Mais Lidas

  1. Dilma cancela ida à cerimônia de acendimento da tocha olímpica, diz comitê grego

    Brasil

    Dilma cancela ida à cerimônia de acendimento da tocha olímpica, diz...

  2. Aos 35 anos, Macaulay Culkin anuncia aposentadoria

    Entretenimento

    Aos 35 anos, Macaulay Culkin anuncia aposentadoria

  3. Empresa japonesa leva 25 anos para elevar preço de picolé - e pede desculpas

    Economia

    Empresa japonesa leva 25 anos para elevar preço de picolé - e pede...

  4. MP pede condenação de Dirceu, Vaccari e executivos da Engevix

    Brasil

    MP pede condenação de Dirceu, Vaccari e executivos da Engevix

  5. MP aponta mentira e quer anular delação de lobista ligado a José Dirceu

    Brasil

    MP aponta mentira e quer anular delação de lobista ligado a José...

  6. Bancada do PSB declara apoio ao impeachment

    Brasil

    Bancada do PSB declara apoio ao impeachment

  7. Morre o ator Flávio Guarnieri, aos 56 anos

    Entretenimento

    Morre o ator Flávio Guarnieri, aos 56 anos

  8. Caixa de charutos e bebidas estão entre os itens levados do sítio de Lula

    Brasil

    Caixa de charutos e bebidas estão entre os itens levados do sítio...

Presidente do PMDB já negocia cargos para compor eventual governo Temer

Ex-líder do governo Dilma, Romero Jucá tem adotado a mesma estratégia do Planalto ao oferecer espaço para integrantes do PP, PR, PSD e PTB em troca do apoio ao impeachment

- Atualizado em

Ao lado do presidente da Câmara Eduardo Cunha, o senador Romero Jucá, vice-presidente do PMDB comanda reunião que marca a saída do partido do governo Dilma Rousseff - 29/03/2016
Atual presidente do PMDB, Romero Jucá(Evaristo Sa/AFP)

Além de assumir o comando do PMDB no lugar do vice-presidente da República, Michel Temer, o senador Romero Jucá (RR) assumiu as funções de porta-voz e de articulador político de uma eventual gestão do peemedebista. Ex-líder dos governos Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, o parlamentar tem sido o principal operador do grupo de Temer na busca pelos 342 votos necessários para a aprovação do pedido de impeachment da petista no plenário da Câmara.

Jucá já negocia espaços e cargos num futuro governo Temer com partidos como PP, PR, PSD e PTB - não por acaso os mesmos que são alvo das investidas do Palácio do Planalto para evitar o afastamento de Dilma. Integrantes do partido relatam que o senador usa o mesmo toma lá dá cá do governo, com uma diferença: a questão colocada aos deputados é se querem ficar no cargo de um governo que pode cair em breve ou preferem aderir a Temer pelos próximos "dois anos e meio".

Logo após o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), anunciar nesta quarta-feira que o partido seguiria com Dilma, Jucá tratou de se reunir com o dirigente para convencê-lo do contrário. No mesmo dia, o peemedebista se encontrou com o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN); o líder da legenda no Senado, Ronaldo Caiado (GO); e o da Câmara, Pauderney Avelino (AM). Deles, ouviu a cobrança por um maior protagonismo do PMDB no impeachment.

Também faz parte da estratégia de Jucá uma aproximação com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), responsável por iniciar o processo de afastamento de Dilma.

Contraponto - A licença de Temer como presidente do PMDB em favor de Jucá também teve como objetivo atribuir duas missões ao senador. A primeira é defender Temer dos ataques que o vice tem sofrido de integrantes da cúpula do PT e do Planalto, desde o desembarque do partido, no mês passado.

A segunda, considerada internamente como a mais relevante, é fazer o contraponto às ofensivas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem atuado diariamente junto à base aliada para tentar conter o avanço do processo de afastamento de Dilma.

As movimentações de Jucá não têm passado despercebidas pelo Planalto e pelos ministros do PMDB que, mesmo após a decisão pelo rompimento com o governo, permanecem no cargo. O senador foi alvo de críticas em reunião entre esses peemedebistas, realizada ontem na sede do Ministério de Ciência e Tecnologia. Segundo relatos, alguns ministros chegaram a afirmar que "Jucá estava ficando louco".

Para os peemedebistas que mantêm apoio a Dilma, o partido pode entregar até 25 votos contra o impeachment - a bancada do PMDB soma atualmente 77 deputados.

Leia também:

Jucá envia à Comissão de Ética pedido de expulsão de Kátia Abreu e Celso Pansera

Novo presidente do PMDB ataca gestão desastrosa de Dilma e rechaça ideia de novas eleições

TAGs:
Michel Temer
Câmara dos Deputados
PMDB