Cápsula não tripulada Dragon da SpaceX chegou à Estação Espacial Internacional

25.05.2012 15:46

 
 

A cápsula não tripulada Dragon da empresa privada SpaceX acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional, atingindo o objetivo de ser o primeiro voo privado para a Estação.

Esta missão, que inclui o transporte de alimentos, abastecimentos e  experiências para a EEI, que orbita a 385 quilómetros da Terra, é um passo  crucial para a privatização da exploração espacial, segundo a NASA.

A NASA encerrou no fim do ano passado, após três décadas, o seu programa  de vaivéns espaciais, que sustentou a construção, abastecimento e troca  de tripulações na EEI, um projeto superior a 1.000 milhões de dólares (cerca  de 1.300 milhões de euros), no qual participaram 16 nações. 

A empresa SpaceX, com sede em Hawthorne (Califórnia), recebeu um contrato  de 1.600 milhões de dólares do programa de Serviços de Transportes de Órbita  Comerciais (COTS, em inglês) da NASA, para o fabrico da cápsula Dragon e  12 missões de aprovisionamento da EEI, uma vez que se completaram os voos  de ensaio. 

A NASA também concedeu contratos à empresa à "Orbital Sciences Corp.",  en Dulles (Virgínia), para o fabrico de uma nave capaz de transportar materiais  para a EEI, como parte de um plano para contratar os serviços do sector  privado para este tipo de missões.  

Tanto a NASA como a SpaceX esperam que a cápsula não tripulada possa  servir para o envio de alimentos, água e outros materiais para a EEI. A  SpaceX espera, além disso, que no futuro possa também transportar astronautas  a bordo do Dragon. 

ÚLTIMAS

FACEBOOK
COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.