DESCRIÇÃO GERAL DAS PESQUISAS


Nesta seção encontram-se

As informações estão reunidas por Setor e por Laboratório.

            Embora cada Setor tenha suas atividades específicas de pesquisa, todos os docentes participam também de um projeto comum denominado : 

Projeto Multidisciplinar de Estudos da Vegetação Fluminense

estruturado como descrito na figura abaixo.                                        voltar home


Legenda : Setor de Botânica; Setor de Genética; Setor de Biologia de Insetos
e Setor de Bio-analítica (Bio-Orgânica e
Radiobiologia)

Maiores detalhamentos se encontram logo abaixo.                                      voltar home


DESCRIÇÃO DAS PESQUISAS POR SETOR


 

Para acessar rapidamente os Setores do Departamento, usar a barra de navegação acima.

 

 

 



Setor de Bio-Analítica

           O Setor de Bio-Analítica possui dois laboratórios de pesquisa onde são executados análises de radioatividade ambiental, terrestre e marinha, análises de contaminação radioativa humana bem como estudos de metabólitos secundários de organismos terrestres e marinhos, plantas e animais.

 

A. Laboratório de Radiobiologia e Radiometria (Sala 102)
      Responsáveis : Profª Rita de Cássia dos Santos Gouvea e
                                  Prof. Alphonse Kelecom

     
ATIVIDADES  
  • estudos de radioecologia terrestre
  • estudos de radioecologia marinha
  • estudos de contaminação radioativa humana
DETALHAMENTO
  O Laboratório executa estudos gerais da contaminação radioativa natural em ambientes terrestres e marinhos e da contaminação radioativa no homem como resultado das suas atividades ocupacionais (trabalho ou lazer). Dois radionuclídeos são objetos dos estudos : o polônio-210, um dos mais radiotóxicos conhecidos e seu precursor, o chumbo-210.

Os trabalhos consistem na dosagem destes radionuclídeos em amostras biológicas como legumes, tabaco e seus manufaturados, plantas terrestres e aquáticas, frutos do mar, peixes, cabelos, urina, esfregaços de pele, ... e em amostras abióticas como solos, adubos fosfatados, cimento, poeiras, ...

As análises consistem na secagem das amostras, mineralização ácida, plaqueamento eletroquímico e radiometria por cintilação ou espectroscopia alfa.

RESULTADOS   Os resultados são interpretados em termos de riscos para a saúde humana, detecção de fontes naturais de contaminação radioativa, quantificação da contaminação radioativa humana resultante das atividades profissionais ou de hábitos, como o de fumar. Outra linha consiste na identificação de possíveis bioindicadores de contaminação radioativa marinha, determinando os fatores de concentração de radionuclídeos, principalmente de polônio-210 e de chumbo-210, em organismos marinhos consumidos pelo homem como peixes, moluscos (mexilhão), crustáceos (camarão), etc...
Estes trabalhos resultaram até aqui na publicação de cerca de 30 artigos completos e mais de 40 resumos.

FINANCIAMENTO   As pesquisas receberam o apoio do CNPq, FAPERJ, CAPES, PROPP-UFF e GAR-UFF através de auxílios e principalmente de bolsas de Iniciação Científica e de Mestrado.

 

B. Laboratório de Química Bio-Orgânica e de Produtos Naturais do Mar
      (Sala 101)
      Responsável : Prof. Alphonse Germaine Albert Charles Kelecom

     
ATIVIDADES  
  • estudos de metabólitos secundários de invertebrados marinhos
  • estudos de metabólitos secundários de algas bentônicas
  • estudos fitoquímicos de plantas utilizadas na medicina popular
  • estudos fitoquímicos de plantas de restinga
DETALHAMENTO   A maioria dos trabalhos aborda o isolamento e determinação estrutural de metabólitos secundários de plantas medicinais brasileiras, de plantas ativas sobre insetos e dos mais diversos organismos marinhos com especial ênfase para algas pardas, esponjas, gorgônias, pepinos-do-mar, anêmonas-do-mar, zoantídeos e tunicados.

Os trabalhos de isolamento lançam mão de todas as técnicas tradicionais e modernas de separação (cromatografias de adsorção, de partição, de permeação em gel, de troca iônica, cromatografia em placa delgada, em coluna, em papel, cromatografia relâmpago, uso de resinas de pseudo-contato, partições líquida-líquida, ...) A identificação estrutural resulta da análise espectroscópica completa das substâncias isoladas, através de Espectrometria de Massas, Espectroscopias de Ultra-Violeta, Infra-Vermelho, Ressonâncias Magnéticas Nucleares de H-1 e de C-13 em uma e duas dimensões e análise quiróptica.

Derivatizações, proteções de grupos ativos, correlações químicas e hemissínteses são efetuadas quando for preciso, para fins de confirmação das hipóteses estruturais. Estudos conformacionais e configuracionais usando técnicas quirópticas são abordados quando se tornarem necessários. Transformações químicas são executadas dentro do estudo da relação estrutura/atividade biológica.

Enfim, diversos trabalhos têm abordado aspectos relacionados à quimiossistemática (principalmente de algas pardas e gorgônias) ou à ecologia química marinha (relação predador/presa), além de trabalhos teóricos de espectroscopia de RMN-13C.

RESULTADOS   Esses trabalhos, pioneiros no Brasil, resultaram no isolamento de sesquiterpenos, diterpenos, triterpenos, esteróis, saponinas triterpenoídicas, dibromotirosinas, ácidos graxos, ésteres de ácidos graxos, álcóois graxos, lignanas e polipeptídeos.
As pesquisas resultaram até aqui na publicação de mais de 70 artigos completos e mais de 170 resumos.

FINANCIAMENTO   As pesquisa receberam o apoio do CNPq, FINEP, FAPERJ, CAPES, PROPP-UFF, DAAD e Programa PRONAQ, através de diversos auxílios e de bolsas de Iniciação Científica, Aperfeiçoamento, Pré-Mestrado e Mestrado.

 


Setor de Biologia de Insetos

           O Setor de Biologia de Insetos possui um laboratório de pesquisa onde são desenvolvidos estudos com insetos pertencentes principalmente à ordem Hemíptera.

 

Laboratório de Biologia de Insetos (Salas 301b,c)
Responsáveis : Prof. Cícero Brasileiro de Mello Neto e
                            Prof. Marcelo Salabert Gonzalez

     
ATIVIDADES  
  • estudos fisiológicos e imunológicos da interação parasito/hospedeiro no barbeiro
  • estudos dos efeitos de metabólitos secundários em insetos
DETALHAMENTO   Estudam-se os efeitos de metabólitos secundários de plantas sobre o desenvolvimento de hemipteros vetores da doença de Chagas e pragas agrícolas como estratégia de controle populacional destas espécies.

Paralelamente estuda-se a interação parasito/hospedeiro entre Trypanosoma cruzi e Trypanosoma rangeli com seus vetores invertebrados (p.ex. o barbeiro Rhodnius prolixus), buscando interromper o ciclo destes protozoários causadores, na América Latina, de importantes enfermidades crônicas como a Doença de Chagas e a Rangeliose.

Estes estudos estão conduzidos básicamente em sistemas orgânicos de hemípteros que constituem ambientes importantes para, ou que exerçam controle sobre o desenvolvimento destes flagelados em seus vetores (trato digestivo, sistema neuroendócrino, sistema imune, hemolinfa, glândulas salivares e corpo gorduroso).

RESULTADOS   Nossos estudos imunológicos mostraram que a inoculação do barbeiro Rhodnius prolixus com bactérias ou tripanossomatídeos não altera o nível normal de atividade hemaglutinante da hemolinfa do inseto. Quando inoculado com Escherichia coli aparece, na hemolinfa do barbeiro, uma atividade antibacteriana.
Por outro lado, o tetranortriterpenóide azadirachtina A inibe em caráter permanente o crescimento e a reprodução de R. prolixus, agindo sobre o sistema neuroendócrino.
Mostramos ainda que na interação parasita/hospedeiro, a proliferação e diferenciação do Trypanosoma cruzi depende de componentes da dieta e do sistema neuroendócrino do hospedeiro invertebrado.
FINANCIAMENTO   As pesquisa são desenvolvidas com recursos do PADCT-CCT (Proc. nº: 62.0478/98), do CNPq e do Programa Probal (DAAD/CAPES n° 06/94) de colaboração entre cientistas brasileiros e alemães, além de bolsas de Iniciação Científica do PIBIC/UFF (CNPq) e de bolsas de Treinamento do DAS-UFF

 


Setor de Botânica

           O Setor de Botânica desenvolve suas atividades de pesquisa no Anexo do Antigo Prédio da Física e na Praia Vermelha.

 

A. Laboratório Geral de Botânica (anexo da ex-Física)
      Responsáveis : Prof ª Geisa Lauro Reis Portugal e
                                  Prof. Paulo César Ayres Fevereiro

     
ATIVIDADES  
  • estudos taxonômicos de Fanerógamas e de Criptógamas
  • estudos do uso econômico potencial de plantas superiores
DETALHAMENTO   Estudos taxonômicos, anatômicos e fisiológicos de Fanerógamas e Cryptógamas, estudos de utilização econômica das espécies, dentre outros, que proporcionem um levantamento e avaliação das espécies brasileiras ocorrentes nos diferentes ecossistemas do Estado do Rio de Janeiro, propiciando o desenvolvimento de trabalhos científicos nas áreas de Taxonomia Vegetal, Anatomia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Botânica Econômica, Ecologia, Fitoquímica e outras, subsidiando desta forma a criação de um acervo de plantas secas, ferramenta fundamental na área de Botânica.

RESULTADOS    
FINANCIAMENTO   recursos institucionais e recursos próprios

 

B. Herbário UFF (anexo da ex-Física)
      Responsáveis : Profª Geisa Lauro Reis Portugal,
                                  Prof. Paulo César Ayres Fevereiro e
                                  MSc Marcelo Guerra Santos

     
ATIVIDADES  
  • elaboração de uma coleção de plantas identificadas, em especial do Estado do Rio de Janeiro
DETALHAMENTO   Armazenagem de exemplares, identificados se possível, de espécies de plantas de regiões brasileiras, em especial do Estado do Rio de Janeiro, formando coleção científica. O herbário constitui um banco de informações, cuja divulgação subsidia a elaboração de trabalhos científicos ou populares, sendo basicamente o local para treinamento em Botânica, especialmente dos interessados na área de Taxonomia.

RESULTADOS   O Herbário-UFF, iniciado em 1995, conta atualmente com c.a. de ..... excicatas de plantas da Mata Atlântica, da Restinga de Carapebus e de outras proveniências.

FINANCIAMENTO   recursos institucionais e recursos próprios

 

C. Laboratório Horto Viveiro (Praia Vermelha)
      Responsável : Profª Drª Janie Garcia da Silva

     
ATIVIDADES  
  • estudos do cultivo de espécies nativas de ecossistemas costeiros (restinga e mata)
  • estudos de taxonomia e morfologia vegetal
  • estudos visando a recuperação de áreas degradadas
  • estudos paisagísticos
DETALHAMENTO   São produzidas mudas de essências nativas e exóticas para diversas finalidades, tais como : reflorestamento de encostas, tratamento paisagístico, recuperação de áreas degradadas e reprodução de espécies nativas de restinga e da Mata Atlântica. Paralelamento são desenvolvidos trabalhos taxonômicos (inventários florísticos de vegetação costeira), estudos de fatores bióticos e abióticos que atuam sobre a flora, estudos de germinação e propagação de espécies de restinga.
RESULTADOS   Foram produzidas, em dois anos, mais de 10.000 mudas de plantas ornamentais, frutíferas, etc... representando mais de 500 espécies. Mutirões de plantio foram organizados na Ilha da Boa Viagem, no Forte do Gragoatá e no próprio Horto-Viveiro.
FINANCIAMENTO   As pesquisa receberam o apoio da CNPq, FAPERJ, PROPP-UFF e EMUSA/PMN, através de auxílios e principalmente de bolsas de Iniciação Científica

 


Setor de Genética

           O Setor de Genética possui um laboratório de pesquisa onde são desenvolvidos estudos com insetos pertencentes principalmente à ordem Lepidoptera.

 

Laboratório de Biologia Evolutiva e Ecologia de Insetos (Sala 303)
Responsável : Prof. Gilberto de Souza Soares de Almeida

     
ATIVIDADES  
  • estudos da biologia geral de borboletas e dos seus parasitóides
  • estudos da ecologia de borboletas e dos seus parasitóides
DETALHAMENTO   Os insetos são o grupo de maior biodiversidade. Têm grande importância ecológica e têm sido utilizados como sistemas-modelo para vários estudos evolutivos. Além disto, muitas espécies de insetos servem como vetores de importantes doenças humanas, como, por exemplo, a malária. Um dos objetivos deste laboratório é a análise da biologia evolutiva e ecologia de parasitóides himenópteros e taquinídeos que se utilizam de certas espécies de lepidópteros e dípteros como hospedeiros. Outro objetivo é a análise da biologia evolutiva de Anopheles darlingi, o principal vetor da malária no país.

Para as análises acima citadas, são utilizadas abordagens múltiplas, que incluem desde testes experimentais de campo, análises citogenéticas, eletroforese até análises de DNA de diferentes amostras populacionais.

RESULTADOS   Foi obtido no campo e caracterizado em laboratório o microhimenóptero Trichogram-ma pretiosum (Hym.:Trichogramatidae) como um parasitóide de ovos de borboletas monarca sul-americana Danaus erippus (Cramer, 1775). Foi proposto um modelo para o parasitismo por esse inimigo natural.
Foram caracterizadas as estruturas e dinâmicas das guildas da planta Asclepias curassavica L., sendo as espécies mais freqüentes: imaturos e adultos de D. erippus e da borboleta rainha Danaus gilippus (Cramer, 19775), assim como os seguintes parasitóides : T. pretiosum e Euexorista brasiliensis (Dip.: Tachinidae).
Foi caracterizado o cariótipo das seguintes espécies de microhimenópteros parasitóides de Drosophila melanogaster : Trichopria drosophilae (2n=12), Ganaspis xanthopoda (2n=18) e Leptopilina boulardi (2n=18).
Caracterizou-se o canibalismo de lagartas de D. erippus em certas condições de laboratório, mas nunca de lagartas da borboleta da couve Ascia monuste.
A abordagem constritivista foi testada com sucesso nos cursos de atualização para professores de ciências e de biologia de 1ª a 4ª séries. Similarmente, testou-se com sucesso abordagens invadoras no ensino de graduação de biologia para Medicina e genética para Odontologia, além de metodologia de pesquisa em curso de pós-graduação.
FINANCIAMENTO   As pesquisa são desenvolvidas com recursos e equipamentos já disponíveis, em colaboração com outras instituições de renome nacional e internacional, estão em andamento não dependendo de nenhum órgão financiador.

 

 

LINHAS DE PESQUISA DO GBG


SETOR DE BIO-ANALÍTICA


A. Laboratório de Radiobiologia e Radiometria
        Responsáveis : Profª. RITA DE CÁSSIA DOS SANTOS GOUVEA
          Prof. ALPHONSE KELECOM


1. Radioecologia do Polônio-210 (210Po) e do Chumbo-210 (210Pb)

    Áreas de Concentração  
  • Radioatividade Natural
  • Análise de Traços e Química Ambiental
    Objetivos   estudo da bioacumulação de 210Po e de 210Pb em diversos elos da biota marinha e da flora costeira de restinga

    Projetos vinculados a. Acumulação de Po-210 e de Pb-210 em peixes das baías de Sepetiba e da Ribeira
      b. Acumulação de Po-210 e de Pb-210 em plantas aquáticas da Restinga de Carapebus
         

2. Radioecologia do fumo

    Áreas de Concentração  
  • Radioatividade Natural
  • Análise de Traços e Química Ambiental
    Objetivos   determinação dos teores 210Po e de 210Pb em tabaco, nos seus manufaturados e nos fumantes

    Projetos vinculados a. Determinação dos teores de Po-210 e de Pb-210 em manufaturados do tabaco (cigarros e charutos)
      b. Determinação dos teores de Po-210 e de Pb-210 em cabelos de fumantes e de não-fumantes
         

3. Contaminação radioativa ocupacional humana

    Áreas de Concentração  
  • Radioatividade Natural
  • Análise de Traços e Química Ambiental
    Objetivos   estudo da contaminação radioativa pelo 210Po e pelo 210Pb, em conseqüência das suas atividades profissionais, de operários de minas de urânio, de colonos que usam adubos fosfatados, de trabalhadores da construção civil que manuseiam argamassas, ...

    Projetos vinculados a. dosagem de Po-210 e de Pb-210 em operários da mina de urânio do Complexo Industrial de Poços de caldas (CIPC)
      b. dosagem de Po-210 e de Pb-210 em colonos que usam adubos superfosfatados
      c. dosagem de Po-210 e de Pb-210 em operários da construção civil
         

 

B. Laboratório de Química Bio-Orgânica e de Produtos Naturais
      do Mar
        Responsável : Prof. ALPHONSE KELECOM


1. Produtos Naturais de Organismos Marinhos

    Áreas de Concentração  
  • Química de Produtos Naturais
    Objetivos   isolamento, purificação e determinação estrutural completa de metabólitos secundários obtidos de organismos marinhos, com especial ênfase para algas pardas, esponjas, gorgônias, pepinos-do-mar, zoantídeos, anêmonas-do-mar e tunicados.
Numa segunda fase, analisa-se as atividades biológicas, o papel ecológico e o potencial quimiossistemático dos produtos isolados.

    Projetos vinculados a. Esteróis da esponja Amphimedon viridis.
      b. Sesquiterpenos da gorgônia Phyllogorgia dilatata
      c. Diterpenos de algas pardas e seu uso como marcadores taxonômicos e filogenéticos
         

2. Produtos Naturais de Plantas Superiores e suas Atividades Biológicas

    Áreas de Concentração  
  • Química de Produtos Naturais
    Objetivos   isolamento, purificação e determinação estrutural completa de metabólitos secundários obtidos de plantas medicinais ou de plantas de restinga.
Estudo das atividades farmacológicas destes metabólitos com atenção especial para atividades antiviral (anti-HIV), fagorrepelente de insetos e inibidores de muda de vetores de doenças tropicais.

    Projetos vinculados a. Diterpenos do falso boldo, Coleus barbatus (Lamiaceae)
      b. Lignanas e triterpenóides do cinamomo, Melia azedarach (Meliaceae)
      c. Benzofenonas de Clusia hilariana (Guttiferae)
         

SETOR DE BIOLOGIA DE INSETOS


Laboratório de Biologia de Insetos
        Responsáveis : Prof. CÍCERO BRASILEIRO DE MELLO NETO
          Prof. MARCELO SALABERT GONZALEZ


1. Interação Parasito/Vetor

    Áreas de Concentração  
  • Parasitologia
  • Entomologia de parasitos vetores
    Objetivos   Estudar os fatores que influenciam a infecção de vetores invertebrados pelo Trypanosoma cruzi.
    Projetos vinculados a. Estudos sobre proteases, aglutininas e membrana perimicrovilar do tubo digestivo de Rhodnius prolixus na interação com Trypanosoma cruzi
         

2. Imunologia de Insetos

    Áreas de Concentração  
  • Parasitologia
  • Entomologia de parasitos vetores 
    Objetivos   Estudar a indução de fatores humorais na hemolinfa de Rhodnius prolixus quando inoculado com bactérias e triponossomídeos.
    Projetos vinculados a. Estudos de fatores imunes envolvidos na interação Trypanosoma rangeli e Trypanosoma cruzi com o inseto hematófago Rhodnius prolixus
         

3. Bioquímica de Insetos e Atividade de Produtos Naturais de Origem
      Vegetal no Crescimento e Desenvolvimento de Insetos

    Áreas de Concentração  
  • Parasitologia
  • Entomologia de parasitos vetores
    Objetivos   Analisar a bioquímica da relação parasita/hospedeiro e os efeitos de produtos naturais sobre o desenvolvimento de insetos.
    Projetos vinculados a. Efeitos de metabólitos secundários de plantas sobre o desenvolvimento do inseto hematófago Rhodnius prolixus e do inseto fitófago Oncopletus fasciatus
         

 


SETOR DE BOTÂNICA


A. Laboratório Geral de Botânica
        Responsáveis : Profª. GEISA LAURO REIS PORTUGAL
          Prof. PAULO CÉSAR AYRES FEVEREIRO


Fanerógamas e Criptógamas do Estado do Rio de Janeiro

    Áreas de Concentração  
  • Taxonomia Vegetal
  • Botânica Econômica
    Objetivos   Levantamento e avaliação das espécies de Fanerógamas e Criptógamas que ocorrem nos diferentes ecossistemas do Estado do Rio de Janeiro.
    Projetos vinculados a. Plantas de Uso Econômico Potencial da Restinga de Carapebus
      b. Revisão taxonômica das espécies brasileiras dos gêneros Marcgrania Plum. ex L. e Souroubea Aublet (Marcgraviaceae)
         

B. Herbário - UFF
        Responsáveis : Profª. GEISA LAURO REIS PORTUGAL
          Prof. PAULO CÉSAR AYRES FEVEREIRO
          MSc MARCELO GUERRA SANTOS


Acervo Botânico Fluminense

    Áreas de Concentração  
  • Taxonomia Vegetal
  • Morfologia Vegetal
    Objetivos   organizar uma coleção científica de plantas para fins de comparação, identificação e treinamento na área da Taxonomia

    Projetos vinculados a. Levantamento e identificação da flora da Restinga de Carapebus
         

C. Laboratório Horto-Viveiro
        Responsável Profª Drª JANIE GARCIA DA SILVA

 

1. Propagação de Essências Nativas e Exóticas

    Áreas de Concentração  
  • Botânica Aplicada
  • Conservação da Natureza
  • Recuperação de áreas degradadas
  • Paisagismo
    Objetivos   produção de mudas para uso em projetos de pesquisa e no Campus da UFF

    Projetos vinculados a. Cultivo de espécies nativas de restinga e da Mata Atlântica
      b. Implantação de um horto-viveiro na UFF
      c. Produção de mudas para tratamento paisagístico do Campus da UFF
      d. Produção de mudas para reflorestamento do Morro do Gragoatá
         

2 . Análise de Processos Ambientais

    Áreas de Concentração  
  • Meio Ambiente
  • Recuperação de áreas degradadas
    Objetivos   reconhecimento de fatores bióticos que atuam sobre a flora

    Projetos vinculados a. Estudos ambientais para a recomposição da cobertura vegetal no Morro do Gragoatá, Niterói-RJ.
         

3. Estudos Florísticos

    Áreas de Concentração  
  • Taxonomia Vegetal
  • Morfologia Vegetal
    Objetivos   inventários florísticos na vegetação costeira do Rio

    Projetos vinculados a. A vegetação no Morro do Gragoatá-RJ
      b. A vegetação da Ilha de Boa Viagem-RJ
      c. A vegetação de Restinga no Município de Maricá-RJ
      d. Estudos Florísticos na Reserva da Estação de Rádio da Marinha
      e. Estudos Florísticos no Parque de Material Bélico da Aeronáutica
      f. Ericaceae na vegetação de Restinga do Município de Carapebus
         

 


SETOR DE GENÉTICA


Laboratório de Biologia Evolutiva e de Ecologia de Insetos
        Responsável : Prof. GILBERTO DE SOUZA SOARES DE ALMEIDA


1. Biologia de Borboletas Neotropicais

    Áreas de Concentração  
  • Biologia Geral
    Objetivos   Desenvolvemos pesquisas com várias espécies de borboletas neotropicais, ameaçadas ou não de extinção, com ou sem importância econômica, visando caracterizar melhor diversos aspectos básicos e aplicados da biologia geral, ecologia e evolução delas.

    Projetos vinculados a. Biologia das borboletas monarca Danaus erippus e rainha Danaus gilippus (Lepidoptera: Nymphalidae) no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná
      b. Parasitismo de Trichogramma pretiosum (Hymenoptera) em Danaus erippus e Danaus gilippus em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná
      c. Biologia de uma espécie urbana de borboleta: Anteos menippe (Lepidoptera: Pieridae)
      d. Biologia da borboleta da couve Ascia monuste (Lepidoptera: Pieridae)
      e. Monitoramento de uma espécie de borboleta fluminense ameaçada de extinção: Parides ascanius (Lepidoptera: Papilionidae)
      f. Parasitismo de Euexorista brasiliensis (Diptera: Tachinidae) em Danaus erippus Danaus gilippus no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo
      g. Monitoramento de complexos miméticos de borboletas em matas do Rio de Janeiro

    Colaboração   Pesquisa desenvolvida com a participação de alunos de graduação da UFF e a colaboração de pesquisadores da UFRJ, USP e UNICAMP.
         

2. Citogenética de Insetos Parasitóides Neotropicais de Drosófila

    Áreas de Concentração  
  • Genética Animal
    Objetivos   Análise da variabilidade cariotípica de três espécies de parasitóides de Drosophila, através de técnicas de bandeamento. Nossas análises revelaram que esses três parasitóides são excelentes sistemas-modelo para análises de citogenética evolutiva.

    Projetos vinculados a. Análise da variabilidade cariotípica de uma espécie de parasitóide de Drosophila: Trichopria drosophilae (Hymenoptera: Diapriidae) no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
      b. Caracterização da variabilidade citogenética intrapopulacional de Ganaspis xanthopoda (Hymenoptera: Eucoilidae), um parasitóide larvo-pupal de Drosophila, no Rio de Janeiro(RJ).
      c. Estudos da variabilidade cromossômica de Leptopilina boulardi (Hymenoptera: Eucoilidae), um parasitóide de Drosophila, no Rio de Janeiro (RJ).

    Colaboração   Pesquisa desenvolvida com a participação de alunos de graduação da UFF, UERJ e Faculdade Maria Thereza e com a colaboração de pesquisadores da UFF e da UFRJ.
         

3. Biologia Evolutiva de mosquitos vetores de malária de ocorrência no
     Brasil

    Áreas de Concentração  
  • Genética Animal
    Objetivos   A malária é uma das doenças que mais mata no país e o estudo da biologia dos vetores de doenças humanas é uma das prioridades da Organização Mundial da Saúde. O mosquito Anopheles darlingi é o principal vetor da malária no país, e nosso laboratório visa caracterizar o status evolutivo dessa espécie de mosquito, utilizando análises morfológicas e moleculares, de modo a permitir posterior otimização das medidas de controle desse vetor atualmente em uso.

    Projeto vinculado a. Caracterização do status evolutivo do mosquito Anopheles darlingi (Diptera: Culicidae) através de análises morfológicas e moleculares.

    Colaboração   Pesquisa desenvolvida com a colaboração de pesquisadores da FIOCRUZ.

         

4. Ensino de Ciências e de Biologia no 1o, 2o e 3o graus

    Áreas de Concentração  
  • Educação
    Objetivos   Nessa linha de pesquisa são desenvolvidos em nosso laboratório projetos relacionados com pesquisa básica e aplicada de vários tipos de tecnologias educacionais inovadoras presenciais, semipresenciais e não-presenciais. Nas pesquisas são utilizados desde tecnologia de ensino à distância até materiais de baixo custo.

    Projetos vinculados a. Atualização Semi-presencial de Professores de Ciências e de Biologia.
      b. Ensino de Metodologia de Pesquisa no nível superior utilizando abordagens inovadoras.
      c. Cursos Presenciais de Atualização de Professores de Ciências e de Biologia.
      d. Cursos de Ensino à distância para professores de Ciências e de Biologia.

    Colaboração   Colaboram pesquisadores da UFRJ.