< BIOGRAFIAS | VOLTAR
ELIANA

BIOGRAFIA DE ELIANA , PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

 O nome completo da apresentadora Eliana   é Eliana Michaelichen Bezerra. Ela nasceu na capital paulista, em 22 de novembro de 1973. Seu pai se chama José Bezerra e  é cearense, nascido no município de Solonópoles.Ele veio para São Paulo e aqui conheceu  dona Eva Michaelichen, paranaense, e com  ela se casou. Sua primeira filha foi Helena e sua segunda filha Eliana. José Bezerra era zelador de um prëdio e nessa função consta que continua até os dias de hoje.

Apesar da profissão humilde, os pais de Helena e Eliana tudo fez para dar a elas uma boa educação. Eliana foi estudar no Colégio Vila-Lobos, no Ibirapuera, e sempre participava nas festinhas de seu colégio. Gostava muito de dançar e de participar de bailes.O início de sua carreira foi em 1982. Não tinha ainda 10 anos e era loirinha e bonitinha.  A pedido da filha Eliana, dona Eva, sua mãe, a matriculou numa agência de modelos e Eliana, um tempo depois foi escolhida para fazer o comercial; que ficou famoso:"Meu Primeiro Sutiã", onde ela fazia só figuração. Aos 13 anos foi chamada para participar do grupo"As Patotinhas", no ano de 1986. Fez muito sucesso cantando em grupo a canção Baile dos Passarinhos, no SBT. No ano de 1989, estava com 16 anos e foi convidada por Gugu Liberato  para integrar o grupo Banana Split. Foi um sucesso. Eliana era a maior do grupo, pois estava com 1 metro e sessenta e dois centímetros .E participava do programa"Qual É A Música", apresentado por Sílvio Santos.Aos poucos a carreira de Eliana foi crescendo e no ano de 1991, foi convidada por Silvio Santos, para ser apresentadora. Começou aí verdadeiramente sua carreira. O programa  se chamava:"Festolândia". Nessa época Eliana era esforçada e cursava Psicologia, na FMU.

 Seu segundo programa foi:"Sessão Desenho". E aí ela lançou a música : "Meus Dedinhos". Ficou conhecida como Eliana dos dedinhos. Teve que deixar a faculdade, pois os programas foram aumentando. Em 1923, aos 20 anos de idade. lançou seu terceiro programa:"Bom Dia & Cia.", que mais tarde passou a se chamar: Eliana & Cia". Era um programa com muitos atrativos para as crianças, ou seja:"desenhos, bonecos, músicas, etc.Aos 23 anos, Eliana passou a comandar também o programa:"TV Animal".No ano de 1998, Eliana estava consagrada como apresentadora infantil, e várias emissoras a solicitavam. Foi quando ela resolveu transferir-se para a Rede Record de Televisão.

Na Record lançou o:"Eliana e Alegria", com grande sucesso. O desenho Pokemon chegou à liderança do IBOPE no horário, atingindo 10 pontos. Chegava a marcar 15 pontos. Em 1999, Eliana lançou:"Eliana no Parque", que ia ao ar aos domingo e era uma competição entre colégios. Em 2000, o programa saiu do ar. Mas o programa:"Eliana e Alegria "continuava.

Em 2003, Eliana passou a apresentar programa para adolescentes. E em 2004 ,  passou para o :"Programa Eliana" e em 2005 surgiu o:"Tudo É Possível", voltado para o público em geral. O programa vai ao ar nas tardes de domingo e chegou a ter picos de 19 pontos.Apresentou, entre outras coisas o quadro do Mister M.

Em Agosto de 2009, após 10 anos de TV Record, retornou ao SBT e apresenta o "Programa Eliana" nas tardes de domingo.

Eliana também é empresária. Vende brinquedos principalmente.  Ela ocupa o primeiro lugar no ranking de venda de produtos do gênero. Já comercializou mais de dez milhões de brinquedos, desde o ano de 1994. Eliana  possui mais de 100 produtos licenciados.

 Ela é também cantora  e tem vendido muitos discos. Seu primeiro disco, em 1993,"Os Dedinhos", vendeu 300 mil cópias.Depois o disco: "Eliana", chegou a 260 mil. E assim ela foi gravando um disco por ano, sempre  com vendagem  alta. Em 2006, seu 15º disco, vendeu 150 cópias. Recebeu vários Discos de Ouro, Discos de Platina, Disco de Diamante, o que aconteceu em 1995, quando lançou:"Eliana", e vendeu um milhão e meio de cópias.Em 1999, A cantora foi indicada ao Grammy Latino, concorrendo como Melhor Álbum Infantil:"Primavera".

Eliana também participou de cinema.Em 2005 fez;"Eliana em o Segredo dos Golfinhos", filme do qual também foi produtora. Esse filme levou 350 mil pessoas às salas de cinema.Eliana também lançou dois livros infantis:"Os Segredos dos Golfinhos"e "Os Segredos do Pantanal".

Em 2003, Eliana ganhou o Prêmio Tim de Música Brasileira,  como Melhor Álbum Infantil:"É Dez".Em 2004, ganhou o "Troféu Imprensa", como Melhor Programa Infantil:"Fábrica Maluca".

Os amores de Eliana também foram famosos. O primeiro foi Márcos Quintela, do grupo Dominó. Depois foi Luciano  Huck. Depois foi Roberto Justus,com quem se casou. Mas o casamento durou pouco. Em 2004 , casou-se com Edu Guedes e o casamento chegou ao fim em 2007.