Casa & Palácios

Publicado em em - Atualizado em 20/01/2013 às 09:35:09
Perfil de

.

Da agenda elegante da temporada: o "sim" de Tatiana Mathias e Rafael de Mello. Ela, filha de Sidney (Creida Feres) Mathias. Ele, de Oswaldo (Ana Maria Ferraz) Tavares de Mello.

- O Paraná não tem moradia oficial de governador em Curitiba. Houve uma exceção recente: no governo Álvaro Dias, a casa que fora endereço particular arrestada por um banco estatal para pagamento de débitos, acabou virando residência oficial.

- De vida efêmera, virou repartição educacional.

- A exceção fica na Região Metropolitana, antigo Parque Castello Branco, a outrora famosa Granja do Cangüiri, construída lá pelos anos 30/40.

- Sem falar na casa da Ilha das Cobras.

Casas - 2

- Pois é, lá na Granja do Cangüiri, pouquíssimas vezes utilizada pelo atual governador, que Roberto Requião, Maristela e os filhos deverá o passar a maior parte do tempo.

- Em parte, porque RR e Maristela cultivaram real mentalidade ecológica e nada melhor do que dormir e acordar naquele espaço que hoje pertence ao município de Pinhais.

- Mas a escolha tem sentido prática: a casa do novo governador, no bairro do Bigorrilho, é uma residência pequena. E o cargo exige espaço até para abrigar

o entra-e-sai de seguranças e viaturas que dãoatenção à família do mandatário.

Casas - 3

Claro que RR e Maristela não vão desativar acasa de Curitiba. Mas o certo é que ficarão a maiorparte do tempo no Cangüiri. O que, pode, até,vir a valorizar os imóveis da redondeza.

- O governador e família serão vizinhos da ampla sede campestre das testemunhas de Jeová, do Curitibano Campestre, do agora recém-inaugurado Parque das Ciências (ex-Castelo Branco, de exposições agropecuárias), da Colônia Farias e do Condomínio Pousada Quatro Barras, onde moram muitos chiques e famosos.

Site Banestado

- Até semana passada, quem acessasse o siteEstado do Paraná (governo) encontraria mensagem conclamando os internautas a depositarem seu dinheirono Banestado e lá fazer aplicações.

- Quem é mesmo o "web master" governamental?

Santiago de Compostela, a inspiração para C. Coppio

Celso Coppio recebeu, na noite do último dia 27, em sua galeria de arte para mais uma individual de pinturas, retratando desta vez a mística Santiago de Compostela, Espanha.

Centenas e centenas de convidados foram recebidos em ambientação luxuosa, criando acolhedora atmosfera.

Entre muitas tochas, velas imensas e tapetes espalhados por todo o jardim, tenda formando ambiente de estar abrigava os convidados, servindo de cenário para a entrada da galeria.

Mais adiante, pequena orquestra de música celta, com instrumentos típicos da Galícia, brindavam os convidados com peças do repertório celta e barroco, culminando com fanfarras galegas, executadas entre os presentes pelos músicos vestidos com trajes típicos.

Braseiro mouro aquecia caldo de tomates secos ao champagne, polvo marmorizado, foie gras ao roqquefort e torteletes de camarões compunham a mesa oferecida pelo anfitrião.

Tudo isso como moldura para exclusiva exposição onde todos os quadros foram vendidos na noite do vernissage.

Entre os presentes: Carlos e Heloísa Ghest, Moacir e Rossana Lazzaroto de Oliveira, Lourete Tacla, Suzana Slaviero, Ione Glaser, Jandirinha Khury, Sonia Oms, Oriovisto Guimarães, Mauro e Graziela Fusso, Marins, Ângela e Norma Camargo, Vilma Sabóia, Viviane Kaled, Eliane Caldeira, Zilda Beltrão Fraletti, Eliane Macedo Novelli Viana, Miriam Moreira Teixeira, Simone Matos.

Ana Clara Garmendia, Joselde e Rubens Tuma Júnior (from Ponta Grossa), Maria Pia Monteiro de Almeida, Ellen e Beito Simonetti, Fernanda Richa, Maria Cecilia de Leão Rosenmann, Leony Mueller da Costa, Beatriz Ferroni Ferreira, Beth Palazzo, Neuza Madalosso, Celine Geara, Vânia e Paulinho Dalmaz, Fernando Calderari, Carlos Eduardo Zimmermann, Janete Mehl, Jan Buguslawsky.

Também, René Tomczak, Ligia Leal, Maria Ângela Tassi, Jaime Guelmann e Judy Nunes, Beatriz Séra, Liliana Ribas, Lylian Vargas, Raquel Raad, Lorys Marchesini, Gustavo e Maria Cristina Kastrup, Elisa e Giovanni Muffone, Cleys Ribas, Suzy e Marino Garofani, Lenita Camargo Izique, Tereza Koch e Antônio Cavalcanti, Maria Cecília e Antônio Noronha, Tânia Maingué, Ingrid e Affonso de Azevedo Romanó, Helena e Moysés Paciornik, Vera Laufer, Suelena Rocha, Elvira Ramon, Edith Mansur Sperandio, Ilse Lambach.

E, ainda, Nádia Aleixo, Raul Reinhardt, Kazuko Akamine Ferraz, Eliane Molinari, Silnara e Faruk El Khatib, Mário De Mari e Luiz Gil de Leão Filho, Sonia Salim (from Rio de Janeiro), Maria de Fátima Sperandio, Marisa Saraiva, Cyroba Ritzmann, Tânia Vieira, Therezinha e Miguel Scavone (from São Paulo), Heloísa Hauer, Jayme Bernardo, Eduardo Mourão, Vilma Slomp, Waldemar Niclevicz, Emilisa Cury de Macedo, entre outros tantos.

Pissetti

- Na semana, houve jantar only for men - prevalecendo comunicadores - em homenagem ao futuro secretário de Comunicação Social, Airton Pissetti. Cordial e com agradável diálogo, Pissetti foi muito indagado sobre o futuro governo. Saiu-se sempre diplomaticamente, só falando o que ainda pode revelar.

Imprensa

- Ainda da área de comunicação: já está decidido que um outro parceiro fidelíssimo de Roberto Requião, o jornalista e publicitário José Benedito Pires Trindade, deverá mesmo cuidar do setor de imprensa da Secretaria de Comunicação Social. Fica com o dia-a-dia da notícia de governo.

- O terceiro "partner" da RR na montagem de sua campanha e marketing político, o publicitário Almir Feijó Jr., deverá mesmo ficar no que tem feito nos últimos 20 anos: só publicidade e marketing.

As damas

- Até meses atrás, a situação pessoal de algumasex-primeiras damas do Estado era muito difícil do ponto de vista pecuniário. A questão foi resolvida com habilidadepelo atual governador, que propôs e a Assembléia aprovou, pensão especial para as viúvas de ex-governadores, que passaram a ganhar proventos integrais que caberiama seus ex-maridos, se tivessem no governo.

- Dona Egipcialinda Parigot de Souza e Nice Braga, além de dona Flora Camargo Munhoz da Rocha, prestaram homenagem a Lerner pelo gesto que as beneficia também.

Rateio de cargos

-.Já está definida a proporcionalidade partidária para a distribuição de cargos federais no Estado. A fatia maior será do PT, em segundo lugar o PMDB e em terceiro o PL. Depois vêm os demais partidos (nanicos) que apóiam o presidente eleito.

-.No Paraná existem cerca de 1.750 cargos chamados em comissão, preenchidos por nomeação.

Ilustres jubilados

- Instituto de Engenharia e o Crea-PR vão homenagear, na próxima quinta-feira, 163 profissionais que completaram 50 e 60 anos de atividades na engenharia.

- Entre eles está um engenheiro civil diplomado há 70 anos pela UFPR: Orlando Seiler Giglio, 92 anos de idade e detentor da carteira n.º 2 do Conselho Profissional.

Na relação dos que vão receber o diploma de jubilados estão dois ex-ministros de Estado, Affonso Camargo Neto e Karlos Rischbieter, dois ex-secretários, Osires Stenghel Guimarães e Alípio Ayres de Carvalho, e o ex-prefeito de Curitiba Saul Raiz.

Rápido

- O professor Diocezar Portella (leia-se Curso Portella de Idiomas), sempre inovando, tem agora setor altamenteespecializado, no atendimento a alunos que fazem mestrado e doutorado, e que precisam do conhecimento de outrosidiomas, já que parte da bibliografia necessária não seencontra disponível na língua portuguesa.

Para este segmento, o método revolucionário, com professor individual, apresenta resultados surpreendentes a partir de 40 horas/aula, atraindo alunos de diversos estados do País.

Acampamento vip

- Na semana passada o espaço cercado doCentro Cívico encheu-se de tendas coloridas.

- Para os menos atentos poderia parecer um acampamento da facção mais vip do MST, mas era apenas programa de extensão popular de projeto cultural de banco.

Publicidade

Publicidade