Topo

Oscar

"O Grande Circo Místico" é escolhido para representar o Brasil na corrida ao Oscar

Divulgação
Jesuíta Barbosa em cena de "O Grande Circo Místico" Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz e Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

11/09/2018 12h57

"O Grande Circo Místico", filme de Cacá Diegues, foi o escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o país na disputa por uma indicação ao Oscar 2019 de melhor filme estrangeiro. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (11) durante um encontro com jornalistas na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Após 12 anos de jejum na direção, o alagoano Diegues adapta o poema "O Grande Circo Místico" do escritor conterrâneo Jorge de Lima (1893-1953), sobre as desventuras dos membros de uma companhia circense. O mesmo texto já havia inspirado, no início dos anos 1980, o espetáculo de dança de Naum Alves de Souza e um álbum musical homônimo de Chico Buarque e Edu Lobo. Algumas canções famosas da dupla, como "Beatriz", "A História de Lily Braun" e "Ciranda da Bailarina", foram incorporadas ao longa.

O filme foi escolhido por uma comissão presidida pela produtora Lucy Barreto, que ressaltou a poesia da produção. "O mundo está precisando de poesia e magia e o filme do Cacá vai trazer isso pra nós: brasilidade, música e alegria. Pensamos que foi uma boa escolha", afirmou.

Acompanhada de membros da comissão, como a atriz Bárbara Paz, e os cineastas Flavio Ramos Tambellini e Jeferson De, Lucy revelou que a discussão girou em torno de três dos 22 filmes inscritos, mas não revelou os outros favoritos. O martelo foi batido nesta terça, após um encontro de 2 horas. "Tivemos uma discussão harmoniosa", ressaltou Paz.

Em tom de fantasia lírica, o filme segue um jovem rico (Rafael Lozano) que se apaixona por uma performer de show de variedades (Bruna Linzmeyer). Para provar seu amor, dá de presente um circo à amada, onde ela possa se apresentar. Um mestre de cerimônias chamado Celavi (Jesuíta Barbosa) se encarrega de narrar a história da trupe ao longo de mais de cem anos.

Mais sobre o filme:


"O Grande Circo Místico" fez sua estreia mundial no último Festival de Cannes, como um dos filmes convidados para exibição especial (não competitiva), e chega aos cinemas brasileiros em 15 de novembro.

O filme coroa uma fase especial na vida de Diegues. Um dos grandes nomes do cinema nacional, ele foi recentemente eleito imortal na Academia Brasileira de Letras.

Divulgação
Cacá Diegues trabalha nos bastidores do filme "O Grande Circo Místico" Imagem: Divulgação

Brasil no Oscar

Diversos filmes brasileiros já foram indicados ao Oscar mas, na categoria de melhor filme estrangeiro, apenas quatro produções entraram na disputa: "O Pagador de Promessas" (1963), "O Quatrilho" (1996), "O Que é Isso Companheiro?" (1998) e "Central do Brasil" (1999). No ano passado, "Bingo: O Rei das Manhãs" foi o escolhido pelo Brasil, mas não conseguiu ser indicado.

A história do Brasil no Oscar, no entanto, é antiga e começou em 1945, quando a música "Rio de Janeiro", de Ary Barroso, foi indicada na categoria de melhor canção original pelo filme americano "Brazil". Outros filmes que tiveram coproduções brasileiras também já ganharam o Oscar, porém nenhum deles eram 100% brasileiros.

Por exemplo, em 1960, "Orfeu do Carnaval" ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, porém o longa-metragem era uma produção ítalo-franco-brasileira e a estatueta foi para a França e não para o Brasil. Em 1986, "O Beijo da Mulher Aranha" foi indicado em quatro categorias e americano William Hurt ganhou a estatueta de melhor ator. Em 2005, "Diários de Motocicleta" foi indicado em duas categorias e uruguaio Jorge Drexler ganhou o Oscar de melhor canção original.

A mais recente vitória foi em "Me Chame Pelo Seu Nome", indicado em quatro categorias e o americano James Ivory ganhou o prêmio por melhor roteiro adaptado.

A escolha de "O Grande Circo Místico" não significa que o filme brasileiro estará concorrendo ao Oscar. Neste momento, vários países escolhem entre suas produções apenas um nome que será enviado aos organizadores do prêmio. A partir daí é que os integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos decidem quais filmes, de fato, disputarão a estatueta.

Até o momento, mais de 20 países já enviaram suas escolhas. Em dezembro, a Academia anunciará uma lista com os pré-finalistas, que geralmente varia entre 9 e dez títulos. A lista final com os cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro será revelada no dia 22 de janeiro. A cerimônia de premiação será realizada no dia 24 de fevereiro, em Hollywood, Los Angeles.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!