< BIOGRAFIAS | VOLTAR

ABRAHAM MEDINA

BIOGRAFIA DE ABRAHAM MEDINA PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Abraham Medina nasceu em Belém, capital do estado do Pará, em 16 de dezembro de 1916. E faleceu no Rio de Janeiro, em 29 de agosto de 1995. Era empresário e patrocinou vários programas de rádio e de televisão.

Abraham Medina era judeu sefardita.. Ele não só patrocinou programas, como lançou muitas vedetes para os teatros de revista, como atores para teatro e rádio. Era conhecido como produtor cultural do Rio de Janeiro. Ele sempre quis transformar o Rio num centro turistico e cultural, que atraísse todo o mundo e para isso precisava realizar muitos eventos.

Mas sua história foi de muito trabalho . Nasceu no norte do Brasil. Mudou-se com a família, para o sul, quando estava com apenas dois anos Estava com apenas dez anos, quando o pai já o colocou para trabalhar como técnico de piano. Era esse o ramo de atividade do pai. O tio de Abraham,  o senhor Samuel Garson  era dono da Casa Garson, que vendia rádios. E que criou os rádios” Capelinha”, que possuía alto falante separado, uma criação dele. Esse tio abriu a loja: “ Rei da Voz”, título que deu, em homenagem  ao grande cantor Francisco Alves, assim conhecido. A primeira loja: “O Rei da Voz”, ficava na Avenida Gomes. Freire. Além de vender aparelhos, a loja consertava, reformava pianos. O senhor Samuel era líder de vendas,pois abriu várias filiais e começou a vender também a ”linha branca”, geladeiras, etc, artigos que eram luxo, à época..

Com a intenção de vender mais rádios e eletrodomésticos, Abraham Medina investia em “ reclames”( propagandas em rádio). Associava os programas aos produtos, o que era bastante inteligente. Começou por patrocinar, na Rádio Nacional, um programa dominical. com o cantor Francisco Alves. No auditório dessa emissora de rádio, passaram depois outros cantores importantes, como Orlando Silva, Sílvio Caldas, etc

E assim ele faturava mais, e seus programas prosseguiam.

Abraham Medina é pai do empresário Roberto Medina

Abraham Medina faleceu no Rio de Janeiro, quando estava com 79 anos de idade. E seu exemplo foi seguido por muitos radialistas, que aprenderam muitas coisas com ele.