segundos cada, pela bagatela de R$ 750.  
 
Obrigada por lei a inserir exclusivamente ''programas de interesse comunitário'', é um 
palanque eletrônico no qual adversários do prefeito petebista José Tude jamais têm vez. 
Nas eleições municipais do ano passado, os partidos que fazem oposição ao atual 
prefeito, que renunciou ao mandato de deputado federal para assumir o cargo, chegaram 
a propor uma representação contra a emissora porque ela se recusava a pôr no ar os 
programas da propaganda eleitoral gratuita prevista pela legislação.  
 
''Eles alegavam que não podiam passar porque a TV era uma repetidora. Mas que diabo 
de repetidora é essa que veicula comerciais e produz e gera vários programas?'', 
indigna-se o ex-prefeito Luiz Caetano (PSDB). Recentemente, Caetano tentou divulgar 
na TVC uma convocação paga para o encontro regional das oposições, realizado nos 
últimos dias 7 e 8 de junho.  
 
''Íamos pagar R$ 1 mil para fazer seis inserções por dia durante cinco dias, e não 
aceitaram. Um dos produtores, o Edilton Tourinho, disse que não ia demitir porque a 
televisão era do prefeito e ele não aceitou.'' Tude presidiu a poderosa Companhia de 
Desenvolvimento Regional Metropolitana de Salvador Conder) - órgão que canalizava 
todas as ações do governo do estado na capital - quando o presidente do Senado, 
Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), governou a Bahia pela última vez. Agora 
prefeito, nega ter qualquer ligação com a TVC. A emissora está registrada em nome da 
Univídeo Produções Audiovídeo Ltda., cujos proprietários seriam o radialista Augusto 
Sansão e o ex-prefeito peemedebista Humberto Garcia Heleri (hoje aliado de Tude).  
 
Precariamente instalada num imóvel de cerca de 80 metros quadrados na área conhecida 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
como Parque Satélite, a TVC, que funciona há mais de quatro anos, tem apenas 19 
funcionários e paga míseros R$ 200 de salário a um repórter. A modéstia de suas 
instalações não lhe impede, no entanto, de alcançar ótima audiência na cidade. 
Sobretudo ao meio-dia de segunda a sexta, quando transmite o programa Bate Papo, a 
principal trincheira reservada para os políticos da situação.  
 
Coincidência ou não, a prefeitura é a grande anunciante da emissora. ''Não fiz nada de 
novo. Isso é um contrato antigo que resolvemos manter'', afirma Tude. Manteve mesmo. 
Só em março, pagou à TVC exatos R$ 74.259,63 - uma pequena fortuna para uma 
emissora desse porte.  
 
Antenas para a fé  
Brasília, Distrito Federal, terça-feira, 22 de julho de 1997  
 
A lista das redes de televisão beneficiadas com autorizações de retransmissão no atual 
governo tem seis barbadas e um azarão. No topo do rol vêm o SBT (342 novas 
retransmissoras) e a Globo (319). Em quarto lugar está a Bandeirantes (252), seguida 
pela Manchete (226) e Record (151). Em sétimo lugar aparecem as TVs educativas 
(125). Como? Faltou o 3º lugar? Pois é justamente o azarão da lista. Sua sigla é 
impronunciável, TISJRP, de Televisão Independente de São José do Rio Preto. Mas o 
''nome de guerra'' é Rede Vida, emissora ligada à Igreja Católica e que, em dois anos de 
existência já soma 310 retransmissoras, enquanto aguarda mais 140 autorizações do 
Ministério das Comunicações. ''A Rede Vida é um dos únicos sistemas de televisão em 
todo o mundo a ter a coragem de dizer: somos católicos'', diz o diretor-presidente da 
ISJRP, João Monteiro de Barros Filho. ''Faço questão de dizer que realizamos um 
verdadeiro milagre: unificamos todas as correntes da Igreja, conservadores e 
progressistas, em torno de um projeto comum. E sem ter nenhuma vinculação com 
políticos, apenas defendendo os valores da família, contra o crescimento da violência. O 
governo reconheceu nosso papel e por isso está autorizando a ampliação de nossas 
retransmissões, o que nos dá melhores condições de sobrevivência em um setor 
dominado por grandes conglomerados.''  
 
É verdade que os números da emissora católica ainda são modestos. A Rede Vida 
emprega cerca de 60 funcionários em São José do Rio Preto — onde fica a única 
geradora - e nas cidades paulistas de Valinhos e Aparecida do Norte. É desta última 
localidade, aliás, que vem, toda manhã, às 9h, um dos programas tratados com maior 
carinho pela rede: as missas transmitidas ao vivo da Basílica de Nossa Senhora 
Aparecida. Recentemente foi construído um pequeno estúdio em São Paulo. ''Era 
complicado fazer com que celebridades viajassem 450 Km até Rio Preto'', diz Barros 
Filho.  
 
O custo de publicidade é mais modesto ainda: em média, R$ 1 mil por uma inserção de 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
30 segundos. ''É pouca coisa, mas estamos criando um nicho de mercado, porque o 
crescimento da rede, que já chega às 300 principais cidades do Brasil, nos permite 
oferecer aos anunciantes difusão nacional de seu produto, a baixo custo'', diz o jornalista 
João Monteiro de Barros Neto, 35 nos, filho do presidente e diretor-comercial da Rede 
Vida.  
 
O orçamento deste ano deverá raspar nos R$ 8 milhões. Os anunciantes pioneiros, como 
a editora religiosa Loyola, começam a dividir espaço com pesos-pesados, os bancos 
Bradesco e Real. A seu favor, a emissora nanica tem ainda a difusão massiva do 
controle remoto. O hábito do zapping (mudar constantemente de canal) faz com que, 
vira e mexe, o espectador dê de cara om as imagens da Rede Vida. Em UHF, quase 
sempre, mas também em canais VHF em meia dúzia de cidades, entre elas São José do 
Rio Preto e Barretos.  
 
Mãozinha de religiosos. O segredo do crescimento da emissora católica está em seu 
modelo de gestão. ''Tudo começou quando o empresário João Monteiro Filho, que tinha 
uma rádio e um jornal em Barretos, no interior de São Paulo, nos ofereceu sua 
concessão de TV, que recebera há pouco'', lembra monsenhor Arnaldo Beltrame, vigário 
de comunicação da Cúria Metropolitana. ''Então, criamos o Inbrac — Instituto 
Brasileiro de Comunicação Cristã, para viabilizar a rede'', lembra.  
 
Hoje, cada diocese que desejar receber as imagens da TVISRJP compra seu próprio 
retransmissor e o coloca à disposição da emissora, mantendo a posse. Em cada região, o 
apoio da Igreja assume características diferentes. Em Curitiba, por exemplo, foi a PUC 
local quem comprou o retransmissor. Graças à mãozinha de líderes religiosos tão 
diferentes como o cardeal progressista Paulo Evaristo Arns, de São Paulo, e o 
conservador Eugênio Salles, do Rio de Janeiro, a Rede Vida cresce a custo quase zero. 
''Alguns ramos da Igreja chegam a reduzir seus próprios programas. Os irmãos Maristas, 
por exemplo, se responsabilizam pelo Convocação Geral, dirigido à juventude'', afirma 
Monteiro de Barros.  
 
Os próprios diretores admitem que a programação não é lá uma obra de divina 
inspiração. A Rede Vida aposta em nichos de mercado. Há um programa para 
advogados, outro para dentistas, um terceiro para idosos, debates entre religiosos, um 
horário de evangelização infantil... Tudo isso acomodado entre as 7h e as 24h, quase 
sempre ao vivo, sem enlatados ou programas de auditório. Mas o prato-forte são mesmo 
as missas e terços transmitidos ao vivo. ''Poucos sabem, mas a transmissão da missa de 
desagravo a Nossa Senhora, em 1995, depois que um bispo da Igreja Universal deu o 
famoso chute na imagem da santa, bateu todos os recordes de audiência'', alfineta João 
Neto. Ele jura, no entanto, que o avanço da emissora católica nada tem a ver com o 
investimento pesado das igrejas evangélicas na área da comunicação. ''Respeitamos 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
todas as correntes religiosas e não surgimos como resposta a nada, mas como fruto de 
uma demanda existente dentro do catolicismo'', conclui.  
 
As outras igrejas. Embora seja a mais importante, a Vida não é a única rede católica de 
TV do país beneficiada pela última leva de autorizações de retransmissão. A Fundação 
Dom Bosco, de Minas Gerais, recebeu desde o ano passado autorizações para 
retransmitir a TV Cultura, de São Paulo, em 14 cidades de seu estado: Andrelândia, 
Araçuaí, Coronel Fabriciano, Iturama, Jequitaí, Montalvânia, Paraopeba, Ponte Nova, 
Presidente Olegário, Resplendor, Rio Pardo de Minas, Santa Vitória, São João da Mata 
e Serra do Salitre.  
 
No campo evangélico, a linha de frente está com a Igreja Universal do Reino de Deus, 
proprietária da Rede Record, com suas 47 emissoras e centenas de repetidoras. No caso 
da igreja do bispo Edir Macedo, as vinculações entre religião e política são mais 
evidentes. A Universal conta com uma bancada de seis deputados federais: Laprovita 
Vieira (PPB-RJ), Jorge Wilson (PPB-RJ), Aldir Cabral (PFL-RJ), De Velasco (Prona-
SP), Wagner Salustiano (PPB-SP) e Luiz Moreira (PFL-BA). Correm inclusive rumores 
sobre um eventual apoio da Universal à candidatura presidencial de Enéas Carneiro, o 
líder do Prona, em 1998.  
 
No Amazonas, a Central de Emissoras Gravações e Reproduções Ajuricaba, que já 
levava as imagens da TV Ajuricaba (Manchete) a 27 cidades, ganhou mais uma 
autorização, na localidade de Silves. A empresa, que está em nome de Valderez de 
Paula e Sadie Rodrigues Simões Hauache, é de fato da igreja Assembléia de Deus. A 
cúpula da Assembléia no Amazonas tem fortes conexões com o governador Amazonino 
Mendes. São integrantes da igreja o líder do governo na Assembléia Legislativa, 
Miquéas Fernandes (PPB), e seu irmão, o ex-deputado federal José Fernandes, atual 
secretário estadual de Infra-estrutura e superintendente de Habitação. Além de quatro 
vereadores em Manaus: Wanderley Dallas (PTB), Joel Silva (PFL), Amaury Collares 
(sem partido) e Fernando Sobrinho (PRP).  
 
Na campanha eleitoral de 1994, o comando da Assembléia de Deus apoiou 
ostensivamente o candidato de Amazonino Mendes à Prefeitura, Alfredo Nascimento 
(PPB), que venceu o ex-vereador Serafim Correa (PSB) por 2.558 votos. Para reforçar a 
disposição dos fiéis, pastores espalharam o boato de que, se fosse eleito, Serafim Correa 
fecharia todos os templos.  
 
RTV usada para gerar sai caro  
 
Não sai barato manter uma repetidora de televisão (RTV) se ela também é autorizada a 
gerar programas - o que acontece quando a emissora fica na Amazônia legal ou repete a 
programação de TVs educativas. Dono do motel Cê-que-sabe e de um excelente barco 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
alugado para turistas interessados em conhecer as belezas do Pantanal Mato-grossense, 
Ricardo Henry, 33 anos, conta que investiu, com recursos próprios, mais de R$ 400 mil 
na TV Descalvados, em Cáceres (MT). ''Dinheiro eu ganho com o Acury (nome do 
barco)'', afirma Ricardo. ''Na TV, não ganho nada. O que entra não dá nem para pagar as 
despesas''. Para que tanto esforço? Nada a ver com política, assegura Ricardo, irmão do 
deputado federal Pedro Henry (PSDB) e que é pontado até pelos funcionários da 
emissora como o seu verdadeiro dono.  
 
''Espero no futuro ter algum retorno comercial'', diz ele. Com 18 funcionários, uma área 
construída de 300 metros quadrados, móveis simples mas modernos e ilha de edição 
profissional, a Descalvados é um luxo, comparada com outras emissoras. De qualquer 
maneira, mesmo quando são mais modestas, as RTVs autorizadas a pôr programas no ar 
têm custos de manutenção altos. Segundo José Carlos Tobias, diretor da TV Cidade de 
Jaciara e supervisor da TV de Barra do Garças, ambas controladas pelo deputado federal 
Wellington Fagundes, ''o interesse do deputado é político''. ''Se depender de 
faturamento, tem que fechar'', diz, referindo-se às duas RTVs, ambas beneficiadas por 
autorizações concedidas pelo governo Fernando Henrique. Em estados como Pará, no 
entanto, há RTVs que, embora funcionem também como geradoras, exigiram bem 
menos recursos. ''Com uns R$ 35 mil, você compra uma antena parabólica, uma torre de 
transmissão e os demais equipamentos básicos e monta uma TV modesta'', revela 
Vicente Jorge, presidente da Associação das Empresas de Comunicação de 
Pernambuco.  
 
''Para um político, esse é um negócio fantástico mesmo em municípios pequenos onde 
não há mercado forte'', arremata o deputado federal Walter Pinheiro (PT-BA), ex-
presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações (Fitel). 
''O cara faz um contrato com a prefeitura para garantir uma publicidadezinha, usa uma 
ilha de edição doméstica, faz uma programação modesta e vai promovendo a sua 
imagem como bem entender.''  
 
Os novos oligarcas  
Brasília, Distrito Federal, quarta-feira, 23 de julho de 1997  
 
Muitos políticos, alguns de expressão nacional e outros de peso exclusivamente 
regional, fizeram nos últimos anos do rádio e da televisão instrumentos para se 
comunicar com os eleitores. Alguns já controlavam rádios e TVs e apenas aumentaram 
o seu aparato de comunicação. Outros ou estão entrando agora nessa área ou 
experimentaram recentemente inegável progresso nesse terreno. Quase todos foram 
beneficiados pelas licenças para funcionamento dadas durante o governo Fernando 
Henrique para um total de 1.848 estações retransmissoras de televisão (RTVs), das 
quais 268 são controladas por políticos. Embora a maioria dessas emissoras tenha sido 
autorizada apenas a repetir o sinal de geradoras de TV, grande parte delas também pode 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
inserir programas próprios, correspondentes a até 15% da programação, por 
retransmitirem TVs educativas ou por se situarem na Amazônia legal.  
 
Politicamente afinado com o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), o deputado estadual 
paraense Nivaldo Pereira (PPB) certamente está entre os novos oligarcas da mídia 
eletrônica. Ele tem o virtual monopólio sobre a imagem na região de Santarém. É dono 
da TV Tapajós (Globo) e da TV Ponta Negra (SBT). A sua família - que possui na 
cidade duas concessionárias de automóveis, Ford e Fiat - tem ainda uma rádio AM e 
outra FM no município.  
 
Finalmente, empresas controladas pela família do deputado foram autorizadas, por 
portarias assinadas no ano passado pelo Ministério das Comunicações, a instalar mais 
sete RTVs. Tal é o poder de fogo de Nivaldo que até um dos seus principais adversários 
políticos, o prefeito de Santarém, Joaquim de Lira Maria (PFL), evita lhe fazer críticas. 
Para os seus eventuais detratores, Nivaldo já tem a resposta certa na ponta da 
língua:''Seria uma bobagem dizer que eu e a minha família usamos o sucesso 
empresarial que obtivemos em benefício de projetos políticos.''  
 
Caso de polícia. Os parlamentares que se beneficiam do crescimento da rede de 
emissoras educativas, sobretudo em Minas Gerais, formam um caso à parte de avanço 
recente na área de comunicação. Integram o grupo desde políticos como o líder do 
PSDB na Câmara, Aécio Neves, e o senador pefelista Francelino Pereira - ambos 
''padrinhos'' de algumas das dezenas de retransmissoras educativas instaladas em Minas 
- até o deputado federal Jaime Martins (PFL-MG), que mantém, por meio da Fundação 
Jaime Martins, a TV Candindés, repetidora da TV-E de Divinópolis que atinge vários 
municípios vizinhos. O exemplo mais notável, no entanto, é provavelmente o deputado 
federal Sérgio Naya (PPB-MG). De 1993 para cá, a Fundação Serafim Naya de 
Pesquisas Médico-Hospitalares, controlada por ele, recebeu autorização para montar 11 
emissoras educativas no interior de Minas. Naya também assume a condição de 
padrinho de várias outras RTVs, como aquelas em funcionamento em Guaxupé e 
Nanuque. ''Ajudo mesmo porque as emissoras educativas são hoje um dos principais 
vetores do desenvolvimento cultural do estado'', afirma Naya.  
 
Não parece ser essa a opinião do presidente da Associação Brasileira das Emissoras de 
Rádio e Televisão (Abert), Joaquim Mendonça. ''Claro que há emissoras educativas 
sérias, como a TV Cultura de São Paulo, que tem uma programação fantástica'', diz ele. 
''Mas a maioria dessas TVs educativas no interior só quer saber de faturar, inclusive 
inserindo ilegalmente comerciais.''  
 
Acusações de uso eleitoreiro de TVs educativas chegaram até mesmo à Polícia Federal, 
que investiga a Sociedade de Televisão Educativa de Planaltina Ltda. O jornalista José 
Normando Parente Pinto, um dos integrantes da entidade, que mantém uma TV em 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
Planaltina de Goiás (GO), denunciou judicialmente o sócio, Antônio Pereira Mourão, a 
quem acusa de tentar usar a emissora para pôr no ar ''programas meramente 
eleitoreiros''. O beneficiário seria José Olinto Neto (PMDB), ex-prefeito da cidade e 
pré-candidato a deputado estadual em 1998.  
 
Televisão no interior do país, porém, está longe de ser um negócio restrito ao varejo das 
picuinhas políticas e da comercialização ilegal do horário de emissoras educativas. 
Segundo a revista Meio & Mensagem, somente no interior de São Paulo, as emissoras 
de TV faturaram em 1996 R$ 369,2 milhões. Um ano antes, elas tinham apresentado 
uma receita bruta de R$ 294,1 milhões. É nesse mercado que vem crescendo o grupo 
controlado pelo peemedebista histórico Antônio Carlos Coutinho Nogueira, que 
presidiu a seguradora do Banco do Estado de São Paulo S/A (Banespa) durante o 
governo Fleury. Repetindo o sinal da Globo nas regiões de Campinas e Ribeirão Preto 
(SP) e no Sul de Minas, a TV Pioneira aumentou recentemente o seu poder de fogo com 
a ajuda de cinco RTVs licenciadas pelo governo Fernando Henrique, duas em São Paulo 
e três em Minas.  
Prósperos empresários. Outro próspero empresário de comunicação é o líder do PFL na 
Câmara, Inocêncio Oliveira (PE). Junto com as suas duas filhas, ele é sócio majoritário 
da Rede Nordeste de Comunicação Ltda., em favor da qual o ministro das 
Comunicações assinou em março deste ano portarias que a autorizam a instalar quatro 
RTVs que duplicam o seu mercado potencial. O grupo de Inocêncio também controla 
duas rádios no interior (uma AM e uma FM) e a CBN de Recife.  
 
As repetidoras de televisão liberadas no atual governo também ampliaram 
consideravelmente o poder de fogo do empresário Mário Petreli. Ligado ao ex-
presidente nacional do PFL e atual embaixador brasileiro em Lisboa, Jorge Bornhausen, 
ele é dono de 70% do capital das quatro afiliadas da Record no Paraná (os outros 30% 
são da Igreja Universal), que ganharam 26 RTVs entre maio de 1996 e março de 1997. 
O seu grupo de comunicação também mantém a TV O Estado, que repete o sinal do 
SBT em Florianópolis e Chapecó (SC) e as duas rádios líderes de audiência em 
Curitiba: a Jovem Pan FM e a Rádio Independência AM.  
 
Fonte de lucros. Alguns políticos engajados na área de comunicação fizeram do rádio e 
principalmente da TV uma fonte nada desprezível de lucros. Os senadores José Sarney 
(PMDB-AP) e Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), respectivamente no Maranhão e 
na Bahia, e o governador Albano Franco (PSDB), em Sergipe, são bons exemplos disso. 
Retransmitem a programação da Globo em seus estados e ainda mantém uma poderosa 
rede de rádios e repetidoras de TV. O deputado federal Domingos Leonelli (PSDB-BA) 
estima, por exemplo, que mais de 90 emissoras de rádio ou geradoras de TV na Bahia 
são controladas pela família Magalhães.  
 
Mas há quem pague para ter um canal de comunicação direta com o eleitor. ''Dá no 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
máximo para empatar. Mas, mesmo sem ganhar dinheiro, essa é uma arma que você 
precisa ter para se defender'', alega o senador Júlio Campos (PFL-MT), beneficiário de 
quatro RTVs liberadas durante o atual governo e dono das repetidoras da Bandeirantes e 
da Manchete em Cuiabá.  
 
''Isto é uma peculiaridade brasileira'', ressalta o pesquisador Venício Artur de Lima, 
coordenador do grupo de estudos de mídia e política da UnB, que sempre causa espanto 
em seus colegas estrangeiros quando relata como os políticos controlam diretamente os 
meios de comunicação no País. ''O avanço da comunicação em poder de políticos 
também demonstra uma mudança muito significativa que houve na forma de fazer 
política no Brasil. Mesmo no interior, política é hoje mediada pela televisão'', analisa 
Venício.  
 
Essa mediação não se dá apenas por meio das poderosas geradoras estaduais ou das 
RTVs licenciadas para retransmitir programas próprios em pequenas localidades. 
Também há muita pirataria. Ela inclui desde as prefeituras que põem programas no ar 
sem autorização até um número incalculável de TVs piratas de baixa potência, a maior 
parte delas controladas por políticos. ''E o governo não consegue fiscalizar isso'', diz o 
presidente da Abert. ''Já soube de história de fiscal que foi recebido a tiros no Sul do 
Paraná. O grande drama é esse. Nós e o governo sabemos que o problema existe, mas 
não há como fiscalizar.''  
 
Pequenas emissoras. Mas, na contramão, há aqueles que tentam tornar economicamente 
viáveis pequenas emissoras de TV no interior sem desrespeitar a lei e sem apelar para 
políticos. O engenheiro Alcides Nogueira desistiu. depois de preparar todo o projeto 
técnico da TV Cidade de Jaciara (repetidora do SBT no interior mato-grossense), 
preferiu vendê-la ao deputado federal Wellington Fagundes (PL-MT). ''Sem apoio de 
político, não consegui a autorização para pôr a TV no ar'', afirma ele.  
 
Outros insistem. Um exemplo é Marli Salete Parizotto, arrendatária da TV Araguaia, 
que repete o sinal do SBT em Barra do Garças (MT). ''Trabalhar com televisão no 
interior não é fácil. Costumo dizer que somos heróis'', afirma Marli. Recusando-se a 
fazer proselitismo político, ela já viveu até mesmo o desespero de ver a torre da 
emissora, com 66 metros de altura, ser destruída por adversários. ''Tiraram os parafusos 
da base da antena'', explica Roni Oliveira, um ex-guitarrista de 30 anos que faz as vezes 
de gerente comercial, editor do telejornal e técnico em manutenção da pequena 
emissora. Usando as economias que acumulou como publicitária, Marli está construindo 
uma nova torre, agora com 75 metros, e nem pensa em abandonar o barco. 
 
AS INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES  
Nota distribuída à imprensa 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
 
"O Ministério das Comunicações, nos últimos dois anos, adotou uma série de 
procedimentos administrativos para solucionar processos pendentes, agilizar iniciativas 
na área de outorga e melhorar a fiscalização sobre os serviços de telecomunicações. Tais 
medidas permitiram um significativo incremento na arrecadação do Fistel que saltou de 
R$ 10 milhões em 1994 para R$ 46 milhões em 1995, e R$ 60 milhões em 1996.  
 
Uma das medidas adotadas rompeu com a tradição de prorrogar indefinidamente o 
prazo para início da operação dos serviços, dando às outorgadas o privilégio de guardar 
as outorgas para utilizá-las quando e como melhor entendessem. Além de incompatível 
com os interesses da população, esta prática dificultava extremamente a gestão do 
espectro radioelétrico. A nova política - que corresponde ao estrito cumprimento da lei - 
resultou na cassação, revogação ou declaração de perempção, no ano passado, de 410 
outorgas.  
 
(....) No tocante ao Serviço de Repetição de Televisão, foram adotados procedimentos 
para simplificação das outorgas de permissões, paralisadas desde 1990. Em função do 
grande volume dos pedidos para operação de retransmissoras de TV, tanto educativas 
quanto comerciais, foram também adotados critérios para iniciar a liberação das 
permissões. Para as educativas (RTVE), foram priorizadas as cidades para onde havia 
apenas um pedido, visto que a legislação permite a existência de apenas uma 
retransmissora educativa por localidade. Em seguida, adotou-se a seguinte ordem de 
atendimento:  
 
1. Fundações vinculadas a Universidades ou por elas mantidas.  
2. Fundações geridas e mantidas com recursos da União, Estados e Municípios.  
3. Órgãos da administração direta e indireta do Distrito Federal, Estados e Municípios.  
4. Fundações e sociedades civis sem fins lucrativos, criadas especialmente para executar 
a retransmissão de televisão educativa.  
5. Entidades que retransmitam sinais cedidos por geradora educativa localizada no 
mesmo Estado.  
6. Entidades que tenham viabilizado canal no Plano Básico.  
 
Para as retransmissoras comerciais (RTV), os critérios adotados são os seguintes:  
 
1. Antiguidade do pedido e localização em cidades onde não há sinal.  
2. Antiguidade do pedido, feito por geradoras nacionais.  
3. Antiguidade do pedido, feito por geradoras estaduais.  
4. Antiguidade do pedido, feito por prefeituras.  
 
Ministério das Comunicações, Assessoria de Imprensa, Brasília, 24 de janeiro de 1997."  
 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
 
Aviso público 
(Publicado em 29/3/97)  
 
"O Ministério das Comunicações alerta os permissionários do serviço especial de 
retransmissão de televisão (RTV e RTVE) quanto à observância da regulamentação que 
rege a execução do serviço, especialmente no que se refere à inserção de programas de 
interesse comunitário e à veiculação de publicidade, destacando:  
 
1 - Quanto à inserção de programas de interesse comunitário:  
 
1.1 - A duração desses programas não pode ultrapassar 15% do total da programação da 
geradora de televisão a que a retransmissora estiver vinculada.  
 
1.2 - São admitidas inserções de tais programas em retransmissoras não educativas que 
operam em localidades da Amazônia Legal e em retransmissoras educativas em todo o 
país.  
 
1.3 - O conteúdo dos programas, conforme estabelece a regulamentação, deve atender 
aos seguintes requisitos:  

 
I - Veiculação de notícias e informações de interesse comunitário local;  
 
II - Ênfase nos aspectos e valores inerentes à cultura local ou bem-estar 
individual ou coletivo, visando ao aprimoramento e à consolidação da vida 
comunitária.  

2 - Quanto à veiculação de publicidade:  
 
2.1 - Nas retransmissoras educativas é vedada a inserção de publicidade.  
 
2.2 - Nas retransmissoras não educativas é permitida a veiculação publicitária de caráter 
local, no mesmo espaço de tempo destinado pelas estações geradoras cedentes da 
programação, somente nas seguintes situações:  

 
I - Retransmissoras que operam em localidades da Amazônia Legal.  
 
II - Retransmissoras que operam em outras regiões do país, desde que não 
existam, na localidade, estações de radiodifusão sonora em onda média ou 
geradora de televisão.  
 
O Ministério das Comunicações reconhece que sua estrutura de fiscalização é 
obsoleta e os recursos disponíveis são insuficientes para dar ampla cobertura em 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
todas as áreas do país. Mas, para suprir as deficiências, encontra-se em 
andamento concorrência pública para aquisição, instalação e início de operação, 
ainda neste ano de 1997, de moderno sistema de gestão e monitoragem do 
espectro radioelétrico, que cobrirá todo o país através de 28 estações móveis e 
56 estações remotas interligadas a um banco de dados e um sistema de 
gerenciamento em tecnologia de última geração.  
 
O Ministério adverte, contudo, que está diligenciando ações de fiscalização, de 
âmbito nacional, objetivando coibir transgressões às normas reguladoras do 
serviço, e que quaisquer irregularidades constatadas implicarão a aplicação de 
penalidade na forma da regulamentação, inclusive com suspensão da 
retransmissão e lacre dos equipamentos. 
 
 

TABELAS 
 
Quantidade de retransmissoras de televisão outorgadas por rede comercial (próprias, 
afiliadas e outras)  

 
Redes até dez 94 de jan 95 a dez 96 Total 
  (A) 1995 (B) 1996 (C) Total (D) (E = A + D)
Abril 57 0 19 19 76 
Bandeirantes 958 1  234 235 1.193  
CNT/OM 209 0 61 61 270  
Globo 2.800 1 294 295 3.099  
Manchete 831 1  324 325 1.156  
Mulher  -  0  16 16 16  
Record  284 1  109 110 394 
Vida 23 0 304 304 327  
SBT  645 1 322 323 968  
Independentes 56 0 120 120 176 
TOTAL 5.863  5 1.803 1.808 7.671  
 
 
Quantidade de retransmissoras de televisão educativas outorgadas  
 
Serviço Total em 31.12.95 Autorizadas em 1996 Total em 31.12.96
RTV/E 530 118 648 



 http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/mat2008d.htm 

 
 
 
Cassação, revogação e perempção de outorgas no exercício de 1996  
 
Serviço Quantidade 
1. Radiodifusão  
a) passíveis de cassação 
b) declaradas peremptas  

 
13 
02  

2. RTV e RTV/E  284  
3. Radiochamada  67  
4. Limitado Móvel Especializado  35  
5. DISTV (transformação em TV a Cabo) 9  
TOTAL  410  

 
 

Acessado em: 24 de Julho de 2008 


