Get Adobe Flash player

Procurar

  Search  

Outras ligações

Câmara Municipal de Fafe



O nosso blogue

Notas

 

O Museu das Migrações e das Comunidades foi fundado por deliberação do Município de Fafe em 12/07/2001. Um Museu que pretende aprofundar o conhecimento das migrações na diáspora portuguesa.





O Museu


O Museu das Migrações e das Comunidades foi criado em 12/07/2001 por deliberação da Câmara Municipal de Fafe, como plataforma virtual, com a designação de Museu da Emigração e das Comunidades. Foi seu principal fundador e promotor o investigador Dr. Miguel Monteiro, profundo conhecedor de «Fafe dos Brasileiros» e contou ainda com o apoio científico da professora doutora Maria Beatriz Rocha Trindade, a nossa maior especialista na temática das migrações. Com o desenvolvimento das suas actividades e o estabelecimento de uma vasta rede de contactos, surgiu a necessidade de avançar na implementação da realização física do Museu, prevista desde o início. A concepção do projecto museológico do agora denominado Museu das Migrações e das Comunidades é da autoria do museólogo doutor Fernando António Baptista Pereira foi aprovado pela CMF em 2008.

"(...)Le Museu da Emigração e das Comunidades, Fafe, Portugal, joue un rôle de leader dans ce réseau international des musées des migrations, en raison non seulement de l’importance historique des migrations pour le Portugal et d’échanges concrets avec nos partenaires brésiliens et français notamment, mais aussi du dynamisme propre à ce musée.(...)."(Paul de Guchteneire, Carine Rouah: UNESCO-IOM;Migration MuseumsNetwork)

"varios de nuestros contactos nos han indicado que el Museu da Emigração de Fafe es uno de los mejores en este campo. (...) y fue precisamente Brian Lambkin, presidente de AEMI, una de las personas que más nos recomendó que estudiáramos el caso de Fafe" "La contribucisn de la experiencia de Fafe ha sido decisiva a la hora de proponer nosotros un modelo de Museo de Emigracisn Vasca."(Andoni Martín Arce, Presidencia,Gobierno Vasco.