Sobre Este Blog

Este é um blog de ideias e notícias com viés esquerdista. Mas também de literatura, música, cinema, HQ, humor, viagens. Boas histórias, bons personagens. Boa comida. Alguma memória. E utopiapolitik.

Este blog deve seu nome ao antropólogo, político e escritor Darcy Ribeiro (1922-1997), que concebeu o “socialismo moreno”, um socialismo à brasileira. E é também inspirado pelo genial desenhista argentino Quino, que um dia, perguntado por esta repórter se era de esquerda ou de direita, respondeu: “De que lado bate o coração?”

SOBRE A AUTORA:

Cynara Moreira Menezes é baiana, nascida em Ipiaú, região cacaueira, em 1967. Formou-se em jornalismo pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) em 1987. Desde então, percorreu as redações de vários veículos de imprensa, a começar pelo extinto Jornal da Bahia: Folha de S.Paulo, Estadão, revistas IstoÉ/Senhor, Veja, Vip e Carta Capital. Atualmente é colunista da revista Caros Amigos. É autora dos livros Zen Socialismo (os melhores posts do blog Socialista Morena), pela Geração Editorial, e O Que É Ser Arquiteto, com João (Lelé) Filgueiras, e O Que É Ser Geógrafo, com Aziz Ab’Saber, ambos pela editora Record. Ideologicamente, é uma esquerdista empedernida, mas está mais para Amelie Poulain do que para Rosa de Luxemburgo.

Bula para as seções:

Home: salada paulista. Um pouco de tudo.

Camaradas: textos de amigos e inspiradores do blog. Aberto a colaborações.

Maconha: posts sobre a planta. O blog apóia a legalização.

Cine Morena: filmes fundamentais achados na rede.

Rolé: lugares, pessoas, viagens.

Kapital: notícias sobre a exploração capitalista.

Trabalho: como vive o trabalhador brasileiro.

Vintage: antigos textos desta repórter.

Okupa: ativismo real e virtual.

Email para contato: cynara@socialistamorena.com.br
Twitter: @cynaramenezes

 

O Socialista Morena é um blog de jornalismo independente. Se você quiser contribuir financeiramente, doe ou assine. Quanto mais colaborações, mais reportagens exclusivas. Obrigada!!

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode apenas usar qualquer cartão de crédito ou de débito. Ou, você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência 3310
Conta Corrente 23023-7