Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bem-vindos à Wikipédia

A enciclopédia livre que todos podem editar.

973 253 artigos em português
5 807 usuários ativos

Artigo em destaque Apresentação
SS Normandie.

O SS Normandie foi um navio de passageiros francês operado pela Compagnie Générale Transatlantique e construído pela Chantiers de Penhoët em Saint-Nazaire. Seu projeto foi iniciado no final da década de 1920 com o objetivo de dar continuidade ao SS Île de France. Sua construção começou em janeiro de 1931, porém a Grande Depressão atrapalhou as obras e adiou sua viagem inaugural até 1935. O Normandie tinha o objetivo de ser um símbolo do requinte e luxo francês, além de dar ao país a Flâmula Azul de travessia transatlântica mais rápida.

Ele foi o maior navio de passageiros do mundo na época, com sua viagem inaugural atraindo grande atenção e prestígio. Apesar de seu luxo e fama, o Normandie não foi um sucesso comercial e muitas vezes viajou abaixo de sua capacidade total, realizando cruzeiros para o Brasil em uma tentativa de procurar novos mercados. Sua carreira foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial, quando foi tomado pela Marinha dos Estados Unidos em 1941.

O Normandie foi rebatizado de USS Lafayette com o objetivo de ser convertido para um navio de transporte de tropas. Entretanto, ele pegou fogo durante os trabalhos de conversão em 9 de fevereiro de 1942 e emborcou em sua doca em Nova Iorque devido ao peso da água usada pelos bombeiros para apagar as chamas. O Lafayette foi levantado em 1943 e parcialmente desmontado, sendo vendido como sucata em 1946 e desmontado completamente até 1947. (leia mais...)

Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Eventos atuais 11 de julho na história
Ataques cibernéticos na Ucrânia em 2017

Eventos a decorrer: Protestos na VenezuelaIntervenção militar no Iêmen

Maestro Carlos Gomes

Independência da Mongólia (1921)

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia
Sabia que...
O ônibus espacial Atlantis inicia a lenta viagem do Vehicle Assembly Building (VAB) até o complexo de lançamento 39A se preparando para a realização da missão da NASA STS-79 em 16 de setembro de 1996, parte do programa conjunto russo-americano Shuttle-Mir.  (definição 1 746 × 1 947)

O ônibus espacial Atlantis inicia a lenta viagem do Vehicle Assembly Building (VAB) até o complexo de lançamento 39A se preparando para a realização da missão da NASA STS-79 em 16 de setembro de 1996, parte do programa conjunto russo-americano Shuttle-Mir.
(resolução original: 1 746 × 1 947)

Bing Crosby 1930s.jpg
Sobre esta imagem

… a cambojana Rochom P'ngieng teria sido criada por animais durante 19 anos, e teria fugido anos depois de ser resgatada da sua vida selvagem?

… com mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo, "White Christmas", gravada originalmente por Bing Crosby (imagem), é o single mais vendido de todos os tempos?

… o nariz vermelho associado aos palhaços é uma referência ao alcoolismo?

… o filme Zyzzyx Road arrecadou apenas 30 dólares após seu lançamento, tornando-se a menor bilheteria de todos os tempos?

… o livro O Novo Guia de Conversação em Portuguez e Inglez foi escrito por um português que não dominava a língua inglesa?

Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem