Futebol Brasileiro

Afinal, quantos gols Pelé tem pela Seleção Brasileira?

A polêmica é se o craque tem 77 ou 95 gols, de acordo com a regra da FIFA

Futebol Brasileiro POR Futebol Brasileiro

Sempre que se fala da quantidade de gols do Pelé pela Seleção Brasileira, surge a polêmica se ele tem 77 ou 95 gols. De acordo com a FIFA, os gols a serem computados como válidos são os disputados em jogos da seleção principal, contra outras seleções principais. Ou seja, jogos oficiais (full international matches, em inglês), podendo ser amistosos ou fazerem parte de alguma competição.

Por isso, jogos de seleções olímpicas, sub-20 e sub-17 não contam. Partidas contra clubes ou combinados locais também não fazem parte da contagem. Por isso, Pelé teria 77 gols com a camisa canarinha.

Entre os 18 jogos discrepantes, que não contam para o ídolo do futebol nacional, estão partidas contra o Malmö da Suécia, o Internazionale da Itália, o Atlético Madri da Espanha, AIK da Suécia, o Bahia, a Seleção Pernambucana, o Atlético Mineiro, a Seleção Amazonense, o Combinado de Guadalajara do México e o Combinado de León, também mexicano.

Em todos os jogos, que aconteceram entre os anos de 1960 a 1970, o craque marcou um, dois ou três gols.

Neymar ultrapassa Pelé em um quesito

Aos 22 anos, Neymar é o mais jovem a alcançar a marca de fazer pelo menos quatro gols pela Seleção em uma partida oficial. E também o único a ter marcado todos os gols da partida.

O camisa 10 se igualou aos craques Ademir de Menezes, Zizinho, Julinho Botelho, Careca, Romário e Zico. E superou Pelé neste quesito. O Rei do Futebol chegou a marcar três gols em sete oportunidades: contra a França em 1958, o Paraguai e o Chile em 1959, a República Árabe Unida em 1960, a Argentina e a França em 1963 e a Bélgica em 1965.

Pelé jogando pela Seleção Brasileira
Pelé jogando pela Seleção Brasileira

Em goleada, Neymar marcou quatro gols contra o Japão e ultrapassou Pelé, assista:

 

Veja também: Qual a bicicleta mais espetacular: a de Rivaldo ou a de Ronaldinho?


Notícias

Futebol Brasileiro

Programação da TV

Fundamos o Esporte Interativo em 2007 para ser uma empresa dedicada a produzir e distribuir conteúdo esportivo em múltiplas plataformas e para estar perto do apaixonado por esportes, onde ele estiver. Por isso, falamos com a linguagem do torcedor, com paixão e emoção. Foi assim que escolhemos e nos orgulhamos dessa decisão, em todas as mídias que estamos presentes.

© 2014 ESPORTE INTERATIVO. Todos os Direitos Reservados.

Powered by WordPress.com VIP
Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 344 other followers