Blocos Flor da Primavera e China vencem o Carnaval

Os dois blocos ganharam nota 10 em todos os quesitos

 

Em uma acirrada apuração disputada quesito a quesito os Grêmios Recreativos Blocos Carnavalescos (G.R.B.C) Flor da Primavera e do China dividiram o título do carnaval de Duque de Caxias, promovido pela Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC), com o apoio da Prefeitura. Os dois blocos receberam nota 10 em todos os quesitos, totalizando 90 pontos, na apuração que aconteceu nesta sexta-feira (12/02), na quadra da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, no Centro. A vitória teve um sabor especial para cada agremiação. O Flor da Primavera conquistou o tricampeonato, enquanto o China, do bairro Centenário, não era campeão desde o ano 2000. O Império do Gramacho, que este ano faturou o título de campeão do Grupo 1 da Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (FBCERJ), ficou com o terceiro lugar com 87 pontos, seguido pela Unidos da Laureano com 77,5 e o Esperança de Nova Campina com 75,5.

O secretário de Cultura André Oliveira verde junto com os dirigentes dos grupos vencedores e a Corte Momesca de Caxias

“Quero parabenizar todos os blocos, que com muito empenho tornaram possível a realização da festa, com um excelente desfile. O prefeito Alexandre Cardoso que resgatou o carnaval no Centro do município ficou muito feliz e satisfeito com os desfiles e com a parceria da ACDUC. Foi uma grande conquista o retorno do carnaval ao primeiro distrito, que contou com toda a segurança e estrutura disponibilizada pela prefeitura. É fundamental que esta tradição seja mantida para os futuros carnavais”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira.

Os integrantes do Flor do Primavera comemoram o tricampeonato do carnaval em Caxias

Os blocos carnavalescos foram avaliados pelos jurados em nove quesitos: Estandarte, Enredo, Alegorias, Abre-Alas, Fantasia, Evolução, Samba-Enredo, Bateria e Coreografia do Mestre Sala e Porta-Estandarte. Além disso, foram entregues troféus para os destaques individuais dos desfiles: Estandarte (Flor de Primavera); Ala das Baianas (Império do Gramacho); Mestre Sala (Flor de Primavera); Samba Enredo (Império do Gramacho); Ala das Crianças (China); Bateria (Laureano); Abre Alas (China); Intérprete (Curió/China); Porta Estandarte (Esperança de Nova Campina). A ACDUC entregou ainda medalhas e placas de reconhecimento ao prefeito Alexandre Cardoso, representado pelo locutor oficial da prefeitura, Renildo Gomes; o dirigente da Grande Rio, Helinho de Oliveira; e o secretário de Cultura, André Oliveira.

O mestre de baterira Jhonny da Unidos de Laureano recebeu o troféu de terceiro lugar das mãos do locutor oficial da prefeitura Renildo Gomes

“Sem a ajuda do prefeito Alexandre Cardoso e o esforço de todas as pessoas que participaram do desfile, hoje não estaríamos aqui comemorando mais uma edição de sucesso do nosso carnaval. Nos governos municipais anteriores, o carnaval de Caxias ficou 15 anos esquecido. E com a atual gestão da prefeitura, tudo ocorreu da melhor maneira possível. Além disso, tenho que fazer um agradecimento especial ao secretário e o subsecretário de Cultura e Turismo, André Oliveira e Beto Gaspari, pela parceria de sucesso”, afirmou O presidente da ACDUC, Inocêncio Barbosa.

O secretário de Cultura André Oliveira verde entrega a taça de campeão aos dirigentes dos blocos Flor de Primavera e China

O desfile dos blocos de enredo atraiu foliões de diversos bairros para o Terreirão e a Passarela do Samba nos cinco dias de carnaval na Avenida Leonel de Moura Brizola e na Praça do Pacificador. Na avenida, os blocos Império do Gramacho, Unidos do Laureano, do China, Esperança de Nova Campina e Flor da Primavera mostraram o trabalho árduo anual dos barracões.

O carnaval contou com a participação das secretarias municipais de Cultura e Turismo; Defesa Civil e Políticas de Segurança; Saúde; Serviços Públicos; Assistência Social e Direitos Humanos; Ações Institucionais e Comunicação; da Guarda Municipal; e Polícia Militar. A estrutura montada pela prefeitura incluiu banheiros químicos, ambulâncias, lixeiras, arquibancadas e um palco por onde passaram artistas e DJs.

Apuração na quadra da Grande Rio 

Também marcaram presença na apuração à corte momesca – formada pelo rei Momo André Drumond, pela rainha Thayna Gonçalves dos Santos, a princesa Luciene Santinha, a princesa trans Marcelly Morena e o cidadão do samba, Sérgio Lourenço.

G.R.B.C. Flor da Primavera

Tricampeã do carnaval de Duque de Caxias, o G.R.B.C. Flor da Primavera, levou para avenida o luxo com o tema afro, “Igbé Omnira, um grito de liberdade”. O bloco do bairro Jardim Primavera, no segundo distrito, mostrou um desfile impecável.

“É um orgulho imenso estar fazendo parte dessa história de resgate do carnaval de Caxias. Fizemos um trabalho maravilhoso, o titulo sendo dividido com o China também foi justo”, destacou o presidente do bloco carnavalesco, Jorge Luiz Cesário.

No ano passado, o bloco havia conquistado o título do Grupo 1 da Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro (FBCERJ), que este ano foi vencido pelo também caxiense, Império do Gramacho.

G.R.B.C. do China

O bloco do bairro Centenário não soltava o grito de campeão há 16 anos. Este ano homenageou a escola de samba Grande Rio, e curiosamente conquistou o título na apuração realizada justamente na quadra da escola que representa a cidade no desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

“Torço pelo bloco com o mesmo amor que tenho pela Grande Rio. Então foi uma felicidade dupla levantar o caneco aqui na quadra da escola”, ressaltou a presidente do bloco, Maria da Paz. 

Classificação final do Carnaval de Duque de Caxias

1º Lugar – G.R.B.C. Flor da Primavera (Campeão) /  G.R.B.C. do China – 90 pontos (Campeão)

2º Lugar – G.R.B.C. Império do Gramacho – 87 pontos.

3º Lugar – G.R.B.C. Unidos de Laureano – 77,5 pontos.

4º Lugar – G.R.B.C. Esperança de Nova Campina – 75,5 pontos.

BUSCAR NO PORTAL

OUVIDORIA MUNICIPAL

DFDASSS

REDES SOCIAIS

twitter 

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

TRANSPARENCIA 3

CADASTRO CULTURAL

unnamed

WEBMAIL

BANNER WEB web mail 1

Contracheque

unnamed 1

banner-servidores-ativos

banner servidores ativos

banner servidores inativos

SERVIDOR

banner processos administrativos

CONSULTA DE PROCESSOS

BOTAO CONSULTAR 1

PROGRAMA HABITACIONAL

unnamed 1