Prefeitura promove diversos eventos no final de semana

O final de semana será repleto de eventos promovidos pela Prefeitura de Bagé. Serão realizadas atividades em diversos locais e áreas como educação, esporte, cultura e lazer, com ações para todos os gostos.
Na sexta-feira (27), a partir das 10h30, acontece a reinauguração do Arquivo Público Tarcísio Taborda. O espaço passou, recentemente, por revitalização realizada por servidores da Prefeitura e também do 3º Regimento de Cavalaria Mecanizada. (3º R C Mec). O órgão faz parte da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) e está localizado na rua João Telles, 862.
Ainda na sexta, o Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) realiza apresentação no Centro do Idoso. Serão tocadas marchinhas de carnaval, transformando o espaço com uma grande folia. A festa deve começar às 14h.
No mesmo dia, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) promove a Pedalada Macabra. O evento é alusivo ao dia das bruxas e os ciclistas devem participar fantasiados. Também acontece o Campeonato de Bunny Hop e a Corrida Maluca. A saída acontece na Praça de Esportes, às 20h.
Após realizar diversas palestras, encontros e ações, a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência encerra a programação do Outubro Rosa com uma caminhada, neste sábado (28), a partir das 11h. O movimento nacional tem o objetivo de ressaltar a importância do combate ao câncer de mama e o diagnóstico precoce para uma chance maior de cura.
Os amantes de artes marciais também serão contemplados com o Zona de Impacto, que promove lutas de muay thai e sandá. Serão organizadas várias lutas em diversas categorias. A pesagem dos atletas inicia às 11h e as lutas acontecem a partir das 16h, ambas na Praça de Esportes, no domingo, dia 29.
No mesmo local, no domingo, a partir das 14h, acontece um torneio de basquete 4×4, que faz parte da programação do 1º Circuito Sejel de Primavera. O objetivo é incentivar a prática esportiva, destacar modalidades, dar visibilidade aos praticantes e ressocializar o ambiente público da praça.
A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), através do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba), promove, no domingo, um festival de bandas marciais e fanfarras. Já estão inscritas 14 escolas de Bagé, além de representantes das cidades de Chui, Jaguarão e Aceguá. Os participantes receberão troféu de participação. Além disso, acontece um miniconcurso de mor, balisa, pelotão de bandeiras, corpo coreográfico e naipes instrumentais. A Associação de Amigos do Imba (Amimba), a Federação de Bandas do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação e Formação Profissional, apoiam o evento. Em caso de mau tempo, as apresentações ocorrem no Centro Cultural Auxiliadora.
Também neste dia 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, alunos dos anos finais autografam “1ª Antologia”, primeiro livro dos alunos da rede municipal de ensino, que foi lançado durante a realização da 20ª Feira do Livro de Bagé. São 79 contos fantásticos, fábulas, crônicas, poemas. As crianças estarão acompanhadas de professores, familiares e convidados. A atividade será no largo do Centro Administrativo, às 16 horas.