Série ASérie BEuropa

- Atualizado em

Caso Suárez gera tensão, e Lugano rebate jornalista inglês: "Que faz aqui?"

Uruguai coloca capitão em entrevista coletiva para defender Luisito após críticas da mídia mundial sobre mordida em italiano na partida que levou Celeste às oitavas

Por Natal, RN

 

O caso Suárez virou quase que assunto proibido no dia a dia uruguaio. Nas entrevistas coletivas desta quarta-feira, no hotel da seleção em Natal, a ideia era evitar o máximo de questões sobre a mordida do camisa 9 em Chiellini, na vitória celeste sobre a Itália, que levou os charruas às oitavas da Copa do Mundo.

Coube ao capitão Diego Lugano centralizar a questão. A assessoria o convocou para dar entrevista mesmo sem ele ter atuado nas duas últimas partidas do Mundial. E o zagueiro travou duelo particular com um jornalista inglês, que estava disposto a perguntar sobre Luisito, polêmico também quando atua no Liverpool. 

lugano coletiva uruguai (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)lugano coletiva uruguai (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)


Na verdade, Benjamin Smith, do "The Guardian", foi tentar questionar Stuani e Ramírez, os primeiros a falar. No entanto, o assessor de imprensa uruguaio, Matias Faral, lhe explicou que as perguntas haviam terminado.

- Já havíamos combinado isso. Você que não entendeu - disse.

O jornalista acompanhou o assessor até a outra sala, argumentando e não recebendo resposta. Quando Lugano chegou para conceder a sua entrevista, o inglês foi o primeiro a perguntar. Começou classificando a mordida de Suárez como um "incidente".

Sei que os meios britânicos têm uma perseguição com Suárez, se sabe disso. Jogamos contra a Itália, jogaremos contra a Colômbia.
O que faz aqui um jornalista inglês cobrindo a nossa seleção? Não tem outra explicação se não essa
Diego Lugano

- Que incidente? Que incidente? - retrucou Lugano, ríspido. - Está falando da Premier League? A imagem de ontem (terça) não mostra nada.

Quando o jornalista tentou se comunicar em inglês, foi cortado por Lugano, que alegou só falar em espanhol. Depois, o zagueiro seguiu defendendo Luisito nos demais questionamentos que se seguiram aos montes.

- Sei que os meios britânicos têm uma perseguição com Suárez, se sabe disso. Jogamos contra a Itália, jogaremos contra a Colômbia. O que faz aqui um jornalista inglês cobrindo a nossa seleção? Não tem outra explicação. Se vê na sua cara que você está contente com isso.

Cotovelada de Neymar na pauta

 

Lugano foi além e fez menção a uma cotovelada de Neymar sobre um jogador croata na abertura da Copa. O atacante brasileiro levou amarelo.

- Na verdade, eu falo da minha pessoa, isso me deixou muito p... O Uruguai conseguiu uma vitória histórica e, num lance de jogo, de contato físico, acaba a imprensa mundial falando de um lance totalmente sem consequência. O Neymar deu uma cotovelada no nariz. Nunca mais a vi. Não sei se querem fazer justiça ou tirar vantagem esportiva na imprensa. Não fecha na minha cabeça que um lance que não traz consequência para ninguém tenha tanta repercussão - discursou o uruguaio.

Por fim, Lugano disse estar alheio a uma eventual punição da Fifa. A entidade analisa as imagens do episódio e pode dar sua resposta ainda hoje. A imprensa britânica, por exemplo, estampou em seus jornais nesta quarta reiterados pedidos de exclusão de Luisito da Copa.

- Sei que o Uruguai tem menos peso político. E que o Suárez é perigoso para os adversários e é carismático. O Suárez vende. Pode ser o craque da Copa. Gera um pouco de medo, entendemos. Mas o Luis vai se levantar e levar o nosso time nas costas de novo - completou. 

Com ou sem Suárez, o Uruguai enfrenta a Colômbia no sábado, no Maracanã, por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.

uruguai assessor jornalista inglês suárez polêmica (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)Assessor uruguaio (E, de azul) e jornalista inglês (D, de branco) têm encontro tenso em coletiva (Foto: Lucas Rizzatti)






  • imprimir
  • entre em contato
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares