Festa de 60 anos da Banda do Imba emociona público

Foto: Paulo Batista

Iniciada em 1958, a banda do Instituto Municipal de Belas Artes (Imba) completou 60 anos com uma grande apresentação, na noite deste sábado (14). Cerca de 30 alunos apresentaram a um público de aproximadamente 200 pessoas, os hinos de Bagé, do Rio Grande do Sul e do Brasil, assim como temas de filmes. O evento faz parte da programação dos 207 anos de Bagé.

A apresentação ocorreu na Igreja Matriz do Crucificado e contou com a presença de pessoas de todas as idades, cuja entrada era apenas um item de higiene ou limpeza, produtos que devem ser entregues na Fundação Geriátrica José e Auta Gomes. Entre o público presente, estavam muito familiares, como o professor de matemática Gelson Camargo Pinto, que tem dois filho na banda: “estou muito orgulhoso. É um prazer para um pai ter dois filhos envolvidos por música e que foram incentivados em casa e seguiram praticando porque realmente gostaram. Sendo, então, na banda do Imba, que a gente acompanha e sabe que está entre as melhores do estado, é melhor ainda”.

Há sete anos no Imba e com 17 anos de idade, a trompetista Verônica Barbosa falou sobre a própria trajetória. “É uma privilégio e honra participar e crescer dentro do ciclo da banda. Comecei estudando e praticando dança dentro do Instituto e depois migrei para a música. Foi desafiador no início, mas agora é mais tranquilo e é muito bom passar para o público o amor que temos pela música e pelo Imba, que é uma referência no Estado”, contou.

O maestro Lucas Barres, também falou sobre a festividade. “Estou há 11 anos como maestro, mas também comecei como integrante em 1996. Estar à frente de uma banda tradicional é uma felicidade muito grande”, relatou.