Joinville         -          Quarta-feira, 4 de Setembro de 2002         -          Santa Catarina - Brasil
 
 

ANotícia  

I  
N  
F  
O  
R  
M  
A  
L  







Maceió
esporte@an.com.br

Doces lembranças

Alberto Taranto acaba de ser homenageado pela Liga Jaraguaense de Futebol. O Baependi, dos anos-50, cujo biotipo tinha o perfil e a robustez física dos alemães da Baviera, me inspirou a escrever algumas croniquetas. Vivia eu a flertar a frieza do goleiro Gualke, a classe do zagueiro Otacílio Pedro Ramos, o estoicismo do lateral Americano, os passes milimétricos do cerebral Hamílton e um centroavante loiro (já falecido) misto de jogador técnico e trombador. Atrás, à frente da grande área, na típica função de Franz Beckenbauer, Taranto passeava seu futebol vistoso e elegante, num perfeito trabalho de ligação com os homens de frente. Dava gosto ver o Baependi, time guerreiro que se dividia entre a transpiração e a inspiração. Seus jogos no estádio do Atlético em São Francisco tinham a aura dos grandes clássicos, a maioria temperada pela velha rivalidade dos bambambãs aqui do norte/nordeste; e contra a dupla América-Caxias eram disputados em ritmo efervescente. O velho Taranto jogou anos a fio e, com seu temperamento ameno, não me ocorre de tê-lo visto sofrer alguma advertência da arbitragem. Por isso, quando a idade começou a pesar, ele inverteu os papéis. trocou a camisa "cinco" pelo apito e, com a experiência acumulada nos tempos de jogador, chegou ao quadro de árbitros da Divisão Especial de Santa Catarina. Convidado para a belíssima homenagem que a Liga Jaraguaense prestou ao velho fidalgo, não pude comparecer - mas fiquei a lhe dever dois dedos de prosa e junto quero enviar também o mais fraternal abraço. Gente fina, este Taranto!

Força, Avaí !
Pode parecer estranho, mas Avaí e Sampaio Corrêa se enfrentam na Ressacada hoje às 20h45. Horário de televisão é privilégio do patrão, o resto é responsabilidade do mandatário - que, vindo de derrotas fora, precisa do resultado para reequilibrar-se na tabela do Brasileiro da B. O Sampaio não é bicho de outro mundo, mas é preciso que o Avaí mostre sua tradicional garra. Adílson Batista também mexe no ataque: substitui Mílton por Michel e coloca Alex na função de armador.

De Primeira

Não engoliu - Aloysio Machado Filho, o Alu, Diretor de Desportos da Fesporte, ficou desapontado com a atitude do presidente Hans Werner de, na solenidade em regozijo à passagem dos 45 anos de fundação da FCFS, segunda-feira passada, ter prestado significativa homenagem a várias personalidades do esporte catarinense, entre elas Pepe, Rogério, João Carlos, Assis, e sequer mencionado o nome de Ideraldo Luiz Marcos. "Achei ridículo. Pior do que a humilhação foi a discriminação".

Cortesia - Acolhendo proposição de Osni "Duda" Rhenius, da Rádio Cultura de Timbó, a Fesporte decidiu bancar as despesas de todos os veículos e profissionais de imprensa que forem cobrir os Jasc em Lages. Esclarece Pedro Pastos que a entidade cobrirá inclusive o custo de linhas telefônicas nas transmissões e instalação dos computadores a serem utilizados pelos jornalistas. Nota 10 para Duda, que defendeu solitariamente esta causa e hoje vê seus esforços recompensados.

JEC-JEC - De Márcio Vogelsanger, ex-presidente do JEC, sobre o departamento amador do clube: "A coisa mais difícil no futebol é você revelar um jogador de nível. Nos meus seis anos de Joinville apareceram mais de 500 calouros e o único que vingou foi Paulinho. E para manter o departamento, não se gasta menos de 15 mil mensais, isto sem incluir cirurgias" - Imagino, pois, que não tem sido nada fácil a vida de Mauro Bartholi - que agregou às suas divisões de base uma estrutura bem mais profissional! Se até o final do ano o JEC revelar um craque, tudo bem!

Pescaria - Vilmar Steil e Irineu Machado passaram dez dias longe das digníssimas, singrando as caudalosas águas do Pantanal e não trouxeram um único lambari! - Um baixinho do Caxias, cujo nome e sobrenome são compostos por dois dissílabos, trombeteava ontem: "Nunca vi alguém pescar sem redes nem caniço".

Só amanhã - Lages e Caxias, que jogariam hoje pelo "mata-mata" do Estadual da Segundona, ficou para amanhã às 3 da tarde. A transferência se deve à interdição do Vidal Ramos Júnior nesta quarta-feira para atender a uma etapa das obras que a Prefeitura vem realizando no estádio - que dentro de dez dias será palco da solenidade de abertura dos Jogos Abertos de SC.

Contratações - Lages recebe hoje mais dois reforços: atacante Tiganá e lateral direito Ricardo, que vinham atuando pelo Glória de Vacaria. Outra boa surpresa é a recuperação física e técnica do ponta Didi. Estava mal, a bola batendo na canela, mas bastou emagrecer quatro quilos para seu futebol melhorar da água pro vinho.

Rodada - Dois jogos abrem hoje o play-off do primeiro turno do Estadual da 2ª Divisão: Camboriú x Tiradentes e Brusque x Kindermann. Amanhã, além de Lages x Caxias, jogam Metropolitano x Fraiburgo. A competição está tão nivelada que não dá para arriscar qualquer prognóstico sobre os dois finalistas.

Futsal - Time-base de Jaraguá do Sul (leia-se Malwee) para tentar o bi dos Jasc em Lages: Franklin; James, Manoel Tobias, Cacau e Marcel. Só "feras". Cacá Pavanello garante que o público lageano assistirá, também, o melhor júnior em atividade no Estado: o ala Jonas, já convocado para a seleção brasileira.

Clássico - Na abertura do salão dos Jasc, Jaraguá x Joinville. Choque entre o mago Ferreti e o bruxo Banana. Sei lá que bicho vai dar!

Manchetes AN
Das últimas edições de Informal
03/09 - A maratona do Brasileiro
02/09 - JEC surpreende
01/09 - Unisul em primeiro lugar
31/08 - Avaí, hoje
30/08 - Pires, pão e vinho
29/08 - O "velho" Zé Carlos
28/08 - Muricy adota esquema-Felipão

 
Copyright © 2000 A Notícia - Fone: 055-0xx47 431 9000 - Fax: 055-0xx47 431 9100 - Rua Caçador, 112 - CEP 89203-610 - C. Postal: 2 - 89201-972 - Joinville - SC - BRASIL - EXPEDIENTE
 
Por: Torque Comunicação e Internet