Jorge Ben Jor nega a idade que Tim Maia não alcançou

RIO - Nesta edição especial do Segundo Caderno também deveria homenagear Jorge Ben Jor, mas ele não gostaria. Foi com irritação que respondeu ao GLOBO, em fevereiro, sobre as eventuais comemorações de seus 70 anos.

- Há um engano. Ainda falta muito tempo para 70 anos. O que é isso? Sou de 1945 - disse ele, embora quase todas as informações sobre sua vida apontem para o nascimento em 22 de março de 1942.

Fica, de toda forma, destacada a originalidade do cantor e compositor carioca, inventor de uma combinação de samba, funk e soul que influenciou grande parte da música brasileira. Neste ano, ele lançará o "Luau MTV", e existe a possibilidade de regravar o marcante disco "Tábua de esmeraldas", de 1974.

Nei Lopes em livros e CDs

Seu amigo Tim Maia faria 70 anos em 28 de setembro se não tivesse partido precocemente, em 1998, após uma vida intensa nas músicas (tanto as românticas quanto as dançantes) e também nas bebidas e nas drogas.

O musical "Vale tudo" (baseado na biografia escrita por Nelson Motta), que estreou no ano passado no Rio com enorme sucesso, continua sendo neste ano, mas agora sem Tiago Abravanel como protagonista.

Tim ainda não tem um site oficial, mas Nara Leão ganhou o seu em janeiro, mês em que teria completado 70 anos (no dia 19). Ela morreu em 7 de julho de 1989, em decorrência de um tumor cerebral. A página foi iniciativa de sua filha, Isabel Diegues, especialmente preocupada com o fato de os discos da mãe não estarem mais em catálogo.

No site, é possível ouvir todas as faixas, e há fotos (do acervo da cantora, que vem sendo digitalizado pelo Museu da Imagem e do Som), vídeos e uma cronologia. Até o momento, é a única homenagem à artista que passou pela bossa nova, pelo chamado samba de , pelo tropicalismo e nunca estagnou.

Sambista que está entre os principais letristas do país, Nei Lopes comemorou os 70 anos em 9 de maio lançando três livros: "Dicionário da hinterlândia carioca", "Novo dicionário banto do Brasil" e o romance "A lua triste descamba". Em julho deve sair "Samba de fundamento", seleção de faixas de seus dois últimos CDs. E ele gravará um disco com a orquestra Heartbreakers.

Carregando...

Siga o Yahoo Notícias