Síndrome de Sjögren
Advertisement

Síndrome de Sjögren

Panorama geral

Em um corpo saudável, o sistema imunológico ataca bactérias inimigas ou invasores. Às vezes, o sistema imunológico começa a atacar o próprio corpo, porque pensa que há material inimigo presente. Se isso acontece, o sistema imunológico causa a destruição de tecidos saudáveis. Esse problema é chamado de distúrbio autoimune.

A síndrome de Sjögren é um distúrbio autoimune que afeta principalmente as glândulas salivares e lacrimais. Essas glândulas ajudam o corpo a criar umidade nos olhos e na boca, como saliva e lágrimas. A pessoa com a síndrome de Sjögren não consegue produzir umidade suficiente.

Trata-se de um distúrbio sistêmico crônico que afeta entre um e quatro milhões de pessoas nos Estados Unidos, segundo o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos (National Institute of Neurological Disorders). (NINDS)

O problema normalmente é diagnosticado como primário ou secundário. Na síndrome primária de Sjögren, não há nenhuma outra doença autoimune presente. A síndrome secundária de Sjögren é diagnosticada quando o indivíduo tem uma outra doença autoimune. A síndrome primária de Sjögren também tende a ser mais agresssiva e causar mais secura do que a síndrome secundária.

Riscos

Não há uma causa ou fator de risco único para a síndrome de Sjögren. De acordo com a Fundação da Artrite (Arthritis Foundation) dos EUA, 90% das pessoas com esta síndrome são mulheres, e mulheres na pós-menopausa têm muita probabilidade de ter esse problema. (Arthritis Foundation) Está sendo realizada uma pesquisa para ver se o estrogênio está associado com este quadro. Outros distúrbios autoimune geralmente estão presentes, e um histórico familiar deste quadro parece aumentar o risco de aparecimento da síndrome.

Sintomas

Boca seca é um sintoma comum e que pode aumentar o risco de cáries. Isso pode dificultar falar ou engolir. Mascar chiclete ou chupar balas pode ajudar a aliviar esse sintoma.

Geralmente ocorre secura nos olhos. A sensação pode ser de ardência ou de ter algo nos olhos.

A síndrome de Sjögren pode afetar o corpo todo. Algumas pessoas têm secura vaginal, pele seca, fadiga, erupções cutâneas ou dor nas articulações. A síndrome de Sjögren pode causar inflamação em órgãos como os rins ou pulmões. Se a pessoa tiver inflamação constante, o médico poderá prescrever medicamentos para ajudar a evitar lesões aos órgãos. Esses medicamentos são chamados de fármacos antirreumáticos modificadores de doença. Esses medicamentos ajudam a controlar o sistema imunológico mais do que os imunossupressores.

Diagnóstico

Não existe um único exame diagnóstico para esse quadro. Como os sintomas da síndrome de Sjögren são generalizados, o médico pedirá diversos exames para diagnosticar o problema. Além do exame físico e histórico clínico, o médico poderá pedir exames de sangue para constatar a existência de alguns anticorpos relacionados com a síndrome de Sjögren. Exames de vista e uma biópsia dos lábios ajudam a verificar a umidade nos olhos e a produção das glândulas salivares. Uma radiografia especial das glândulas salivares, chamada saliograma, poderá ser pedida.

O paciente deve sempre informar o médico sobre suplementos ou medicações que estiver tomando. Os efeitos colaterais de alguns medicamentos são semelhantes aos sintomas da síndrome de Sjögren.

Tratamento

Não há cura para a síndrome de Sjögren, mas ela pode ser tratada. O tratamento visa aliviar os sintomas. Geralmente são prescritos tratamentos para repor a umidade, como colírios e loções. Se a pessoa tiver problemas nas articulações, anti-inflamatórios não esteroides podem ser sugeridos. Sintomas graves podem precisar de imunossupressores ou corticosteroides. Para combater a fadiga, muito repouso e uma alimentação saudável podem ajudar.

Complicações

Segundo a Fundação da Artrite (Arthritis Foundation), uma possível complicação da síndrome de Sjögren é um risco maior de desenvolver linfoma, um câncer do sistema linfático que está relacionado com o sistema imunológico. Se as glândulas salivares principais mudarem de tamanho ou parecerem inchadas, é preciso informar o médico. Suores noturnos, febre, fadiga e perda inexplicada de peso podem ser sintomas de linfoma. A pessoa deve consultar o médico se apresentar algum desses sintomas. .

Read This Next

Sjogren's Syndrome
Famous Athletes Who Battled Disease
Salivary Gland Disorders
Vaginal Dryness Alternative Treatments
Dry Mouth
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement