Aprendendo SIG com Game of Thrones (VI): Hyperlinks e outras ferramentas de informação

Hoje veremos as ferramentas de informação, focando principalmente em aprender a manejar a ferramenta de “Hyperlinks”.

São 4 as principais ferramentas de informação: informação por ponto, consultar área, consultar distância e hyperlink. A essas poderíamos adicionar outras, como o “Google Street View”, que nos permite consultar as imagens deste serviço do Google… muito embora neste caso não haja carros do Google passeando pelas paisagens de Game of Thrones.

Essas 4 ferramentas estão acessíveis na barra de ícones:

figura06_01

As 3 primeiras são muito intuitivas e basta comentar o seu funcionamento para que possam ser usadas.

Informação por ponto: fornece informações sobre o elemento no qual tenhamos clicado, estando sua camada ativa. Abrirá uma janela com os valores desse elemento em sua tabela de atributos. Por exemplo, se ativarmos a camada “Locations” e clicarmos sobre o ponto que representa “King’s Landing” (Porto Real) será aberta a seguinte janela:

figura06_02

As ferramentas de consultar área e distância possuem um funcionamento similar. Após selecionarmos a ferramenta vamos clicando na Vista e serão apresentadas, em um caso informações sobre o perímetro e a área, e em outro, distância parcial e total. Esta informação aparece na parte inferior da tela, na barra de status (também aparecem outras informações como escala, unidades ou coordenadas).

figura06_03

A ferramenta de hyperlink é mais complexa, já que requer definir previamente nas “Propriedades” da camada a configuração dos hyperlinks. Vamos ver seu funcionamento com um exemplo prático.

Repassando o artigo anterior de “Edição de Tabelas” vamos adicionar ao campo “Web” da tabela de atributos da camada “Political” uma série de links para páginas web com informações sobre as Casas de Game of Thrones:

O resultado será semelhante a esse:

figura06_04

Agora vamos a informar à Camada que temos um campo (“Web”) que é um hyperlink para uma página web.

Para abrir a janela de Propriedades de uma camada clicamos com o botão secundário sobre o nome da camada na Tabela de Conteúdos ou ativamos a camada e vamos ao menu “Camada/Propriedades”.

figura06_05
Na janela que abre acessamos a aba “Hyperlinks”, que é a que nos interessa neste momento.

Clicamos em “Ativar hyperlink”, selecionamos o campo “Web” e a ação “Vincular com arquivos de texto e HTML”.

figura06_06

Agora já podemos fechar esta janela, clicando em “Aceitar” e começamos a utilizar o botão de hyperlink sobre a camada “Political”.

O que acontece cada vez que clicamos sobre um elemento? É aberto um navegador (que certamente será melhorado na próxima versão do gvSIG) com informações da página web indicada na Tabela de atributos. E que, neste caso, nos fornece toda a informação sobre cada uma da Casas. Por exemplo, ao clicarmos no reino do Norte (“The North”) nos apresenta a informação da casa Stark:

figura06_07

Agora vamos criar outro tipo de hyperlink, que abrirá uma imagem que tenhamos em nosso computador. Nesse caso, os escudos de cada uma das casas, que podem se baixados em um arquivo comprimido aqui.

Para isto primeiro colocamos a Tabela de atributos da camada “Political” em edição e adicionamos a informação do caminho onde salvamos as imagens do campo “Shield”. Algo do tipo:

  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/Arryn.PNG
  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/Baratheon.PNG
  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/Greyjoy.PNG
  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/Martell.PNG
  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/NightsWatch.PNG
  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/Stark.PNG
  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/Tully.PNG
  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/Lannister.PNG
  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/Targaryen.PNG
  • /home/user/Área de Trabalho/Shields/Tyrell.PNG

A Tabela ficará do seguinte modo:

figura06_08

Da mesma forma que fizemos anteriormente, redefinimos o hyperlink indicando que o campo é “Shield” e a ação “Vincular com arquivos de imagem”:

figura06_08

Ao utilizarmos a ferramenta “Hyperlinks”, cada vez que clicarmos sobre um elemento da camada “Political” será aberta uma imagem com o escudo da Casa correspondente. Assim, se clicarmos em “The Westerlands” (Terras do Oeste) aparecerá o escudo dos Lannister:

figura06_10

E como nós também pagamos nossas dívidas, convidamos você para não perder o próximo artigo deste curso de SIG tão peculiar.