http://www.imprensaregional.com.pthttp://www.imprensaregional.com.pt/tvs
Diretor: Sérgio Silva | Última Atualização: 23-09-2015
logótipo
Publicidade
Edição:
Pesquisa:
Newsletter:
Área do Subscritor:
| Lousada
Medalha de Ouro para Mário Fonseca a título póstumo
18/07/2013, 23:55

A Câmara de Lousada vai distinguir diversas personalidades e instituições que se notabilizaram na comunidade local, com distinções honoríficas. A cerimónia vai decorrer no dia 26, pelas 18h30, no auditório municipal.
A Medalha de Ouro de Mérito Municipal vai ser atribuída, a título póstumo, a Mário Fonseca, que se assumiu como uma referência incontornável da história recente do concelho. Clínico devotado e de grande competência, muito dedicado aos doentes, numa relação de grande humanismo e solidariedade, era justamente conhecido por "Médico do Povo".
Mário Fonseca assumiu ainda outras funções, com especial destaque a presidência da Assembleia Municipal, mas também as de presidente da Assembleia Geral e da Direção da Associação Desportiva de Lousada, presidente da assembleia geral da Associação de Cultura Musical, presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, professor no Colégio Eça de Queirós e diretor do jornal Terras do Vale do Sousa, entre outros cargos que desempenhou.


Medalhas de Prata


Nesta cerimónia, vão ser atribuídas também Medalhas de Prata de Mérito Municipal a diversas personalidades  e coletividades.
Assim, vai ser atribuída a Medalha de Prata a António Cunha que se tem destacado por ser um empresário de sucesso, mas sobretudo pela manifesta elevada sensibilidade social.
Também Filomena Teixeira vai ser agraciada com a Medalha de Prata, pelo facto de ser um "exemplo de coragem e perseverança na procura incessante do seu filho, Rui Pedro, persistência do seu combate e o envolvimento na fundação da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas".
Rogério de Castro vai ser distinguido também com a Medalha de Prata. Este professor universitário, entre outros feitos "transformou a Quinta de Lourosa, em Sousela, num espaço vinhateiro de referência, sendo também Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa".
Clara Menéres é também uma das personalidades agraciadas com a Medalha de Prata, pelo percurso notável a nível académico e artístico. Clara Menéres tem uma forte ligação a Lousada por intermédio da Casa da Ledesma, em Santo Estêvão, de que é coproprietária, possibilitando à Câmara assegurar o acervo das suas obras de arte, uma biblioteca de mais de quatro mil volumes, maquetas, estudos, materiais e instrumentos de trabalho para a criação de uma Casa das Esculturas.


Instituições com 25 anos recebem distinções


No seguimento do que tem sido realizado em anos anteriores as associações e coletividades locais, que têm assumido papéis preponderantes no desenvolvimento do concelho são também agraciadas. Assim, vão receber a Medalha de Prata a Associação Ao Encontro das Raízes, Centro Cultural e Desportivo da Ordem, Associação Recreativa e Desportiva de Macieira, Os Pienses, Associação Recreativa e Cultural de Pias e Coletividades de Ação Cultural de Sousela.


Funcionários distinguidos com Medalha de Bons Serviços


Vão ainda ser distinguidos com as Medalhas de Bronze de Bons Serviços dois funcionários da autarquia recentemente aposentados. Assim, António Alípio Marques e José Fernando Moura vão receber esta distinção pelo bom desempenho das suas funções.

Partilhar:
Comentários
Não existem comentários.
Papel Digital
TVS 1474 - 17/setembro/2015

Clique na capa para aceder à edição de papel completa do semanário mais lido do distrito do Porto.


Outros papéis:
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ficheiros
This website is ACAP-enabled