COMUNICADO DE IMPRENSA Nº 628 ( 2013-06-13 )

 

TEP COMEMORA 60 ANOS
TERÇA-FEIRA, DIA 18, NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE GAIA

O Teatro Experimental do Porto comemora na próxima terça-feira, dia 18 de Junho, pelas 21H30M, no Auditório Municipal de Gaia, 60 anos de espectáculos regulares, idade nunca atingida, em Portugal, por uma companhia profissional de teatro. Decana das companhias do teatro português, mudou a forma de fazer o teatro no nosso País, a partir de António Pedro, que introduziu a encenação moderna e o sentido de unidade do espectáculo.

A Gota de Mel - primeiro espectáculo do TEP, encenação de António Pedro para coral de León Chancerel

Com um longo historial de seis décadas, com alguns espectáculos inesquecíveis que fazem a memória do Teatro Português, encontra-se actualmente numa fase de grande renovação, sob a orientação do actual director artístico, Gonçalo Amorim.

Há sessenta anos, em 18 de Junho de 1953, sob a direcção de António Pedro, estreou o primeiro espectáculo, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, constituído por três peças em um acto: "A Gota de Mel", de Léon Chancerel, "A Nau Catrineta", de Egito Gonçalves, e "Um Pedido de Casamento", de Anton Tcheckov. Interpretaram a primeira destas peças: Egito Gonçalves, Dulce Pessoa, Luís Nascimento, João Guedes, Baptista Fernandes, Cremilda Vasconcelos, Amélia Varejão e Maria Marcelina Morais. A segunda peça foi interpretada por Dalila Rocha, Natércia Pimentel, Manuela Delgado, Amadeu Meireles, Alexandre Babo, Júlia Babo, António Maria da Silva, Américo Pessoa e Correia Alves. O texto de Tcheckov, teve como actores: Dalila Rocha, Correia Alves e João Guedes.

Nesta Sessão Comemorativa teremos três momentos a destacar:

1 - Intervenção do presidente da Direcção do CCT/TEP, evocativa dos 60 anos da companhia profissional.

2 - Homenagem aos Sócios Honorários, nomeados pela Assembleia Geral do CCT/TEP: escultor Carlos Barreira, livreiro Fernando Fernandes, editor José da Cruz Santos e Dr. Rui Figueiredo.

3 - Estreia do filme-documentário "Vidal Valente", realizado por Gonçalo Amorim e Maria Joana Figueiredo. Através desta figura incontornável do TEP, na companhia desde 1959, que foi ponto, contra-regra, aderecista, zelador do património e é, ainda hoje, aos 82 anos, um colaborador da nossa acção, o filme percorre as suas memórias que se cruzam com as da instituição nestas seis décadas. O filme será apresentado por Gonçalo Amorim, actualmente director artístico do TEP.

Assistirá a esta Sessão a actriz fundadora do TEP, Natércia Pimentel, há muito radicada em França.

Nesta Sessão Comemorativa, relembrando o passado, projectaremos o futuro.

 

O Director da Companhia

Júlio Gago

 

Leia aqui a alocução proferida pelo Presidente do CCT/TEP

 

Fechar janela