Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade

Acervo Aroldo Fedato

Acervo Aroldo Fedato / Cenas de uma partida: Coritiba contra o Palestra, em 1952. Time rival está no DNA do Paraná Clube Cenas de uma partida: Coritiba contra o Palestra, em 1952. Time rival está no DNA do Paraná Clube
30.000

Finados timaços

Gazeta acompanhou com lupa, ao longo do século, os “casamentos” que deram origem a times como o Atlético e o Paraná Clube

06/01/2012 | 00:30 |
  • Comentários

Numa boa discussão sobre futebol não se pode deixar de mencionar os principais títulos do seu clube do coração e também aquela vitória marcante sobre o rival. Para quem quer impressionar, também não pode faltar um pouco da história da amada agremiação. Melhor ainda se tudo for respaldado em registros da época, como a cobertura da imprensa, por exemplo.

Por falar em história, vejamos o que a Gazeta do Povo publicou sobre o nascimento do Atlético Paranaense e do Paraná Clube. Do Coritiba, trataremos do centenário e para isso temos uma boa explicação: a Gazeta foi fundada em fevereiro de 1919 – quase dez anos depois do surgimento do Alviverde.

Falemos do Paraná Clube. Todo torcedor do Tricolor da Vila tem que saber na ponta da língua que o clube foi fundado em 19 de dezembro de 1989 e é o resultado da união do Pinheiros com o Colorado. O novo clube ganhou destaque na Gazeta do Povo: “O Paraná já nasce grande, fortalecido em patrimônios sólidos que lhe foi legado por Pinheiros e Colorado”. Não nos esqueçamos das demais agremiações que passaram por fusões até chegar ao Paraná: Britânia, Ferroviário, Palestra Itália, Savoia – que mudou de nome para Esporte Clube Brasil e depois para Água Verde.

Voltemos aos idos de março de 1924. Da união do Internacional e do América formou-se o Clube Atlético Paranaense. O Rubro- Negro nasceu em 21 de março e a diretoria foi empossada no dia 26 daquele mês. A jovem Gazeta – naquela data com cinco anos – noticiou em primeira mão a novidade já em 19 de março. Destacou o jornal que “bela ideia tiveram os srs. diretores do Internacional e América, velhos e gloriosos clubes da nossa capital, trabalhando desse modo pelo progresso e glória do esporte no Paraná”.

Um avanço rápido na história e chegamos a 12 de outubro de 2009. O Coritiba Foot Ball Club comemorava o seu primeiro centenário. As páginas do jornal e do site da Gazeta do Povo deram destaque para as comemorações do clube mais antigo do estado. Os torcedores do Coxa se entusiasmaram ao ler na Gazeta que “o mais tradicional e vitorioso clube de futebol do Paraná está em festa. Nesta segunda-feira (12), o Coritiba completa 100 anos de existência”.

Caro torcedor, se o seu clube não escreveu a história com a qual você sonhava em 2011, pense que em 2012 tudo poderá ser diferente. Se o ano foi bom, imagine que 2012 poderá ser ainda melhor. Aguardemos os próximos capítulos.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade