'
 


    

 
Edição 1972 . 6 de setembro de 2006

Índice
Millôr
Lya Luft
Diogo Mainardi
André Petry
Roberto Pompeu de Toledo
Carta ao leitor
Entrevista
Cartas
Radar
Holofote
Contexto
Datas
Gente
Auto-retrato
Artigo: Reinaldo Azevedo
Veja.com
Veja essa
VEJA Recomenda
Os livros mais vendidos
 
 

Decoração
Sala de banho, por favor

Mármore por todo lado, banheira
enorme e TV de plasma (indispensável)
fazem um banheiro de madame


Sandra Brasil


Fotos divulgação
ção
Luxo sanitário: lustre de cristal, cadeira de salão de beleza com vista para o jardim, banheira importada de Nova York e mármore negro no chão, na bancada e na hidromassagem para seis pessoas
Fabiano Accorsi
Oscar Cabral

EXCLUSIVO ON-LINE
Galeria de fotos

Muito mármore, lustre de cristal, TV de plasma, música ambiente, jardim projetado por paisagista – o cenário, típico de salão de uma casa luxuosa, vem sendo transposto para o banheiro, cômodo que, rebatizado de sala de banho, saiu de seu discreto (porta fechada, sempre!) espaço num corredor interno ou num canto da suíte do casal para ganhar lugar de destaque nas casas e apartamentos de altíssimo padrão. Quanto mais esplêndida a construção, mais aparatosas as tais salas de banho, que, na maioria dos projetos para casais com espaço e dinheiro para tanto, são separadas, uma para ele, outra para ela. Com um detalhe: geralmente o banheiro da senhora é maior que o do senhor e contém um recanto para os dois. "A maior parte dos meus clientes faz questão de ter um espaço que possa ser utilizado em conjunto pelo casal, como uma banheira grande. Se puder ter vista, melhor", confirma a arquiteta Brunete Fraccaroli, que destaca entre seus projetos o de uma casa com sala de banho branca, bem clean, para o marido, e outra toda negra para a mulher – esta revestida de mármore espanhol (420 reais o metro quadrado), equipada com TV de plasma, som ambiente, piso com aquecimento, espelho com sistema antiembaçante, ar-condicionado, aquecedor, um painel com botões para o controle a distância de tudo na casa, inclusive a temperatura da adega, e, no lugar de honra, uma banheira com hidromassagem de 9 metros quadrados, que ocupa quase metade do cômodo. "A cliente queria que coubessem ela, o marido e os quatro filhos", conta Brunete. Custo de tanto requinte: cerca de 150.000 reais. "É a parte mais cara da casa", diz.

"As pessoas agora procuram produtos diferenciados para incrementar seu banheiro. Há dez anos, tínhamos vinte modelos de cuba; agora são noventa", explica Raul Penteado, diretor-geral da Deca, líder no setor de louças e metais sanitários do Brasil. Nos projetos recentes, cada banheiro é dividido em pelo menos três espaços: o boxe com dois chuveiros (um modelo baseado no princípio da cromoterapia, com luzes de sete cores, custa 2.500 reais a unidade), cabine isolada para vaso sanitário e bidê e outra área maior com banheira ou ofurô (ou ambos), pia e bancada. O piso pode ser de mármore fino, limestone, a pedra da moda, ou então de madeira nas áreas secas. "A madeira quebra o aspecto frio do banheiro", acredita a arquiteta mineira Izabela Lessa, que junto com Gisele Taranto assina o projeto de um banheiro em mansão na Zona Sul do Rio de Janeiro dotado de banheira oval para duas pessoas comprada em Nova York. Há quem invista ainda mais em glamour. O arquiteto paulista Lionel Sasson, ao projetar um banheiro de 14 metros quadrados para uma casa em São Paulo, convenceu os clientes a instalar no centro do teto, sobre um récamier e de frente para o box, um lustre importado de cristal italiano de 9.800 reais. "Também coloquei sauna e toalheiro aquecido", destaca. Entusiasmada, na última reforma de sua casa a dona-de-casa paulistana Claudia Junqueira, 36 anos, encomendou à arquiteta Fernanda Marques um espaço para cabeleireiro e maquiador (com cadeira profissional) e outro para manicure e pedicure em sua sala de banho de 22 metros quadrados, com vista para o jardim. "Minhas amigas morrem de inveja. O meu banheiro é uma atração na casa", brinca Claudia. Com tantos luxos, as salas de banho modernas reeditam um pouco do requinte que desfrutavam na Roma antiga, quando eram usadas para lazer e negócios. Em ambos os propósitos, inclusive. "Já me pediram para colocar acesso à internet no banheiro", revela o arquiteto João Armentano.

 
 
 
 
topovoltar