O que é o Fórum Social Mundial?

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto de encontro para movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil se oporem ao neoliberalismo e um mundo dominado pelo capital ou por qualquer forma de imperialismo se juntam para perseguir o seu pensamento, para debater idéias democraticamente, para formular propostas, compartilhar suas experiências livremente e cria uma rede para uma ação efetiva.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e diversidade, é não-confessional, não-governamental e não-partidário. Ele se propõe a facilitar a coordenação descentralizada entre as organizações engajados em ações concretas para a construção de um outro mundo, em qualquer nível, do local ao internacional, mas não pretende ser o corpo de uma representação mundial da sociedade civil. O Fórum Social Mundial não é um grupo, nem uma organização.

É preciso tomar atitudes drásticas em relação ao sistema atual ao qual os seres humanos são inseridos e submetidos. Utilizar recursos naturais e se reproduzir sem pensar no fururo é um suicídio e homicídio a nível global.
Estamos destruindo florestas em nome do lucro, apenas para acumular mais e mais recursos. A maior floresta do mundo está cada vez menor e não há nada que possamos fazer com grande eficiência para barrar esta destruição sem mudar o modo de enxergarmos o sistema ao qual estamos submetidos.