Raça Minhota ou Galega

 

 

 

 

 

 

 

 

SOLAR

     A raça Galega teve origem no minho mais concretamente no distrito de Viana do Castelo e foi-se expandindo para os distritos vizinhos Braga e Porto; ainda muitos exemplares passaram para além das fronteiras devido à exportação de animais para Inglaterra.

PASSADO

     Na origem da raça Galega existiam 3 grupos de famílias: grupo dos marelos, bragueses e os vermelhos no distrito de Viana, representando estes 1/3 do total desta raça.
     Por ser de todas a mais conformada para a engorda e trabalho ser também a de melhor produção leiteira a família dos vermelhos acabou por se impor fazendo desaparecer os marelos e os bragueses.
     Esta raça foi explorada nas 3 funções: leite, carne e trabalho. A função leiteira é o motor principal das explorações desta raça. A produção de carne deriva sobretudo dos vitelos e das vacas substituidas e de alguns novilhos recriados para engorda.
     Eram utilizados no trabalho as juntas de bois que eram empregues nas lavouras e no transporte de cargas.

PRESENTE

     No presente começa a haver menos exportação desta raça para Inglaterra o que provocou uma grande crise na pecuária pois era da exportação destes animais que a maioria das explorações vivia, assim essas explorações optaram por substituir a raça Galega pela turina o que provocou uma diminuição da raça Galega.
     A Galega ficou na zona de Viana do Castelo, onde sofreu vários cruzamentos com a raça turina o veio aumentar o seu potencial leiteiro.

PERSPECTIVAS FUTURAS

     Com o passar dos anos vai-se verificar que esta raça vai existindo enquanto for necessário o recurso ao trabalho continuar a ser necessário, estamos convencidos que a raça galega continuará a expandir-se. Porque são animais de grande porte e que se adaptam bem aos trabalhos agrícolas.

CONCLUSÃO

     Actualmente na zona do Galego a dificuldade não se põe para apreciar o grau de pureza da raça, mas sim para avaliar o seu grau de abastardamento.
     Isto porque não é provavel que se encontre algum animal que não tenha já influência de outras raças.
     Encontram-se animais que são produtos do cruzamento com as mais diversas raças desde a Barrosã à Gelbvieh, passando pela Mirandesa, Frísia e Charolesa.