Sugira Dados

O portal brasileiro de dados abertos é o ponto central do governo para a busca e acesso à dados públicos. O portal é na verdade um grande catálogo, e o seu funcionamento depende de todos os órgãos do governo, os verdadeiros detentores dos dados. O processo de abertura, publicação e catalogação de dados é não trivial, fazendo com que os órgãos priorizem quais dados devem disponibilizar primeiro.

Convidamos você a sugerir quais dados gostaria de ver disponíveis no dados.gov.br. O nosso objetivo é criar uma comunidade de interlocução entre governo e sociedade para que o processo de abertura seja transparente e mais eficiente. Nós levaremos sua sugestão aos detentores dos dados e os convidaremos a dialogar neste ambiente.

Se você deseja realizar uma solicitação formal de acesso à informação, de acordo com a lei 12.527/2011, faça-o através do e-SIC http://www.acessoainformacao.gov.br/sistema/.

Descreva abaixo, com detalhes, os dados que você deseja:

37 Responses to Sugira Dados

  1. Prezados(as),
    Parabéns pelo sítio. Parabéns pelo trabalho que está sendo desenvolvido.
    Sugestão: gostaria de ver os dados de recursos aplicados na educação brasileira, sobretudo, de indicadores que ofereçam a possibilidade de análise do nível de eficácia dos programas.
    Abs.: JOSÉ REINALDO

    • Carlos says:

      Concordo que os dados da educação são importantes e devem estar presentes

  2. claudio albano says:

    senhores
    sugiro a publicação de dados relacionados a ocorrências com a saúde, tais como: maior incidências de doenças por tipo e região, entre outros.
    atenciosamente
    claudio albano

  3. Luiz Eduado Melo says:

    Senhores, gostaria de ver uma relação de gastos com saúde e quantidade de atendimentos por região.
    Já agradeço,
    Eduardo Melo

  4. Wanderlei Silva says:

    Gostaria de ver neste site quanto cada Estado gasta em segurança publica, e a quantia enviada pela Senasp para os estados

  5. Cauan Cabral says:

    Uma informação que para mim deveria ser pública são os Códigos de Endereçamento Postal (CEP), que atualmente é monopolizada pelos Correios.

  6. Sheila Cristina Ferreira Leite says:

    Caros,

    Parabéns de pela iniciativa!
    Há algum tempo venho solicitando a divulgação de microdados do programa empreendedor individual para desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e não venho obtendo sucesso. O dado que sugiro ficar disponível para a sociedade é dos microempreendedores individuais.

  7. Adriana Perez says:

    Parabéns pelo site. Importante seria ter acesso aos dados do CNJ, Justiça Aberta, cujo formato de acesso não está nada acessível para quem quer fazer análises mais profundas.
    O site deles é http://www.cnj.jus.br

  8. Sugiro, informações relacionada as todos os hospitais clinicas e ambulatórios que atendem pelos SUS. isso é suma importância para o cidadão saber onde procurar um hospital em caso de necessidade.

  9. O Dado mais importante para população seria o seguinte; Nome completo, partido politico de todos os políticos que estão sendo julgados ou que já foram condenados por corrupção ou qualquer crime contra o patrimônio publico, ou melhor qualquer um que tivesse qualquer ação na justiça e fosse candidato. Isso sim faria diferença porque ai talvez com essa informação em mãos nosso povo pensaria duas vezes antes de votar nesses vermes malfeitores que só sabem sujar o nome Brasil. Mas eu duvido que vocês liberem esse tipo de informação, afinal de contas vocês não dariam armas para o povo lutar. Não é do seu interesse. “Obs; eu sei quem um equipe técnica por traz desse trabalho que é feito no site, programadores, webmaster, sysadmins, dbas eu me refiro aos políticos mesmo, os tomadores de decisão os que dizem que dado/informação convém ou não que se torne publico”.

  10. André Rodrigues Nagy says:

    Grande iniciativa. Há algum tempo vários produtores da dados, IBGE, MMA, etc, preparam um conjunto de informações chamado ZEE-Brasil. Este banco de dados tinha como finalidade juntar num mesmo aplicativo informações em nível municipal para produzir análise dos Zoneamentos Ecológicos Econômicos – ZEE, seria muito interessante disponibilizar aquelas informações neste site. Se bem me lembro as entidades eram de nível federal, então não seria difícil conseguir esta base.

  11. Rodrigo says:

    Muito bacana o site. Minha sugestão é que os dados de Códigos de Endereçamento Postal (CEP) deveriam ser de domínio público, e publicados com geocodificação.

  12. rodrigo says:

    Os dados do http://www.datasus.gov.br são hoje de difícil acesso.
    Aqui é um excelente lugar para divulgar os microdados do orgão, assim como foi feito com os dados do INEP.
    Novamente, parabéns pela iniciativa.

  13. Marcelo Saldanha says:

    Duas sugestões de APIs seriam para o MME e Anatel, especificamente mineração (Nióbio) e sistema FOCUS respectivamente. Trazer todos os dados brutos sobre estes dois órgãos.

  14. Vânia Brayner says:

    Parabéns pelo site, o acesso à informação é dever do governo, e a participação e o controle é dever do cidadão. Gostaria de ver os dados de recursos aplicados na área da cultura brasileira, sobretudo no período de 2003 a 2010, com indicadores que possibilitem a análise da eficácia dos programas governamentais, que foram tão importantes para a cultura brasileira.

  15. Mauro Horbach says:

    Solicito que os dados do SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil), de responsabiliade da CAIXA e do IBGE, sejam disponibilizados em formatos acessíveis (atualmente os dados estão disponíveis em formato pdf, o que dificulta sua utilização)

  16. Pessoal, adicionem os dados das votações da Câmara Municipal de São Paulo, por favor. =)

    http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=113

  17. Marcos F Silva says:

    Gostaria que fossem abertos os dados das licitações públicas homologadas processadas pelo licitacoes-e. É importante que os dados, entre outras coisas, informem os licitantes que participaram, preços ofertados, preço e licitante vencedor,

  18. Fabio Junior says:

    Sr. Bom dia gostaria de dar uma sugestão sobre a API do SICONV.

    Na minha opinião deveria disponibilizar os dados na integra, pois os dados que estão disponivel para consulta são muitos limitados como por exemplos informações de programas, propostas, pareces de proposta.

    Atenciosamente,
    Fabio

  19. Neide Alves Dias De Sordi says:

    Parabéns pelo portal. Sugiro uma alteração no Decreto de regulamentação da Lei de Acesso à Informação para inclusão no portal das informações institucionais do que se convencionou chamar transparência ativa. Também os dados estatísticos do IBGE, IPEA, CNJ poderiam ser disponibilizados.

  20. Taciano says:

    Sugiro que sejam disponibilizados dados de bolsas de estudos da CAPES e de diversas fundações de amparo a pesquisa.

  21. Amaro lira says:

    caros gestores, boa noite! os bons exemplos favorecem o desenvolvimento com qualidade.
    Sugestão: Divulgação aos professores de Maceió de quanto deve receber da cota do FUNDEB.
    Há muitos anos que não temos informações e nada recebemos.
    Um abraço a todos.

  22. Marcelo Octávio says:

    Gosstaria de encontar mais informações sobre municípios do Estado de São Paulo. Pois em época de eleições municipais, é interessante observar dados sobre prefeituras para analisarmos o desempenho de seus governantes, para assim podermos escolher o candidato mais adequado para quem votar.

  23. Mauricio Hiroshi Nagaoka says:

    Divulgar dados da pesquisa de preços de combustíveis da ANP em forma de uma API ou de planilhas ou arquivos CSV.

  24. Sugestões:
    1- Um catálogo com os lugares turísticos brasileiros (rural e urbano).
    1- Um sistema de catalogação on-line de problemas do cidadão, tendo como objetivo a formação de um partido político populista democrático.

  25. Mave says:

    Gostaria que fosse disponibilizado acesso ao Catálogo de Materiais, como é visto no Comprasnet.gov.br. Seria possível?

  26. Daniel Andrade Costa Silva says:

    Senhores, em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa de dados abertos.

    Gostaria de sugerir que, para consultas de fornecedores (SICAF), seja disponibilizados os telefones dos mesmos, o que facilitaria muito o contato com eles a partir da consulta pelo CNPJ, por exemplo, na URL http://api.comprasnet.gov.br/sicaf/v1/consulta/fornecedores.xml?cnpj=CNPJ_DA_EMPRESA.

  27. EDIVAL PEREIRA SILVA says:

    Quero sugerir que o sistema SICAF seja feito tudo via web, eliminando toda esta papelada desnecessária a meu ver, por que quando entra com o CNPJ da Empresa já se sabe se a mesma tem pendência com a receita federal, estadual ou município. Com isto ajudaria na preservação do meio-anbinte. Facilitando a vida dos fornecedores.

  28. João José Signorelli says:

    Parabéns pela iniciativa.
    Gostaria de ver disponibilizados os dados dos Códigos de Endereçamento Postal – CEP dos logradouros do Brasil. A EBCT-Correios garante possuir registros no INPI o que fere a legislação de registro naquele orgão obrigando à compra dos dados que são públicos já que bastam trabalhosas iniciativas de consolidação para obtê-los. É incrível que seja mais fácil conseguir o catálogo de CEPs dos EUA do que o do nosso país.

  29. jfo says:

    CCCCC EEEEEEE PPPPPP
    CC C EE PP PP
    CC EEEEE PPPPPP
    CC C EE PP
    CCCCC EEEEEEE PP

  30. André Augusto Custódio says:

    Seria muito útil que vocês desenvolvessem um programa gratuito, aberto ao uso público, que pudesse transpor dados a respeito dos mais de 5.000 municípios brasileiros num mapa do Brasil.

    Em todo o lugar se encontra várias estatísticas a nível municipal, como PIB, violência, política eleitoral, indústrias, educação e etc.

    O grande problema está em ler mais de 5.000 dados e tirar alguma conclusão num relance só. Se o IBGE pudesse ajudar os brasileiros com isto, fazendo com os dados pudessem ficar mais inteligíveis através de uma interface gráfica, seria muito bom.

  31. Marianna Meirelles says:

    Seria de grande interesse de nós, cidadãos brasileiros, que vocês disponibilizassem os dados do TCU, com o quanto o o governo federal gasta com saúde, educação, dívida interna entre outras coisas e dados do TCE de cada Estado para sabermos o quanto gastam com saúde, educação, obras, saneamento entre outros. Sim, dados não mascarados. Dados limpos, reais.
    Parabéns por essa iniciativa de transparência para com o povo do Brasil

  32. DGR says:

    Seria muito ter interessante ter disponível os dados relacionados aos resultados do IDEB por escola – INEP.

  33. Fausto de Bessa Braga says:

    Seria interessante ter disponível informações sobre educação corporativa (custos, público, cidades).

  34. Karine Endres says:

    Estou buscando um mapa geopolítico do RS, com as divisões territoriais entre os municípios, e não consigo encontrar! Sou jornalista, responsável por um jornal comunitário, e queremos discutir a anexação de dois distritos de um município vizinho. Gostaria de mostrar a diferença entre os municípios, em termos de território, e a localização dos distritos que estão sendo anexados. Até acho a localização pelo google mapas, mas não consigo mapas com a divisão territorial possíveis de impressão. Os do IBGE estão em um formato impossível de ser lido por quem não possui os programas específicos, inviabilizando o acesso a eles. Há algo que possa ser feito?

    • Carlos says:

      Será que o IBGE não tem esses dados ?

  35. Rafael says:

    Dados do SUS, assegurando o anonimato dos pacientes, seriam de grande utilidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>