Publicidade
internet
Comércio Eletrônico

Análise: Casas Bahia entra no e-commerce e desafia liderança da B2W

Por Guilherme Felitti, editor-assistente do IDG Now!

Publicada em 02 de fevereiro de 2009 às 20h17
Atualizada em 10 de fevereiro de 2009 às 23h18

São Paulo – Empresa espera faturar 280 milhões de reais no primeiro ano e desafiar no longo prazo liderança da B2W, dona do Submarino e Americanas.

casas_bahia_88Não é só entre as redes sociais (o Orkut, no caso) que o mercado brasileiro de internet vê uma alta concentração na mão de apenas um competidor. O comércio eletrônico passa pela mesma situação, com a B2W Companhia Global do Varejo, nascida da fusão entre Submarino e Americanas.com em 2006, que tem mais de 50% do faturamento do mercado.

Após anos resistindo à ideia, a Casas Bahia, maior rede varejista brasileira, entrou oficialmente na internet nesta segunda-feira (02/02) em movimentação que deverá ter reflexos e impacto em médio prazo no comércio eletrônico brasileiro.

> Veja estrutura tecnológica da Casas Bahia

“Qualquer player tem que ficar preocupado” com a tão adiada estreia do serviço de vendas online da Casas Bahia, afirma Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting e CEO da DOM Strategy Partners. E os quase 10 anos de experiência do Submarino vendendo online? “Experiência se compra”.

A mudança de site institucional para ferramenta de compras ainda é um teste, como lembra a companhia, mas já começa a demarcar um território que a Casas Bahia ignorava até então, segundo a empresa, pelo perfil médio do seu consumidor.

Não é segredo que o sucesso das Casas Bahia no varejo físico brasileiro tem relação direta com o parcelamento facilitado oferecido para móveis e eletrodomésticos para as classes C e D.

A entrada das Casas Bahia no e-commerce não acontece logo após a ascensão da classe C à internet à toa, acredita Domeneghetti, que vê o enriquecimento das classes mais baixas e o posterior aumento da classe média brasileira como principal razão pela entrada.

“A preocupação era que computadores ficassem acessíveis ao nosso público-alvo, que sempre vieio das classes C, D e E. A democratização do acesso aconteceu de 2 anos para cá”, afirma Sônia Mitani, porta-voz das Casas Bahia.

“É ingênuo quem acha que eles são apenas para classe C. Quem das classes A e B não tiver paciência de ir (às lojas físicas), pode comprar online sem problema. É um complemento de público pra eles”, explica o executivo.

*com a colaboração de Vinícius Cherobino, editor-assistente do Computerworld Brasil.
Top5MAIS LIDAS
DO DIA
LinkedIn

LinkedIn

Confira cinco dicas elaboradas pela própria diretora da rede social para diferenciar o seu perfil.

Linha do Tempo

Linha do Tempo

A nova interface chegou. Saiba como editar seu perfil e não mostre mais de sua vida do que gostaria.

Tecnologia & Comunicação

Os mitos sobre conversação e ambiente corporativo

A conversação está para a sociabilização como o combustível está para um foguete: é primordial.

Blog
Arquitetura do Appliance de Data Warehouse IBM Netezza. Clique e saiba mais!
O reconhecimento emergente do valor das análise de negócios se opõe ao grande crescimento da quantidade de dados estruturados e não estruturados.
Saiba como gerenciar volume enorme de informações e mantê-las atualizadas e disponibilizá-las para análises com simplicidade.
Plataforma IBM Cognos. Saiba como alcançar de resultados de negócios reais e tangíveis.
Veja como ter sucesso com a área de trabalho em nuvem. Saiba mais!