16/02/2015 05h07 - Atualizado em 17/02/2015 19h31

Salgueiro vem com força para evitar perder de novo título por décimos

Vice do ano passado celebrou a culinária mineira em desfile impressionante.
Bateria deu show e famosos foram para a avenida pela vermelho-e-branco.

Do G1 Rio

selo salgueiro (Foto: Arte/G1)

A Acadêmicos do Salgueiro entrou na Sapucaí perto das 4h da madrugada com fome de vitória, depois de perder o campeonato do ano passado por apenas um décimo de diferença da Unidos da Tijuca. Veja galeria de fotos.

Com o enredo “Do fundo do quintal, saberes e sabores da Sapucaí”, os carnavalescos Márcia e Renato Lage levaram a história da culinária mineira para a avenida. Penúltima escola a desfilar, o Salgueiro teve que enfrentar a chuva que voltou no meio do desfile dos 3.900 componentes, em 34 alas e 6 alegorias.

Dona de sambas memoráveis como "Peguei um Ita no Norte" e "Bahia de Todos os Deuses", a escola mais uma vez apresentou uma composição forte e contagiante. Na comissão de frente e no abre-alas prodominou o vermelho, marcando as cores da escola.

Antes do desfile, Mestre Marcão anunciou que a "Furiosa", como é chamada a bateria do Salgueiro, levaria surpresas para a avenida. E a "cozinha" da escola literalmente batucou nas panelas.

Vestidos de chefs, alguns ritmistas usaram frigideiras, caçarolas e colheres de pau como instrumentos.

À frente, a atriz Viviane Araújo, que há oito anos ocupa o posto de rainha da bateria do Salgueiro, vinha vestida de "Chama Acesa" para incendiar a Sapucaí. A musa Bianca Salgueiro completou o time de beldades da escola. 

Cobertor de LED
Consagrado na Mocidade com o estilo high-tech que marcou o carnaval dos anos 90, Renato Lage regatou essa tendência no desfile deste ano.

A comissão de frente usou um cobertor com centenas de luzes de LED que fazia projeções. O item pesa 100 kg e exigiu força e coordenação dos componentes da comissão.

Representação de Nossa Senhora feita pela comissão de frente da Salgueiro (Foto: Reprodução/TV Globo)

Outras alegorias tinham luzes estroboscópicas, efeitos holográficos, neons e espelhos. A escola terminou o desfile faltando apenas um minuto para o tempo máximo permitido de 1h22.

Famosos
O desfile da vermelho-e-branco foi recheado de famosos. Além de Viviane Araújo, pelo menos outros cinco atores do elenco da novela "Império" saíram pela escola.

Alexandre Nero, Leandra Leal e Lília Cabral foram destaque no segundo carro. Paulinho Vilhena veio no chão, assim como Ailton Graça. O intérprete de Xana fez seu terceiro desfile da noite no Salgueiro – já havia sambado na Viradouro e na Mangueira.

Bianca Salgueiro é uma musa já tradicional do Salgueiro (Foto: Reprodução/TV Globo)

As alas foram dispostas de maneira coerente e hamoniosa, com fantasias cheias de referências aos itens típicos da farta mesa mineira.

Da ala da cachaça, para a do torresminho, passando pelos temperos de Minas Gerais e as influências africanas e europeias. Um dos carros que veio com um bule gigante que soltava cheiro de café.

O Salgueiro já ganhou oito campeonatos no carnaval do Rio, sendo o último em 2009. Na apuração desta quarta-feira (18) a escola tijucana saberá se vai sentir mais uma vez o gostinho da vitória.

 

 

 

 

 

 

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de