Dias de Kite

Dias de Kite - Kaiak Aero

Todo domingo no Esporte Espetacular e no GloboEsporte.com, Cristiane Dias e os melhores atletas do mundo velejam de kitesurfe pelos lugares mais incríveis do Brasil. Ao fim dos quatro episódios, escolha qual a melhor manobra realizada nos Dias de Kite.

DIAS DE KITE
no Esporte Espetacular

  • 1º episódio
  • 2º episódio
  • 3º episódio
  • 4º episódio
  • 5º episódio
  • Agora você escolhe!

    Votação encerrada

    Vote na melhor manobra
    da série DIAS DE KITE

    • VOTAR
    • VOTAR
    • VOTAR
    • VOTAR

    Picos de kitesurfe no Brasil

    É nas praias da Região Nordeste que se encontram os principais pontos de prática do esporte no Brasil. Mas no estado do Rio de Janeiro e na capital catarinense também é possível encontrar locais para encarar os ventos e se arriscar em manobras.

    Clique nos picos para saber mais

    • Barra Grande (PI)
    • Luís Correia (PI)
    • Jericoacoara (CE)
    • Cruz (CE)
    • São Miguel do Gostoso (RN)
    • Touros (RN)
    • Barra do Cunhaú (RN)
    • Arraial do Cabo (RJ)
    • Araruama (RJ)
    • Rio de Janeiro (RJ)
    • Florianópolis (SC)
    • Vitória (ES)
    • Guarapari (ES)

    Piauí

    Praia:Barra Grande

    Informações:Praia dos ventos alísios, Barra Grande é um verdadeiro celeiro de campeões do kitesurfe. De lá saiu Manoel Piçarrinha, vice-campeão mundial júnior da modalidade.

    Veja a matéria

    Piauí

    Praia:Luís Correia

    Informações:Colada no delta do Parnaíba, Luís Correia é conhecida como o "Havaí brasileiro". A cidade costuma sediar etapas do Campeonato Brasileiro de kitesurfe.

    Ceará

    Praia:Jericoacoara

    Informações:Local das praias mais famosas, é o pico mais conhecido do kitesurfe no Brasil. Com grande apelo turístico, atrai praticantes do esporte de todo o mundo.

    Ceará

    Praia:Cruz

    Informações:Apenas 12km distante de Jeri, Cruz tem a famosa Praia do Preá, uma das mais conhecidas dos praticantes de kitesurfe no país.

    Veja a matéria

    Rio Grande do Norte

    Praia:São Miguel do Gostoso

    Informações:Bem próxima à ponta do "cotovelo" do Brasil, atrai ventos fortes e é uma das praias com mais adeptos do kitesurfe. Recebe muitos projetos e competições do esporte.

    Veja a matéria

    Rio Grande do Norte

    Praia:Touros

    Informações:Colada em São Miguel do Gostoso, é a ponta do "cotovelo". Possui ventos muito fortes e recebe procura mundial por kitesurfe.

    Rio Grande do Norte

    Praia:Barra do Cunhaú

    Informações:Em um dos pontos mais à leste do país, também conta com ventos fortes durante quase todo o ano. Como todo o Nordeste, atrai muitos turistas e iniciantes no kitesurfe.

    Veja a matéria

    Rio de Janeiro

    Praia:Arraial do Cabo

    Informações:Ponto mais ao leste do Rio de Janeiro, na ponta da Região dos Lagos, atrai ventos fortes que, junto com a beleza natural, fazem a cidade receber muitos praticantes do kitesurfe.

    Rio de Janeiro

    Praia:Araruama

    Informações:As águas calmas e os bons ventos de Araruama, Arubinha e Praia Seca atraem muitos iniciantes, nas escolas mais antigas de kitesurfe do país.

    Rio de Janeiro

    Praia:Rio de Janeiro

    Informações:Os bons ventos e a estrutura da cidade grande proporcionam o ambiente perfeito para os iniciantes no kitesurfe, principalmente na Praia do Pepê.

    Santa Catarina

    Praia:Florianópolis

    Informações:Com ótimas condições de vento, principalmente o norte, a Ilha de Florianópolis possui muitos praticantes de kitesurfe desde o surgimento do esporte. Indicado para iniciantes e atletas.

    Espírito Santo

    Praia:Vitória

    Informações:A capital capixaba é outro pico famoso pela prática do kitesurfe. As condições de clima, vento e segurança são ideais em boa parte do ano. É propícia para os iniciantes no esporte.

    Espírito Santo

    Praia:Guarapari

    Informações:O mar é um pouco mais agitado que a capital Vitória, pois possui mais ventos. Com boa estrutura de escolas, é indicado tanto para iniciantes como atletas.

    Por dentro do Kitesurfe

    Criado em 1985 pelos irmãos franceses Bruno e Dominique Legaignoux, e posteriormente desenvolvido pelo conterrâneo Manu Bertin, o kitesurfe é um esporte aquático que consiste no uso de um kite (espécie de vela conhecida como pipa) e uma prancha de suporte (com ou sem alças) para os pés. Vestindo um cinturão (trapézio) chamado ligado a uma barra de ferro, o kitesurfista comanda o kite, se deslocando com saltos sobre o mar ou deslizando sobre as ondas com a prancha.

    Pipas

    Inflável
    Mais usada, estável e ganha potência para saltar e se manter no ar. Infla com uma bombinha, antes de entrar na água.
    Foil
    Tem duas camadas de tecidos que inflam com o vento. Costuma ser mais resistentes a fortes impactos.
    Framed
    Conta com apenas uma camada de tecido e armação em fibra de carbono têm custo mais acessível.

    Pranchas

    Bidirecionais
    Os dois extremos são iguais e podem ser usados como frente ou traseira. Mais usadas e rápidas para alterar direção. As quilhas são menores.
    Direcionais
    Mais adequadas para deslizar nas ondas pela semelhança com as pranchas de surfe e têm melhor flutuação. Rendem bem nos ventos mais fracos.

    Acessórios

    Trapézio
    Cinturão com gancho de aço que conecta o atleta à barra de comando e ao kite.
    Barra de comando
    É o “volante” do atleta, que controla o kite pelas linhas de força e de direção.

    Vento

    Direção do vento

    O vento lateral é o mais indicado para a prática, pois facilita tanto ir para o mar, quanto retornar.

    O aumento da pressão sobre as linhas do kite é feito com uma cravada da borda da prancha na água.

    O mais radical do esporte é a possibilidade de voos que a conjunção vento e controle do kite proporcionam.

    Manobra

    Manobras
    O segredo para um bom salto é ganhar velocidade com a pressão nas cordas. A aterrissagem deve ser sempre arribada, com a prancha voltada na direção da velocidade na água.

    Mergulhe nas notas tônicas
      de  
    KAIAK AERO

    Inspirada no encontro entre o vento forte e a água do mar, a nova fragrância da Casa de Perfumaria do Brasil carrega o frescor do zimbro, o arrepio do ruibarbo e a injeção de ar que faz ventar. Sinta-se vivo como o vento.

    Frescor

    Ruibarbo, Zimbro,
    Cardamomo, DHM

    Modernidade

    Folhas de Violeta, Symarine*,
    Geranium Bourbon orgânico
    de Madagascar

    Potência

    Sândalo, Cedro,
    Ambrostar, Musks

    Projetos sociais

    O kitesurfe desperta paixão e ajuda os praticantes a manter a boa forma física. Mas pelo litoral do Brasil, há histórias de superação que estão acontecendo graças a iniciativas de atletas que veem no esporte uma chance de mudar a vida de outras pessoas.

    Projeto social vira fábrica de campeões do kitesurfe

    Brasileira deixa a vida na Espanha para voltar ao país natal, realiza sonho de iniciativa de inclusão social através do kite e forma atletas de sucesso na modalidade.

    Filho de pescadores roda o mundo e dá aula grátis

    Jair sai de realidade pobre para ser instrutor do esporte fora do país e monta projeto como recompensa: “Dar oportunidade para as crianças terem um futuro melhor”.

    Índio financia e coordena projeto de inclusão

    Zu Kite, como é conhecido, se apaixonou por kitesurfe quando chegou ao Nordeste. Hoje, dedica 30% de sua renda mensal para projeto social no esporte. “Respiro kite 24 horas por dia”.

    Tricampeão mundial cruza o país e monta clube

    Ex-atleta de windsurfe, kitesurfe e stand-up paddle, Kauli Seadi deixa Santa Catarina, monta projeto social para crianças e vai morar no litoral do Rio Grande do Norte.