Navegue por

publicidade

publicidade

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Principal nome do jornalismo político catarinense, é respeitado pela classe assim como nos campos empresarial e jurídico. A exclusividade de suas notícias se reflete na sua credibilidade.

Moacir Pereira

Justiça manda Casan entregar sistema de água de Caçador à BRK

Por Moacir Pereira

06/11/2018 - 18h50

Juiz Rafael de Araújo Rios Schmidt concedeu liminar determinando à Casan a entrega do sistema de abastecimento de água de Caçador à Prefeitura Municipal.  Assumirá, neste caso, todo o sistema a empresa BRK Ambiental, vencedora de processo licitatório realizado em 2015 e que ficou pendente de decisao na Justiça Estadual.  É a nova concessionária.

Continuar lendo

RD Summit começa nesta quinta-feira em Florianópolis

Por Moacir Pereira

06/11/2018 - 05h00

Começa na quinta-feira, no Centrosul, em Florianópolis, o RD Summit 2018, que contará com 150 conferencistas abordando temas relativos às novas tecnologias, estratégias, marketing, vendas e gestão moderna. Entre os palestrantes, Ricardo Amorim, Marcelo Tas, Marcos Piangers, Júnia Nogueira de Sá e Guga Kuerten. Para abrigar os mais de 8 mil inscritos, os organizadores montaram uma gigantesca tenda ao lado do Centro de Convenções.   Saúde Durou mais de três horas a reunião do governador eleito Moisés da Silva com o secretário da Saúde, Acélio Casagrande, e vários diretores. A estrutura da secretaria foi apresentada em detalhes, com números sobre pendências financeiras. O passivo estaria em R$ 485 milhões. A Secretaria conta hoje com 10 mil servidores, dos quais 147 ocupantes de cargos comissionados, 90 deles de carreira, portanto, efetivos.   Saneamento O Troféu Fritz Müller será entregue na quarta-feira ao prefeito Ibaneis Lembeck, de São Ludgero, no Sul catarinense. O município é o único de Santa Catarina com 100% de sistema de esgoto. Obra do ex-prefeito Volnei Weber (MDB), eleito deputado estadual com 41.353 votos. A solenidade, marcada para a Fiesc às 20h, marcará a entrega do Troféu Personalidade do Ano ao ex-presidente Alexandre Waltrich.   A equipe Entre os colaboradores civis e militares do governador eleito Carlos Moisés da Silva estão participando mais ativamente das reuniões com secretários os professores Luiz Felipe Ferreira e Marcelo Haendchen Dutra, do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC, e o advogado Fabiano Ramalho, do Observatório Social de Florianópolis. A jornalista Sabrina Sartoti, da Secom, passou a ser porta-voz da transição.   Digital Durante a campanha eleitoral, o deputado Carlos Chiodini, eleito novo deputado federal pelo MDB, recebeu uma informação impactante da diretoria da Federação Catarinense dos Dirigentes Lojistas. Atualmente, mais de 90% dos consumidores usam o WhatsApp como meio de comunicação. Fenômeno que explica o resultado das últimas eleições e o aumento do comércio pela Internet.   Leia também: Cármen Lúcia: "Estamos vivendo uma mudança perigosamente conservadora"

Continuar lendo

Deputado eleito Daniel Freitas (PSL) ouve especialistas em São Paulo sobre o futuro da economia

Por Moacir Pereira

05/11/2018 - 19h47

O deputado federal eleito Daniel Freitas (PSL-SC) cumpriu hoje uma agenda especial em São Paulo. Pela manhã, participou de um encontro com um grupo de parlamentares brasileiros no BTG Pactual (empresa financeira global que atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management e Asset Management).Presença do economista e ex-diretor do Banco Central Eduardo Loyo, e do ex-ministro da Defesa e da Justiça, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e sócio do banco, Nelson Jobim.Em debate, o futuro da economia brasileira e os cenários políticos.             Em seguida, os catarinenses foram recebidos na sede do Insper, pelo Presidente Marcos Lisboa, também sobre análise de conjuntura,  seguindo-se encontro na XP Investimentos , onde se reuniram com a Economista-Chefe da XP, Zeina Latif.

Continuar lendo

Governador assina duas Medidas Provisórias do Prefis

Por Moacir Pereira

05/11/2018 - 19h37

Duas medidas provisórias assinadas pelo governador Eduardo Pinho Moreira instituíram o Prefis —Programa Catarinense de Recuperação Fiscal de 2018. As empresas em débito com a Fazenda Estadual, ajuizado ou não, poderão liquidar as dívidas até o dia 30 de novembro, em um único pagamento.A Medida Provisória n. 224, de 31 de outubro de 2018, foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 01 de novembro, e tem o aval do Conselho Nacional de Política Fazendária, o Confaz.É que ao assumir a Secretaria da Fazenda, o secretário Paulo Eli submeteu o Prefis ao Confaz na reunião de 5 de julho de 2018.A MP não foi assinada antes por restrições da legislação eleitoral.Ela se refere exclusivamente a dividas com o ICMS.Já a Medida Provisória n. 225, autoriza pagamento único dos devedores do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis. O prazo fixado é também 30 de novembro.O secretário Paulo Eli informou que é difícil prever quanto deverá ser recolhido com os dois novos Prefis, mas há estimativas de que fiquem entre 200 e 400 milhões de reais.

Continuar lendo
Crédito: Lucas Correia

Ricardo Alba irá integrar futura Mesa Diretora da Alesc

Por Moacir Pereira

05/11/2018 - 04h00

Líder entre os candidatos eleitos à Assembleia Legislativa, com 62.762 votos, o vereador Ricardo Alba, de Blumenau, estará terça-feira em Florianópolis para nova conversa com o governador eleito Carlos Moisés da Silva. Já está definido que Alba integrará a futura Mesa Diretora da Assembleia, por indicação de consenso entre o novo governador e os seis integrantes da futura bancada.

Continuar lendo
Sede da Petrobras, maior estatal brasileira. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com 418 empresas, Brasil é o país com maior número de estatais

Por Moacir Pereira

05/11/2018 - 03h30

Levantamento feito pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 36 países revela que o Brasil é o que tem maior número de estatais. São 418 empresas que vivem nas tetas do governo, a custa dos contribuintes, muitas delas sem qualquer serviço de interesse público e a maioria dando prejuízos. Em segundo lugar aparece a Hungria, com 378. Seguem-se a República Checa, bem abaixo, com 133, a Lituânia com 128 e a Polônia com 126. Nas melhores posições estão a Suíça (4), Austrália (8), Japão (8) e Áustria (10), todos países de primeiro mundo. Expansão O empresário Luciano Hang não para. Dividiu os últimos meses em campanha aberta pela eleição de Jair Bolsonaro com criativas mensagens nas redes sociais, enquanto preparava a inauguração de novas megalojas. No fim de semana, festa popular com a filial em Brasília. Este ano, deve abrir mais duas unidades: em Passo Fundo, a primeira no Rio Grande do Sul, e a segunda em Lages, na Serra catarinense. Planeja mais 20 filias em 2019, incluindo aquelas em construção em Palhoça, no Campeche e no antigo Ilha Shopping, na SC-401. Aliança Láctea O secretário da Agricultura, Airton Spies, viajou para a China integrando missão da Confederação Nacional da Agricultura. Leva documentos e propostas para venda do leite produzido no Oeste de Santa Catarina para aquele país. Neste fim de 2018, o Estado já tem super produção de leite. Passou do oitavo para o quarto lugar como maior produtor do Brasil. O projeto de exportação inclui também os produtores do Rio Grande do Sul e do Paraná, que formaram a Aliança Láctea.  

Continuar lendo
Foto: Marco Fávero

Governo Moisés: pela primeira vez, haverá ruptura do sistema

Por Moacir Pereira

05/11/2018 - 03h00

O governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL) passou o fim de semana fazendo contatos telefônicos e pessoais, depois de várias reuniões com técnicos e autoridades do governo no Centro Administrativo ao longo da semana, incluindo o feriado de Finados. De acordo com assessores, seu cronograma está definido. Aprofundará ao máximo os estudos, levantamentos e obtenção de informações sobre a situação financeira do governo. Quer um diagnóstico completo para depois definir onde poderá cortar despesas, eliminar órgãos e otimizar os recursos públicos.

Continuar lendo

Morre jornalista Newton César Viegas

Por Moacir Pereira

03/11/2018 - 20h38

Morreu esta tarde em Florianópolis o jornalista Newton Cesar Viegas, um dos mais conceituados e premiados cronistas esportivos de Santa Catarina no século passado. Tinha 76 anos de idade. Foi repórter de campo e depois consagrou-se como comentarista esportivo de emissoras de radio e televisão como RBS e TV Barriga Verde. Durante anos participou do programa “Clube do Mané”, no Canal 20 de Florianópolis, juntamente com Walter Souza, Antunes Severo e Mauricio Amorim. Em setembro, Newton Viegas recebeu o Troféu Dakir Polidoro de Imprensa, homenagem especial da Associação Catarinense de Imprensa e da Câmara Municipal de Florianópolis. A família divulgará hoje dados sobre o velório e o sepultamento.

Continuar lendo

Moro: o golaço de Bolsonaro

Por Moacir Pereira

03/11/2018 - 04h00

No balanço das reações sobre a escolha do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça, entram na lista dos críticos, os petistas, as esquerdas, os desgostosos com a decisão do eleitorado e os notórios corruptos. Os brasileiros que se mobilizaram nas ruas contra a corrupção e a impunidade estão podendo celebrar duas grandes conquistas: a eleição de Bolsonaro e, até aqui, o seleto e inatacável time de ministros. Já é uma façanha o novo presidente ter escolhido seu ministério sem troca-troca ou consulta aos caciques ou coronéis da política. A indicação do juiz Sérgio Moro comporta várias leituras de impacto político e jurídico. Ele tinha as ações contra a corrupção limitadas à Justiça Federal de Curitiba. Levará para o governo federal as ferramentas para liquidar com este sistema criminoso descoberto no Petrolão. Um mecanismo sofisticado que exigiu gente competente e corajosa no Ministério Público Federal, na Polícia Federal e na Receita Federal para desbaratar mecanismos tão sofisticados. A presença do juiz Sérgio Moro esvazia, também, as precipitadas críticas dos derrotados, nos partidos, nos parlamentos e na mídia, sobre ameaças à democracia. O magistrado federal estará lá no Planalto como mais uma âncora jurídica e guardião político a garantir a Constituição. Coube à senadora gaúcha Ana Amélia Lemos a melhor definição sobre a escolha de Sérgio Moro: “Um golaço”.   Leia também: Economia de SC pode ser uma das mais beneficiadas com a reforma da Previdência

Continuar lendo
Exibir mais
Moacir Pereira

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Principal nome do jornalismo político catarinense, é respeitado pela classe assim como nos campos empresarial e jurídico. A exclusividade de suas notícias se reflete na sua credibilidade.

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação