Grupo Lotus anuncia compra da Renault. F1 terá dois times com mesmo nome

O Grupo Lotus, responsável pelos carros de rua da marca que fez história na F1 nos 70 e 80, anunciou nesta quarta-feira um acordo com o Grupo Genii Capital. Isso quer dizer que a lendária equipe se juntará à Renault a partir de 2011 como um time só, usando o nome Lotus Renault GP Team e as cores preto e dourado.

O acordo foi possível porque, em outubro, a montadora Renault vendeu o restante das ações que tinha da equipe para o Genii Capital, ficando responsável apenas pelo fornecimento de motores e deixando o caminho livre para a parceria do Genii com o Grupo Lotus, que já se desenhava.

Só que esse acordo vai gerar uma confusão no grid da próxima temporada. Isso porque, além desse novo time, há a equipe que foi montada por Tony Fernandes em 2010 e que já se inscreveu para 2011 com o nome Team Lotus – que era usado pelo time histórico – e anunciou que seus carros terão as mesmas cores preto e dourado e o mesmo motor Renault. As duas partes brigam na Justiça inglesa para ter exclusividade no uso do nome.

O Grupo Lotus parece ignorar Tony Fernandes. “Não vejo uma plataforma melhor para uma montadora do que o automobilismo. E a Fórmula 1 é a principal categoria de monopostos. Sabemos que existem muitas controvérsias sobre o uso de nossa marca na Fórmula 1 e gostaríamos de esclarecer: somos a Lotus e estamos de volta”, disse Dany Bahar, presidente do Grupo Lotus, em comunicado oficial.

O acordo entre Grupo Lotus e Grupo Genii, que usarão o nome Lotus Renault GP Team, tem validade até 2017 e deixou Gerard Lopez, dono do Grupo Genii, bastante satisfeito. “Estamos satisfeitos em poder anunciar publicamente a notícia de que iremos correr como Lotus Renault GP em 2011. É extremamente motivador começar uma nova fase para a equipeem parceria com o Grupo Lotus, e nós vamos continuar com nossa forte relação com a Renault”, declarou.

“É um tributo ao excelente trabalho feito este ano pelo time em Enstone para podermos atrair o grande patrocinador e o novo investimento para um futuro brilhante”, completou Lopez.