Central do Assinante







PUBLICIDADE



AS MAIS LIDAS
Página Inicial:: >> Cultura >> Notícias >>
sábado, 1 de março de 2008

Partituras românticas ganham vida

"Patrimônio Arquivístico Musical Mineiro", que resgata legado inédito de compositores de Minas, será lançado dia 11
Foto: Divulgação
O projeto objetiva promover um resgate de partituras inéditas que estavam sendo perdidas com o tempo

Resgate de um legado inédito de compositores românticos que marcaram a música brasileira, o projeto "Patrimônio Arquivístico Musical Mineiro – PAMM", da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, vai editar e lançar três álbuns de partituras, de seis diferentes autores mineiros dos séculos 18, 19 e início do século 20, totalizando nove volumes, acompanhados de um CD-ROM com textos e partituras para impressão.

O primeiro álbum traz obras de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Jerônimo de Sousa e Francisco Valle, resultado de um trabalho de pesquisa em acervos musicais de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo que começou em dezembro de 2006. O lançamento acontecerá no dia 11, às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e será marcado por uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) e do Coral Lírico. Sob regência do maestro Afrânio Lacerda, serão apresentadas obras inéditas de Lobo de Mesquita, Jerônimo de Sousa e Francisco Valle.

Através do projeto, partituras esquecidas e desgastadas pelo tempo ganham vida para a execução, depois de quase dois séculos. Uma verdadeira garimpagem foi realizada em acervos musicais nos estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Os manuscritos selecionados foram restaurados, propiciando o acesso a músicas e composições inéditas de consagrados autores mineiros. O musicólogo e coordenador técnico do projeto, Paulo Castagna, conta que a composição musical, em Minas Gerais, iniciou-se no final do século 18. "A diversidade de fontes do projeto vai assegurar um resultado o mais próximo possível do original, permitindo que as pessoas usufruam de um patrimônio musical até então desconhecido", explica.

A principal característica desse projeto, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), é o fato de ele beber na fonte de acervos espalhados por três estados brasileiros.

Serviço

Lançamento do projeto Patrimônio Arquivístico Musical Mineiro – com apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) e do Coral Lírico.

Data/Horário: 11 de março, às 20h30.

Local: Grande Teatro do Palácio das Artes.

Ingresso: Setor I e II, R$ 15; Platéia Superior, R$ 10.









COMENTE ESTA NOTÍCIA


COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA






NOTÍCIAS RELACIONADAS