Saúde Financeira

09/10/2015 09:00 - Atualizado em 07/10/2015 10:28

Como montar uma empresa e ser o próprio patrão

Autor do livro "Assim Nasce uma Empresa" conta quais são os passos para se tornar um empreendedor.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você teve uma ideia inovadora ou acredita estar pronto para gerir os próprios negócios, precisa saber como montar uma empresa. Além disso, prepare-se para um caminho desafiador.

Vicente Sevilha Jr., da Sevilha Contabilidade, é bacharel em Ciências Contábeis e autor do livro "Assim Nasce uma Empresa". O consultor conversou com o Vivo Mais Saudável para tirar dúvidas de futuros empreendedores.

Ele explica que, normalmente, as pessoas investem em algo que fazem bem. Porém, um erro bastante comum é pensar que esse domínio da área será o único ou o principal fator para o sucesso. Confira a seguir outras dicas do profissional.

rapaz com planilhas quer saber como montar uma empresa

Entenda como montar uma empresa

Segundo Vicente, um empreendedor logo descobre que ele precisa dominar outras habilidades – muitas das quais ele nunca pensou que seriam necessárias, como administração de pessoas, marketing, finanças, contabilidade, tributos, negociação, estratégia e planejamento. "Capacite-se no máximo de áreas que puder para que seja mais fácil seu início", orienta.

Uma alternativa para quem vai começar é montar uma empresa na condição de Microempreendedor Individual (MEI). Existem muitas atividades permitidas, mas nem todas são autorizadas. As chamadas profissões regulamentadas - caso de médicos e dentistas, por exemplo - não se enquadram na categoria.

As empresas desse modelo têm um limite de receita bruta anual, que não pode exceder R$ 60 mil, e podem ter apenas um funcionário. A formalização desse tipo de negócio é gratuita e as taxas de contribuição têm valores reduzidos, conforme os impostos que incidem em cada cidade.

"Se você não se encaixa nas condições para ser MEI, terá que abrir uma empresa em formato um pouco mais complexo", afirma o contador. O modelo mais utilizado são as sociedades por cotas de responsabilidade limitadas, as famosas LTDA. Nesse tipo de sociedade, será preciso que você defina alguns pontos, com destaque para:

- Nome da empresa

- Quem serão os sócios

- Qual será o valor a ser investido por cada sócio, o chamado capital social

- Quem administrará a empresa

- Quais atividades a empresa irá realizar

- Em que endereço ela irá se estabelecer.

Saiba Mais
Reforço no bolso: 7 maneiras de ganhar mais dinheiro
Dificuldade de concentração mascara talentos ocultos
Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro

Com essas informações definidas, será preciso preparar um contrato social, que é o documento que cria a sociedade e define todas as regras que os sócios deverão seguir e como a empresa funcionará. O documento é registrado e, depois, é necessário obter o Cadastro Nacional da Pessoal Jurídica (CNPJ), bem como autorizações estaduais e municipais para o funcionamento.

Dependendo da atividade e da cidade onde você for se estabelecer, algumas licenças prévias precisarão ser obtidas, como por exemplo:

- Licença ambiental: exigida especialmente para indústrias

- Licença para comércio exterior: quando a empresa for exportar ou importar

- Licenças de agências reguladoras: caso de serviços que precisem de autorização da Aneel, da Anatel, da Anvisa, entre outras.

Planejamento é tudo

No quesito aporte financeiro, um planejamento inicial vai indicar que tipo de recursos sua nova empresa precisará. Pode haver a necessidade de adquirir máquinas e mobiliários, realizar reformas e comprar um estoque inicial de mercadorias, por exemplo.

"Você não deve esquecer que, muito provavelmente, sua empresa não será lucrativa por algum tempo. Eu diria pelo menos dois anos. E você vai precisar de dinheiro para cobrir despesas da empresa até que ela atinja o ponto de equilíbrio", explica Vicente.

O profissional completa alertando que o empreendedor precisará de dinheiro para suas contas pessoais durante esse período em que a empresa não terá lucro. Ou seja, é preciso pensar numa fonte garantida de renda.

Depois de conferir nossas dicas de como montar uma empresa, você acredita estar pronto para embarcar nesse desafio? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e qualidade de vida aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
negócios
carreira
empreendedorismo
mercado de trabalho

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ