Sede de Woodstock | Incluída em lista de locais históricos dos EUA

O lugar escolhido para ser sede do grande e lendário Festival de Música e Arte de Woodstock em Nova York, em agosto no ano de 1969, foi incluído no dia ontem no registro nacional de locais histórico dos Estados Unidos, informou o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo.

“Woodstock foi um momento crucial na história de Nova York e dos EUA, reunindo a arte e a música em um evento que mudou o panorama político e cultural. Esse reconhecimento ajudará a preservar esse ponto de referência para a geração atual e as futuras”, disse o governador em comunicado.

Para quem não sabe, ou não lembra, o Festival de Woodstock foi um festival de música realizado entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 na fazenda de 600 acres de Max Yasgur na cidade de Bethel, no estado de Nova York, Estados Unidos.

Em primeiro lugar, o festival aconteceria em Woodstock, no interior de Nova York, mas os moradores locais conseguiram entrar na justiça para impedir que o evento acontecesse. Os ingressos estavam já vendidos (lojas especializadas vendiam ingressos para os três dias, dois, ou para algum dia em separado, além dos pedidos via correio que poderiam ser feitos) e muitas pessoas pediam o dinheiro de volta ao receberem a notícia de que não havia um lugar fixo para o festival acontecer.

Então, de última hora, uma fazenda de 600 acres foi oferecida na cidade de Bethel. Parece que – diferente de Woodstock – os moradores de Bethel não se importavam com milhares de hippies nus em sua cidade, e foi exatamente isso que ocorreu. A cidade parou e o festival que deveria contar com “somente” 50 mil pessoas, teve um público esperado de 200 mil almas, que se multiplicaram para 500 mil nos dias do evento. Muitos pularam as grades e invadiram o local, muito mais comida precisou ser conseguida no último instante, além de mais banheiros e mais espaço para o estacionamento de carros e barracas.

Anunciado como “Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música”. Foi o maior festival de música de todos os tempos. Teve como combustível muita música folk, muito rock psicodélico, drogas alucinógenas e nudez descompromissada. (sim!)

No fim dos três dias de evento, os organizadores (pessoas com no máximo 27 anos) estavam com uma dívida de 1 milhão de dólares, que foi reduzia em 90% após a venda do filme do festival. Mas que mesmo assim, o sucesso cultural que foi um fracasso empresarial, não deixou de mostrar o lado alternativo da cultura dos jovens americanos, deixando explícito que havia algo diferente do padrão americano de vida.


Atualmente, no local, foi construído o Centro para as Artes, inaugurado em 2006. Dois anos mais tarde, um museu dedicado à história do festival foi aberto, contando também o que ocorreu nas edições de 1979, 1989, 1994, 1999 e 2009. O museu também explora as transformações sociais, políticas, culturais e musicais da década de 1960, vinculadas aos assuntos que continuam afetando o mundo hoje em dia.

Para consolidar o local como uma atração turística, as autoridades do estado de Nova York também pretendem restaurar a região onde esteve o palco do festival e desenvolver um tour interativo.

 

Post A Comment