POLÍTICA
05/10/2018 17:27 -03 | Atualizado Há 7 horas

João Vicente Goulart: Da ‘infância roubada’ pelo golpe de 64 ao sonho da Presidência

Filho do ex-presidente João Goulart, candidato do PPL prega País mais justo, humano e solidário.

João Vicente Goulart quer ser presidente para terminar o que o pai não conseguiu.
Divulgação
João Vicente Goulart quer ser presidente para terminar o que o pai não conseguiu.

João Vicente Goulart, candidado do PPL (Partido Pátria Livre) à Presidência da República nas eleições 2018, é carioca de nascimento, gaúcho de coração e parte uruguaio por força do destino.

Obrigado a se mudar para Montevidéu aos 7 anos de idade por força do golpe de Estado de 1964, que instaurou a Ditadura Militar no Brasil por 21 anos e, como consequência, destituiu seu pai, João Goulart, da Presidência do Brasil, João Vicente Goulart quer terminar o que o ex-presidente não conseguiu.

Filho do candidato, Vicente Goulart disse ao HuffPost Brasil que o pai traz consigo uma fé tenaz e inabalável em seus princípios. "Parece crescer, multiplicar-se, quando fala sobre a necessidade de nosso País ser mais justo, humano e solidário com a população mais humilde."

A vontade do pai em ajudar aos mais necessitados, segundo Vicente, vem justamente da experiência de ter passado a infância exilado em outro País. "Isso é nato de sua personalidade. Ele é um brasileiro que valorizou ainda mais esse conceito quando perdeu, ainda criança, sua Pátria por força do golpe. Ele foi um amortecedor do meu avô [ex-presidente] no exílio", revelou.

Em casa, junto à família, João Vicente Goulart, que é pai de 7 filhos — 6 homens e 1 mulher — procura manter a linha de conduta que mostra na carreira política. "As semelhanças aparecem na forma de atuar e proceder, colocando sempre a relação humana como prioridade dentro do entendimento, da paz e da tolerância."

Coração colorado de João Vicente Goulart

Apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, o coração de João Vicente Goulart não bate por nenhum dos populares clubes cariocas, e sim pelo Internacional. Segundo o filho do candidato do PPL, o Colorado provavelmente foi o escolhido porque o ex-presidente chegou a atuar pelo clube como lateral-direito nas categorias de base, quando tinha 16 anos.

Na escola, o interesse de João Vicente Goulart passou longe da Matemática e da Física. Aluno apenas mediano, sempre preferiu História, Sociologia e Literatura e, até hoje, se reúne periodicamente com os colegas do Colégio Erwy School, de Montevidéu.

O fascínio por matérias de cunho humanístico se estende ao gosto pelo cinema. Bergmann, Hitchkoc e, atualmente, Polanski, são os diretores preferidos do candidato do PPL à Presidência da República.

Divulgação/Pedro França/Agência Senado


Carreira política de Goulart

No âmbito político, João Vicente Goulart traz no currículo a importância de ter sido um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao lado do tio, Leonel Brizola.

Escritor e filósofo, autor de livros como Jango e eu: Memórias de um exílio sem volta e Entre Anjos e Demônios/poemas do exílio, exerceu um mandato como deputado estadual pelo Rio Grande do Sul e, em 2017, trocou o PDT, partido que co-fundou, pelo PPL.

Para sair do zero nas pesquisas eleitorais, João Vicente Goulart apostou justamente nas dificuldades do passado para mudar o futuro.

"Política não se faz somente eleitoral. Se faz com o coração, com a alma e com História", declarou, pouco depois de ser confirmado como candidato pelo PPL.