Já ouviu falar da estrada no Bom Jesus, em Braga, onde os carros sobem sozinhos? É um pequeno troço de estrada (com alcatrão em mau estado) onde frequentemente os automobilistas experimentam a sensação de andar em marcha-atrás, a subir, sem qualquer mudança engrenada e chegando a atingir velocidades na ordem dos 20 km/h.



O local é muito concorrido. Sobretudo aos fins-de-semana, turistas, visitantes e curiosos chegam a fazer fila para experimentarem a sensação de o carro andar para trás (a estrada é de sentido único) a subir. Existem várias teorias para o facto. As mais comuns são a de um magnetismo que impele os carros a subir e a de que se trata de ilusão óptica porque a subida é... a descer! Uma terceira teoria (motivada pelo local mítico em que a estrada se insere) aponta para uma força superior oriunda de um entidade divina.

Para tentar perceber porque é que os carros sobem sozinhos aqueles 100 metros de estrada, desafiei a Universidade do Minho (UM) a tentar encontrar uma explicação científica.

No local, o professor Luís Cunha, do Departamento de Física da UM demonstrou que o fenómeno é uma ilusão óptica. De facto, a estrada que parece subir é a descer. A ilusão, segundo o académico, é motivada por uma outra estrada paralela que desce mais acentuadamente e que serve de referência ao olho humano.

Para demonstrar esta teoria, Luís Cunha utilizou um nível (a bolha indicou o sentido da subida em vários locais), uma bússola e um magneto (não se registaram quaisquer campos magnéticos) e ainda um garrafão com água (o líquido vertido no alcatrão seguiu o sentido supostamente ascendente). Para Luís Cunha as leis da Física estão a funcionar bem no Bom Jesus e não há outra explicação: a subida é afinal uma descida e o mistério não passa de uma ilusão óptica.

GPS: 41º 33,382' Norte – 8º 22,505' Oeste

Neste trabalho fui acompanhado por Diogo Castro, aluno finalista do Instituto Politécnico do Porto, que está a realizar um documentário sobre o Fim da Rua. Hei de falar disso em breve.