Vocês sabem o que é o cobogó?

Muitos de vocês devem estar se perguntando, “o que é um cobogó”? Pois é, aposto que quando vocês souberem o que é, ele vai parecer mais familiar do que imaginam!

O cobogó é o nome pelo qual foi batizado o elemento vazado, inicialmente feito em cimento. Característico das décadas de 50 e 60, eles eram usado para deixar o ambiente mais ventilado e iluminado. De origem nacional,  o cobogó foi criado em 1930 no Recife pelos engenheiros Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is (o nome deriva dos seus sobrenomes). A ideia dos profissionais, que eram sócios de uma fábrica de tijolos, era achar uma solução para as altas temperaturas do nordeste.

Hoje com um ar retrô, mas feito de materiais modernos, o cobogó pode dar uma interessante bossa na decoração. Inicialmente o cimento era sua matéria-prima e agora já podemos encontrar em cerâmica, vidro, argila, resina…

Oscar Niemeyer e Lucio Costa foram grandes adeptos do elemento vazado nos seus projetos.

Agora confiram se essas imagens não fazem parte da memória de vocês:

No hall de entrada. Reparem que aqui na verdade se trata de uma persiana que dá esse efeito. O bom dessa opção é que quando cansarmos da decoração, basta puxar a cordinha. Uma ideia que vem sendo muito usada.

Na sala separando ambientes

Em ferro vazado

Em vidro, imitando os  nichos de abelha

Charme para a escada

Nesse quarto o cobogó vira quase que uma estante para guardar os pertences do menino

Apartamento de Patrícia da novela Amor à vida. Vejam como foi usado o elemento vazado, tanto na sala, como no quarto aos fundos (sim eu sei que vocês estão prestando atenção nisso e não no Caio Castro sem camisa… haha!). Sou apaixonada por esse cenário da novela.

Fachada da loja Farm

Flagship Valisére, na Oscar Freire em São Paulo – cobogós feitos em resida translúcida

Restaurante Tori Tori, um dos melhores japoneses na Cidade do México

Edifício Eiffel, São Paulo. Projetado por Oscar Niemeyer

Casa Cobogó, projetada pelo arquiteto Marcio Kogan

Gostaram do visual?

Beijos, beijos

Vic

Tags:,
12/05/2014 Vic Mazurek

1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>