< BIOGRAFIAS | VOLTAR
OLDER CAZARRÉ

BIOGRAFIA DE OLDER CAZARRÉ, PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

 Older Cazarré era mais conhecido apenas como Cazarré. Ele nasceu no Rio  Grande do Sul , na cidade de Pelotas, em 16 de janeiro de 1935. Era filho de Darcy Cazarré e Dea Selva, ambos atores. Começou sua carreira artística em cinema, já no ano de 1936,com menos de dois anos de  idade, no filme "O Bobo do Rei" e no ano de 39,  fez o filme;"Anastácio". Em 47 fez  parte do filme;'Não me Digas Adeus"; e logo fez:"Mãe". Em 56 fez: "Com Água na Boca"; "Sai de Baixo'; "Samba da Vila". Começou depois a fazer televisão. Fez:"Sétimo Céu"; "Doce Lar  Teperman". Fez então várias participações no famoso "TV de Vanguarda", da TV Tupi de São Paulo.  Todos perceberam sua veia cômica e ele passou a entrar em vários "TVs de Comédia", que eram escritos e dirigidos por Geraldo Vietri. Cazarré ficou praticamente fixo desse programa, pois era elemento de total confiança do diretor Vietri. Havia até disputa pelo seu trabalho, tanto que Cazarré participou também de novelas. Fez: " "A Sublime Aventura"; "Hospital"; "Na Idade da Loba":"O Machão". Na mesma época fez os filmes:"Os Maridos Traem e as Mulheres Subtraem"; "A Super Fêmea"; "O Detetive Bolacha Contra o Gênio do Crime"; "O Conde Zebra"; "O Supermanso", e vários outros filmes de pornochanchada. De 1975 em diante fez as novelas:"O Sheik de Ipanema"; "Vila do Arco"; "Canção Para Isabel"; "O Julgamento";"Cinderela 77"; e outras. Todas ainda na TV Tupi.  De 76 em diante  participou dos filmes:"Passaporte para o Inferno"; "Quarto da Viúva"; "Guerra é Guerra".; "Pintando o Sexo". Em 1979, Casarré foi para a TV Globo. E apareceu nas novelas:"Feijão Maravilha"; "O Amor é Nosso". Fez na TV Cultura:"Pic-Nic Casse A". Novamente na Globo;"Ti-ti-ti", "Fera Radical"; "Direito de Amar'. 

 Mas Older Cazarré não deixou de fazer participações humorísticas . Na TV Globo, entre outros programas, salientou-se na "Escolinha do Professos Raimundo".

 Cazarré também foi grande nome na dublagem de filmes. Sua voz pode ainda ser ouvida em seriados como : Hanna- Barbera; Dom Pixote; Loop Le Beau; Zé Colméia;  Plic , de Plic e Plac e inúmeros outros. Nesse trabalho ele foi acompanhado por seu irmão Olney Cazarré, também ator.

Older Cazarré teve uma vida linda e muito alegre, sendo muito querido e estimado sempre. Mas teve uma morte triste. Ele foi vítima de uma bala perdida, vinda por ocasião de um tiroteio no Morro do Pavãozinho, que era perto de sua casa. Cazarré estava dormindo e morreu. Era o dia 26 de fevereiro de 1992, na cidade do Rio de Janeiro.