IPVA 2017 SP


O IPVA 2017 SP é um tributo do Governo do Estado de São Paulo cujo objetivo é coletar fundos dos proprietários de automóveis como carros, motos e caminhões, com o intuito de arrecadar metade dos fundos e repassar a outra metade para o Município com o qual o veículo foi registrado.


O repasse municipal do IPVA São Paulo tem como objetivo melhorar o bem-estar dos cidadãos, aplicando o dinheiro coletado em utilidades públicas, como praças e hospitais, por exemplo.


A seguir você irá ter mais informações detalhadas sobre o IPVA São Paulo, consultas, formas de pagamentos e o vencimento do licenciamento tudo nesse artigo, não deixe de conferir essas informações.

IPVA 2017 SP

O ano de 2017 vem se aproximando e com ele vem também uma série de impostos e tributos que os paulistas já estão habituados a pagar. Especialmente para quem é dono de moto, carro, caminhão ou de qualquer veículo automotor, a conta fica mais pesada em todo início de ano, por conta do IPVA 2017 SP.

IPVA 2017 SP

O IPVA 2017 já está fazendo presença no orçamento de milhões de brasileiros, e em São Paulo não seria diferente. As informações como pagamento, consulta de débito e locais de pagamento do tributo variam de estado para estado, tendo o Detran como órgão regulador e fiscalizador.

O valor das alíquotas do IPVA SP não foram alteradas, quem tem veículos movidos a gasolina ou álcool vão ser cobrados 4% sobre o valor venal, veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, mesmo que seja todos combinados no mesmo, terão à alíquota de 3%.

Para os proprietário de picapes cabine dupla 4%, os de cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.

Alguns levantamentos realizado pelo Fipe a frota total de veículos em São Paulo é de mais ou menos 23,5 milhões. Destes, 17,5 milhões estão sem o recolhimento do IPVA, 5,7 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação e cerca de 250 mil são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento.

Leia também:

Caso você tenha alguma dúvida sobre o IPVA São Paulo, esse artigo foi desenvolvido especialmente para facilitar sua vida e esclarecer todas as questões relacionadas ao imposto estadual.

Como consultar IPVA 2017 SP?

IPVA 2017 SP


Podemos fazer o cálculo do IPVA SP com a data de emissão da nota fiscal de aquisição do veículo. Depois da emissão do CRVL, vai gerar um débito no cadastro da Secretaria da Fazenda e o proprietário do veículo pode fazer a consulta pelo site do detran São paulo como vamos ensinar a seguir, para efetuar o seu pagamento na data de vencimento.

Para consultar IPVA 2017 SP, e saber quanto deverá ser pago de tributo, o contribuinte deverá seguir os passos abaixo:

  • Entre no site www.ipva.fazenda.sp.gov.br;
  • Informe o numero da placa do veiculo;
  • Digite o seu RENAVAM;
  • Confirme o “Captcha”;
  • Clique em “Consultar”.

Feito isso será necessário saber o valor dos débitos que precisam ser quitados. O proprietário do veículo pode realizar também a consulta de informações sobre IPVA SP através de dispositivos móveis como tablets, IPads, e celulares que tenham conexão com alguma rede de internet.

Como e onde pagar o IPVA 2017 SP?

Para efetuar o pagamento do imposto, é necessário que o contribuinte se dirija a uma agência bancária credenciada pelo Estado com o Renavam em mãos.

Na agência é possível pagar IPVA 2017 SP através de um caixa de autoatendimento ou então no caixa mesmo. É possível também realizar o pagamento através do site do seu banco, converse com o gerente de sua conta para saber mais informações.

Veja abaixo a tabela atualizada:

Tabela do IPVA 2017

Não efetuar o pagamento IPVA São Paulo do seu carro, moto, etc, poderá impedir com que você circule com o veículo e caso for pego transitando pelas ruas, poderá ser multado, perder pontos na carteira e até ter o veículo apreendido.

Leia também:

Além de que os juros em cima do valor não quitado são altos, sendo adicionado 0,33% por dia em cima do valor de seus débitos. Realizar o crédito IPVA 2017 SP evita uma série de problemas e é possível parcelar a quitação do imposto, em até 12 vezes.

Depois de ler nosso artigo com informações para facilitar a sua vida e tempo para a consulta e como pagar o seu IPVA 2017 São Paulo, porém não esqueça de deixar o seu comentário abaixo sobre o que achou do nosso site e conteúdo. Boa Sorte!

IPVA 2017 SP
5 (100%) 986 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *