Na Prática a Teoria é Outra Rotating Header Image

Nós

NPTO é, na maior parte do tempo, e quando as vozes em sua cabeça o deixam em paz, Celso Rocha de Barros, cientista social com doutorado e tudo (lattes), flamenguista, meio esquerdoso.

Durante a fase inicial do blog, eu, além de escrever, fazia a “arte-final” dos posts, que tinha outros dois colaboradores anônimos, que insistem em permanecer anônimos, por motivos que me escapam. Faz uns dois anos, entretanto, que isso aqui sou só eu, mesmo. O blog começou para colocar em contato vários colegas que fui encontrando nos vários lugares em que morei, e tem sido bem-sucedido nisso.

A idéia NPTO é ser um  blog sobre política e adjacências, meio esquerdoso, social-democrata não-tucano (nem anti-tucano), que acredita que o PT (e a rede de movimentos sociais que o compõem) ainda pode ser salvo de si mesmo. Apóio o governo Lula com reservas, pela conjunção Política Econômica do Palocci/Bolsa-Família. Temos uma certa tendência a apoiar o Gabeira, e gostaria muito mais do Serra se o Reinaldo Azevedo não o apoiasse. 

Como qualquer um que leia o blog faz algum tempo deve ter percebido, comecei marxista, e fui deixando de ser marxista (sem nunca virar anti-marxista) à medida em que estudava a transição pós-socialista no Leste Europeu (e ouvia as maluquices do Giannotti). Concordo com o Hayek no debate sobre o cálculo socialista, mas, justamente porque isso implica ver o mercado como um negócio caótico e imprevisível, sou a favor de cobrar imposto com entusiasmo e redistribuir renda.

Hoje em dia ainda gosto de uns negócios meio marxistosos, mas gosto mais desses economistas mais doidões, como o Schumpeter, o Stiglitz, o Sen, o Kornai. Um mainstreamzinho de vez em quando também vai bem, também. Insisto em ler filosofia, mesmo sem entender metade, e gosto do Wittgenstein, do Popper, mas também de um francês maluco de vez em quando. Sustento, contra todas as evidências, que Mangabeira Unger pode ser útil para o debate brasileiro.

Dentro da sociologia, estou mais para a turma analítica (Elster, Pzreworski, Goldthorpe) e quantitativa, mas isso é também porque a teoria social não anda em uma fase muito boa, não tem nenhum Lévi-Strauss aparecendo por aí, que eu saiba.

Leitores desse blog podem ainda ser brindados com comentários sobre literatura, futebol, e outras coisas sobre as quais não entendo porra nenhuma.

Postamos nesse endereço desde Novembro de 2008. Nossos endereços antigos podem ser encontrados aqui e aqui, pois várias imagens e links se perderam durante as duas mudanças.  

                                              npto_avatar.jpg

 

Nosso avatar, cujo design foi cortesia do amigo Igor Taam, tem inscrito o slogan que Jon Elster propôs para a esquerda contemporânea: “Back to the British Museum”, de volta ao museu britânico. Como se sabe, Marx escreveu “O Capital” na biblioteca do Museu Britânico, e a idéia da frase é que nós devíamos voltar a estudar para ver se temos alguma idéia nova.

Be Sociable, Share!

2 Comments

  1. Olá povo do “Na prática, a teoria é outra”,

    Encontrei-os por acaso. Também escrevo num blog e quando estava pensando no que escrever, me veio à cabeça a seguinte frase: “na prática, a teoria é outra”. Logo, conclui que uma frase destas, por mais inventada que possa ser, é passível de ser plagiada, mesmo que incidentalmente. Para conferir, entrei no google e fiz uma procura desta frase. Encontrei vocês. Desde então, desisti de escrever um post com este nome. Moral da história: vocês mataram um post meu.

    Apenas uma brincadeira, claro. O blog de vocês é muito interessante. Quero conhecer mais, por isso vou tratar de ler mais os textos de vocês. O meu blog é Letras Despidas ( http://www.letrasdespidas.wordpress.com ), um blog com que envolve política e também artes, dependendo do blogueiro que escreve. Eu, no caso, sou mais voltado para política, de modo bem apartidário e sem ideologia.

    Vou linka-los ao meu blog, devido a escassez de blogs políticos (e, acima de tudo, inteligentes). Quando um aparece, faço logo questão de me comunicar com os blogueiros, numa tentativa de difundir uma qualidade melhor de blogs.

    Abraços

  2. […] Creative Commons, esquerda, patentes | Leave a Comment  Tenho lido recentemente ao blog Na prática a teoria é outra (NPTO) e é recorrente lá a menção a idéia da Nova esquerda (pra entender melhor a idéia dele […]