Marketing

As Maneiras Mais Simples e Eficazes de Conhecer o Seu Público-Alvo

5 Maneiras Simples de Conhecer o seu Público-Alvo

Para quem sonha em ter seu próprio negócio, uma noção de grande importância que é preciso ter desde o início do empreendimento é a de conhecer seu público-alvo.

Por mais que soe simplista ou óbvio demais, é preciso sempre reafirmar a importância de conhecer a fundo o consumidor que seu empreendimento quer atingir.

Tendo um público-alvo bem definido, o sucesso de seu negócio fica muito mais próximo de se alcançar.

Com um público claramente definido, as estratégias de comunicação do seu negócio ficam mais fáceis, o trabalho consegue ser melhor direcionado para satisfazer o cliente e tudo flui mais facilmente na interação empresa x consumidor.

Para conhecer melhor seu público, veja as melhores dicas e práticas a se seguir para conhecer a fundo quem vai te contratar:

1. Faça pesquisas de mercado

Fazer pesquisas de mercado é uma prática excelente e bastante básica para alavancar um negócio.

Pesquisas de mercado quantitativas, principalmente, podem dizer muito sobre o seu público-alvo de forma geral e ampla.

E engana-se quem acha que pesquisas são algo do passado, algo muito caro ou que só especialistas devem fazer.

Invista em soluções de pesquisa de mercado online para pesquisar seus consumidores ideais e saber o que eles esperam de você.

Você consegue fazer isso de forma bastante rápida, acessível ou até mesmo de graça, conseguindo alguns insights que só mesmo uma pesquisa de mercado podem proporcionar.

2. Crie Buyer Personas

Uma Buyer Persona é a representação do seu cliente ideal.

Trata-se da idealização de uma ou mais pessoas que poderiam vir a comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Esse cliente ideal deve ser imaginado da forma mais clara e específica possível.

Criar uma Buyer Persona é um exercício interessante. Trace o perfil da pessoa que você quer ter como cliente. Que idade ela tem? Quais são seus objetivos pessoais? E seus hobbies? O que ela esperaria do seu negócio?

Responda a essas e várias outras perguntas pessoais para imaginar as pessoas ideais do seu público.

Converse com quem tem experiência na área, realize pesquisas quantitativas, investigue a fundo e crie suas Buyer Personas.

3. Ouça o que as pessoas estão dizendo

Recorrer à internet e às redes sociais também é uma boa ideia, como sempre.

Sites e apps como o Facebook, o Twitter, o Instagram servem como verdadeiros laboratórios para entender o que se passa na mente das pessoas, como elas consomem produtos e o que elas têm a dizer sobre marcas e empresas.

Outra ideia também é analisar o Reclame Aqui para entender melhor as principais dores dos consumidores, suas expectativas e frustrações.

Essas são informações muito úteis para compreender seu público-alvo como um todo.

4. Avalie a concorrência

Se você já está no mercado ou ainda vai empreender, não importa: é sempre importante ficar de olho na concorrência. Essa também é uma forma de saber mais sobre seu público.

A forma como o concorrente e o público interage, por exemplo, pode dizer muito sobre o perfil daquelas pessoas e facilitar o seu trabalho na hora de chegar até elas e construir uma relação saudável.

Por isso, a dica é básica: esteja sempre de olho.

5. Questione o que você acha que já sabe

Na hora de entender o público-alvo do seu negócio, um grande desafio é o de quebrar as barreiras do próprio achismo.

Achismos, aliás, são um grande vilão dos negócios bem sucedidos e das empresas que tem um bom relacionamento com seu target.

Questione a todo momento o que você acha que já sabe sobre seu cliente. Lembre-se que as pessoas mudam, a sociedade muda e o mercado muda.

Duvide do próprio conhecimento e recorra a todas as dicas anteriores para provar novas hipóteses, descobrir novas informações e melhorar sempre o serviço que você oferece e presta ao seu consumidor.

Trabalhando com todas essas dicas é possível alinhar comunicação, marketing e desenvolver soluções que atendam melhor às expectativas do seu público-alvo.

Lembre-se, também, que esse trabalho deve ser constante e o esforço, sempre grande. E que vale tudo a pena.

Um empreendedor que conhece a fundo seu consumidor é um empreendedor mais responsável e que sempre acerta em cheio na satisfação com o cliente.

[Total: 1    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock foi Detectado

Please consider supporting us by disabling your ad blocker