Kaneko: o pai da lambreta no futebol brasileiro

qui, 15/09/11
por gm marcelo |

  • Sharebar

Leandro Damião salvou o amistoso entre Brasil e Argentina com o lindo drible de “lambreta”, “carretilha” ou “chilena” (conforme a região do país) sobre Emiliano Papa. E não foi a primeira vez que o atacante do Inter usou o recurso para superar um marcador. Em 24 de maio passado, o camisa 9 colorado fez a jogada na partida contra o Juventude, pelo Gaúcho. E cruzou para Tinga marcar.

Mas um atacante que atuou na fase áurea do Santos é considerado o pai da lambreta no Brasil: o ponta-direita Kaneko. Descendente de japoneses, ele marcou seu nome no futebol brasileiro graças a uma jogada no duelo entre Santos e Botafogo-SP, em 9 de março de 68, pelo Campeonato Paulista.

O Peixe, com o timaço repleto de craques (Pelé, Carlos Alberto Torres, Edu), venceu por 5 a 1. Mas o jogo ficou na lembrança dos santistas pela bela jogada de Kaneko, que mandou a bola por cima da cabeça do lateral-esquerdo Carlucci, do time de Ribeirão Preto. O ponta pegou a redonda na frente e cruzou para Toninho Guerreiro. Que finalizou a linda jogada com muito estilo, completando de calcanhar para o fundo da rede. Sem chance para o goleiro Dirceu.

Mais recentemente, Fábio Baiano se tornou um especialista em lambretas. O meia fez a jogada tanto pelo Flamengo como pelo Grêmio. A mais famosa aconteceu na Libertadores de 2002, na vitória por 3 a 2 sobre o Oriente Petrolero (Bolívia), no estádio Olímpico. Fábio Baiano não só encobriu o marcador, como o deixou sentado antes de cruzar para Rodrigo Mendes mandar a bola para a rede.

PS: Alguns amigos do blog citaram “lambretas” mais antigas que a de Kaneko. Caso de uma que teria sido aplicada pelo ponta Carlinhos Ramos Leal (Sport) sobre o lateral Jaminho (Náutico) nos anos 50 em um jogo do Campeonato Pernambucano. Ou uma da ponta Maurinho (Fluminense), que disputou a Copa de 54, em Barbozinha (Vasco) durante um clássico em 1960, no Maracanã. Mas, infelizmente, não há registro fotográfico ou de vídeo dos lances.

Deixe o seu comentário e acompanhe o blog Memória Esporte Clube no twitter, ficando por dentro de novos textos e promoções: http://twitter.com/memoriaec

compartilhar

43 Comentários para “Kaneko: o pai da lambreta no futebol brasileiro”

Páginas: [3] 2 1 »

  1. 43
    pam pam:

    que pena q é tão dificil ver lances tão bonitos assim no futebol de hj..
    cade o espirito de craque????

    Acessem tb o http://www.canaldoonibus.com e assista a programas surpreendente, um novo jeito de falar de futebol , e comentado pelos maiores craques de todos os tempos ( Biro-Biro-Corinthians , Coutinho- Santos, Dudu –Palmeiras ,Basílio- Corinthians, Paraná –São Paulo ,Leivinha –Palmeiras , César maluco – São Paulo , César Sampaio –Palmeiras , Palhinha –São Paulo , Romeu Camabalhota –Corinthians , Chulapa –Santos ,Felix –Fluminense, Rodrigo Braghetto e Maria Eliza Barbosa). Vc Não Vai perder Essa: http://www.canaldoonibus.com

  2. 42
    velhinho:

    nem lambreta, nem chuilena nem carretilha. No Rio Grande do Sul, qualquer pia sabe quen o nome desta jogada chama-se Chaleira, e quem inventou e aplicou pela primeira vez, foi um grande idolo e jogador Gremista chamado Foguinho, num jogo de final de campeonato Farroupilha, em Setembro de 1935, contra exatamente o arquirival Internacional.

    Foguinho destrocou um zagueiro colorado aplicando a famosa CHALEIRA (como ele batizou a jogada quando foi perguntado por um dos radilaistas que transmitiam a partida… avancou na area e marcou um golaco que ajudou na vitoria do Gremio por 2x) naquele jogo historico em comemoracao aos 100 anos da Revolucao Farroupilha.

    Obviamente que os colorados nao querem nem vao dizer que se lembram disto. E obviamente sera dificil obter imagens de televisao daquela epoca, ate porque nao existia ainda, em especial no Brasil, mas ha registros fotograficos da partida e ha certamente a gravacaod e audio dos radilistas daquele evnto historico. Havia na anatiga sedde do estadio dos Moinhos de Vento do Gremio, famoso e conhecido por fortim da baixada, uma placa homenageando o Foguinho, pelo gol e pela jogada briklhante, marcante e historica, mas certamente se perdeu na mudanca para o estadio olimpico, e na passagem das muitas decadas desde entao…

    Eu era um guri de 8 anos de idade e assisti com meu pai esta jogada maravilhosa, tanto e que passei boa parte de minha infqancia como jogadord e pelada, aplicando esta jogada em meus adversarios, pois aprendi com o inventor, o grande mestre Foguinho…que se facam as justas pesquisas, e a justa homenagem ao verdadeiro autor e heroi de tal facanha… e que os colroados paremd e ficar falando tanta bobagem, pois antes do tal damiao, muitos outros tambem fizeram tal jogada…

  3. 41
    velhinho:

    Bem pessoal,.
    sou veklhinho e ja vi de tudo nesta vida, e digo com conhecimento de causa, que esta jogada nem e nova, nem se chama lambreta, nem carretilha, nem qualquer outro nome….

    O primeiro jogador a oficialmente fazer uma jogada destas, regustrada nos anais da historia, era conhecido por Foguinho, e jogava no Gremio em Setembro de 1935, no Rio Grande do Sul, disputando a final do entao famoso Campeonato Farroupilha, precurssor do Campeonato Gaucho de hoje, exatamente num jogo contra o arquinimigo Gremista, o Internacional, ai o Foguinho pegou a bola na intermediaria, driblou todo mundo, foi pra lateral esquerda, deu um CHALEIRA maravilhosa no pobre do zagueiro colorado e avancou em direcao a area e chutou forte para marcar um golaco e entrar pra historia Gremista, e ajudar na grande vitoria de 2x) e conquista do campeonato farroupilha daquele ano.

    Obviamente que os colorados naos querems e lembrar disto, embora o registro de imagens e de radiod este jogo, inclusive os comentarios dos radilaistas e as manchetes dos jornais, existam espalhados por ai, nos musesus, e ha uma foto na galeria de imagens do estadio olimpico, que mostra parcialmente a grande jogada do foguinho…

    Eu tinha 8 anos de idade e estava la COM MEU PAI, S ARQUIBANCADAS DO fORTIM DA bAIXADA

  4. 40
    CHARGES MARCIO MATA:

    SP E VASCO GOLEIAM CEARÁ E GRÊMIO

    CONFIRA A CHARGE EM MEU BLOG

    http://www.chargesmarciomata.tk

    Para ver outras charges, click no escudo do seu time.

    Siga @chargesmm no twitter

    Obrigado a todas as torcidas.

    MARCIO MATA.

  5. 39
    Adriano:

    Vejam a que ponto chegamos, o futebol brasileiro esta em declive, e bem acentuado, antes comemorávamos gols, vitorias, agora comemoramos jogadas isoladas.

    Chega a ser ridículo estampar todos os jornais do Brasil com um mero lance, ganhamos a partida ?????

    Menos pessoal, bem menos…

  6. 38
    Luk:

    que lambreta seus cariocas. isso ae se chama carretilha !!! ha ha ha

  7. 37
    Clóvis:

    A do Damião tem alguns diferenciais; primeiro foi pela seleção brasileira, segundo , contra a argentina fora de casa e terceiro; o estádio todo aplaudiu e o técnico (ex-gremista) veio cumprimentá-lo no final. Ter reconheciemnto dos hermanos não é fácil, alem de no outro dia no OLE eles dizerem que esta jogada vai entarr pra história assim como o chute escorpião do Higuita em Wembley.. Sem mais !!!

  8. 36
    Antonio Freitas:

    Se for para copiar o que é bom e crescer não me importo de copiar, o que não copiamos é o que é ruim, por exemplo cair para 2ª divisão por DUAS VEZES, isso não quero copiar.

  9. 35
    Adalberto B. L. Jr:

    Aqui na minha região eu conheço como carretilha, um drible fantástico, quando é bem executado, é um drible incrível. A carretilha que o Roberto Carlos levou do Ilhan Mansız da Turquia na Copa 2002 , na minha opinião, foi mais bonita do que a do Damião e a do F. Baiano, a carretilha do Mansiz foi invertida, ele jogou a bola ao contrário, rss, foi a carretilha mais bonita que eu ja ví até hoje em jogos profissionais !!!
    O Roberto Carlos foi cumprimentá-lo depois do lance como aquele jeitão todo sorridente dele, mostrando todo o seu profissionalismo, dava pra ver na expressão do Roberto o que ele estava pensando : – Pow, esse cara tá de sacanagem vir com um drible desse pra cima de mim !!! hahahah. Por essa e outras qualidades que eu acho o R. Carlos o melhor lateral-esquerdo que o Brasil ja teve.

    Abraços a todos !!!

  10. 34
    Felipe - Capitão Leonidas Marques-PR:

    Esse gol do Rodrigo Mendes com a assistencia do Fabio Baiano tem placa lá no Olimpico pela jogada ;)

  11. 33
    Joao ( Ctba ):

    Isso é para os colorados nao se entusiasmarem tanto, pois copiaram uma jogada de um jogador do Grêmio. A gente vive ensinando os colorados como é que se faz………

  12. 32
    Ítalo:

    como esquecer desse golaço do rodrigo em grande jogada de fabio baiano…lindo gol!!!!
    Fico imaginando a raiva na hora que se toma esse drible kkkkk…linda jogada.

    CORREÇÃO: O JOGO EM QUESTÃO DO CAMPEONATO GAUCHO FOI EM 24 DE ABRIL…ESTAVA PRESENTE TORCENDO PELO JU,.POR ISSO SEI HEHEHE

    abraço!

  13. 31
    JOAO PAULO PEREIRA:

    Carretilha igual a do falcÃo nao existe , e fenomenal mas temos q aplaudir a linda jogada do coloraddo lendro damiao foi incrivel.

  14. 30
    Márcio Moura:

    Fiz um comentário e ele não foi postado. Por quê? Não havia nada agressivo ou que fosse contra qualquer pessoa. Não entendi o porquê dessa censura.

  15. 29
    Caio Vilar:

    Santos sempre Santos!

  16. 28
    INALDO MARQUES:

    Lembrança do Japonês Kaneko , engraçado duas das mais lindas jogadas de brasileiros são de niponicos .A lambreta do Kaneko e o Elástico, que o Rivelino imortalizou foi inventada pelo jogador Silvio aspirantes do Corintians.

  17. 27
    Narciso.:

    Essa me lembrou quando eu estava na ativa, jogando futebol de salão.
    Jogada de crack, ainda nos Argentinos foi muito legal.
    Parabéns ao Leandro Damião, e que não é primeira vez que ele faz.
    Salvou o duélo, que estava dando sono.
    Abs……….

  18. 26
    Rodrigo Silveira:

    Eu estava no Olímpico neste jogo e não tem como esquecer uma jogada dessas.

  19. 25
    RICARDO:

    ACREDITO QUE A LAMBRETA SEJA COMO O ELÁSTICO UMA JOGADA TIPICA DO FUTSAL.

  20. 24
    Roberto Guilherme:

    Antes do Kanexo, creio que um amigo meu, o Jacó, excelente jogador de futebol de salão, agora chamado de futsal, marcou um gol com uma “lambreta”, lá pela década de 6o, em um campeonato na ACM.

Páginas: [3] 2 1 »

 

Comentar

deixe seu comentário



Formulário de Busca


2000-2013 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade