Economia

Vendas

Europa consumiu 93% de gasolina e diesel em 2018

Os motores de combustão, cujo declínio o ministro do Ambiente português antecipa para dentro de poucos anos, continuam a liderar o mercado europeu. Em 2017 somaram 94% das preferências e 93% em 2018.
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. Como se está a evitar que isto se repita? /premium

104
Paulo Macedo diz que os lucros de 2018 marcam o verdadeiro virar de página. Mas o que está a ser feito para recuperar perdas e garantir que o contribuinte não voltará a receber uma fatura milionária?
Porsche

Porsche admite ter mentido nos valores de consumo

Depois dos problemas com os motores diesel, a Porsche criou a si própria novos problemas ao ser apanhada a mentir em relação aos dados referentes aos motores a gasolina dos 911.
Combustível

73% dos veículos do Estado são a gasóleo

1.008
O ministro do Ambiente defende que não faz sentido ter carros a gasóleo, que vão acabar, mas a vontade de reduzir essa frota não estará a passar para a prática dentro do próprio Estado.
Economia

Comércio entre Moçambique e Índia atinge 1,7 M€

É uma subida nas trocas comerciais face aos 1,5 milhões no ano anterior e há espaço para crescer, disse à Lusa o embaixador cessante da Índia em Moçambique.
Braga

Câmara de Braga tem as contas bancárias penhoradas

205
A penhora foi feita a pedido de duas construtoras, porque a câmara não estará a cumprir os pagamentos a estas empresas, definidos pelo tribunal. A dívida ascende aos 3,8 milhões de euros.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo. Milhões renegociados com parecer negativo /premium

3.861
Auditoria revela finalmente a história por trás dos empréstimos da Caixa a Berardo. Sinais vermelhos da comissão de risco foram ignorados. Informação estava oculta, mas o Observador conseguiu ler tudo
Mercado

Shell compra Greenlots, uma rede de carga rápida

A preparar o futuro, a Shell, a cujas bombas recorremos para atestar os depósitos dos nossos carros a gasolina ou gasóleo, adquiriu um especialista em redes de carga para veículos eléctricos.
Economia

Portugal diverge (em muito) da UE nos rendimentos

242
No quarto trimestre de 2018, a economia portuguesa terá crescido entre 1,8% e 2,0%. Ao longo do ano, o crescimento ter-se-á fixado entre 2,1% e 2,2%, um nítido abrandamento face aos 2,8% de 2017.
Caixa Geral de Depósitos

"A Caixa será ressarcida. Mas não é um tribunal"

545
O banco público, no centro da agenda mediática por causa da auditoria à gestão entre 2000 e 2015, apresentou lucros de 496 milhões de euros relativos ao exercício de 2018.
Startups

Forall Phones abre loja fora de Portugal

1.053
A expansão internacional da startup que começou pelas mãos de um miúdo de 16 anos e um iPhone usado oficializa-se este sábado com a abertura da primeira loja em Madrid.
Caixa Geral de Depósitos

Quem passou pela Caixa é culpado? Não é aceitável 

1.500
Presidente da Caixa diz que não é aceitável que todos os que passaram pela Caixa sejam culpados na praça pública. Paulo Macedo admite que dar informação sobre grandes devedores quando sair nova lei.
CDS-PP

CDS pede audição urgente a Centeno sobre impostos 

Os centristas acusam o Governo de "estar a formatar a posição do Estado português" relativamente à criação de impostos a nível europeu e dizem que o executivo não pode tomar esta decisão sem a AR.
Governo

CGD. Governo quer responsabilidades apuradas

Augusto Santos Silva defende que as responsabilidades devem ser apuradas, mas que não devem ser confundidas com "iniciativas involuntárias" cujo objetivo é "retirar valor aos ativos portugueses".
Caixa Geral de Depósitos

Caixa. Informação escondida divulgada sem querer

1.846
Relatório final da auditoria à CGD desapareceu do site do Parlamento pouco depois de ter sido disponibilizado. Motivo: era possível ler a informação por detrás das rasuras. Saiba aqui como ver tudo.
Angola

Angola apresenta um crescimento económico de 2,8%

O banco Standard estima que a economia de Angola tenha crescido 0,2% no último trimestre de 2018, invertendo uma tendência de crescimento negativo que se registou nos últimos três anos.
Dívida Pública

Dívida pública aumenta para 244,9 mil milhões 

De acordo com o Banco de Portugal, a dívida pública atingiu valores recorde em outubro e novembro. Em dezembro reduziu, mas no conjunto deste ano aumentou 2,1 mil milhões de euros, face a 2017.
Fraude

Venderam-lhe energia em nome da ERSE? É fraude

295
A ERSE emitiu um alerta onde avisa que "não vende energia, nem procura os consumidores em suas casas para ver os contadores ou as faturas recebidas".
Juros da Dívida

Juros da dívida portuguesa sobem e descem

Os juros a dois anos estavam a subir para -0,213%, a dez anos caem para 1,616% e no prazo de cinco anos recuam para 0,416% em relação à quinta-feira.
Caixa Geral de Depósitos

CGD: Macedo 2 anos presidente e a nova polémica

O ex-ministro da Saúde chegou ao banco público com a missão de pôr em marcha o plano de reestruturação negociado com a UE. Tinha que despedir milhares de funcionários e fechar centenas de delegações.
China

Exportações portuguesas para a China sobem 5,59% 

De acordo com dados oficiais, as trocas comerciais entre Lisboa e Pequim ascenderam a 5.240 milhões de euros no ano passado, o que corresponde a um aumento de cerca de 355 milhões de euros.
Deutsche Bank

Deutsche Bank de volta aos lucros 

O presidente do banco alemão disse na apresentação do balanço que "o retorno aos lucros mostra que o Deutsche Bank está no caminho certo" e considera que o próximo passo é aumentar a rentabilidade.
Caixa Geral de Depósitos

Estado ignorou alertas na CGD durante 7 anos

3.642
Revisor Oficial de Contas da CGD alertou, em 2007, para risco de “fraudes ou erros” poderem ocorrer sem serem detetados devido a limites do sistema de controlo interno, apesar de o considerar adequado
BPI

Lucro consolidado do BPI dispara para 490,6 ME 

A instituição explica que os "ganhos extraordinários com a venda de participações" aumentaram o lucro da atividade em Portugal para os 396 milhões, o que representa 81% do resultado consolidado.
Economia

Richter: "É preciso perceber que vem aí uma crise"

1.042
Em antecipação da edição de 2019 do Horasis, em Cascais, falámos com o organizador, Frank-Jürgen Richter. O tema vai ser a "globalização", mas com a sombra de "uma crise global que vai acontecer".
Liberalismo

Anthony de Jasay (1925-2019)

Com uma personalidade de trato nem sempre fácil e ideias heterodoxas e politicamente incorrectas, Jasay fez o seu percurso maioritariamente à margem do sistema académico vigente.
Angola

Angola paga contas em atraso com dívida pública

Decreto anterior tinha estabelecido o final de janeiro como prazo-limite para que os credores apresentassem os comprovativos dos créditos atrasados contratados pelo Estado entre 2013 e 2017.
EDP

EDP. Impulso das renováveis sobe produção em 3%

A produção eólica subiu 2%, a produção hídrica subiu 70% e a capacidade instalada da elétrica aumentou 1%. A produção renovável, por sua vez, registou um aumento de 22%.
Volkswagen

Alemães compram mais modelos diesel do que em 2017

786
As vendas de veículos da VW na Alemanha revelam pormenores curiosos. Por exemplo, a procura por motores diesel modernos subiu para 43% em 2018, contra 39% em 2017. E subiu mais entre os particulares.
União Europeia

Irão. Mecanismo da UE para negociar está no início

Paris, Londres e Berlim prometeram a Teerão encontrar um mecanismo para manter as trocas comerciais com o país, permitindo que o Irão continuasse a vender petróleo e a importar outros produtos.
Hospitais

Paliativos. Partidos pedem investimento e camas

Projeto de resolução apresentado pelo PSD foi discutido em plenário. Partidos pedem "menos promessas e mais ação" ao Governo e também que seja aprovado o estatuto do cuidador informal.
PCP

PCP sobre CGD: “Nova comissão é desnecessária"

3.391
Os comunistas consideram que criar uma nova comissão de inquérito à CGD não é oportuno neste momento. Apesar de discordarem, vão abster-se na votação e vão deixar que o documento passe em plenário.
Finanças

IRS. Há novas datas para a validação das faturas

143
Em 2018, os contribuintes tinham até ao dia 15 de fevereiro para consultar as faturas, registar as que não tivessem sido devidamente comunicadas e validar as pendentes. Este ano, têm até dia 25.
Moçambique

Eletricidade de Moçambique em "alerta vermelho"

A produção de energia da barragem de Corrumana está reduzida a cerca de metade dos 25 megawatts que devia lançar da rede. Contudo, ainda não foram anunciados problemas no abastecimento de energia.
Banca

Angola injeta 280 milhões no maior banco do país

Decreto presidencial deixa que o Ministério das Finanças recorra a uma emissão especial de Obrigações do Tesouro em Moeda Nacional para possibilitar que o Banco cumpra a missão para a qual foi criado.
Lisboa

5 freguesias com casas acima de 3.500 euros/m2

Santo António, Misericórdia, Santa Maria Maior, Avenidas Novas e Estrela são as freguesias de Lisboa com os preços mais elevados em 2018, diz INE. No Porto, foram Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. PS, PSD, BE e CDS apresentam texto comum

O PCP é o único partido que vai ficar de fora da apresentação do texto comum que define o âmbito da segunda comissão de inquérito à Caixa. PS, PSD, BE e CDS chegaram a consenso.
Brexit

Brexit. Incerteza provoca queda de investimento

A instabilidade do processo fez o investimento descer cerca de 46,5% para 672 milhões de euros e houve uma baixa na procura, mas o principal impacto foi registado nos principais mercados.
Moçambique

Moçambique. Economia imune das dívidas ocultas

A diretora de comunicação do Banco de Moçambique afirma que a situação está controlada, mas que irá tomar medidas "para garantir a manutenção da estabilidade macroeconómica".
Angola

Angola. FMI pode não cobrir queda de receita

As reservas internacionais desceram de 11,9 mil milhões de dólares, em novembro, para 10,6 mil milhões de dólares, em dezembro, "apesar da disponibilização de quase mil milhões de dólares pelo FMI".
Inflação

Índice de preços no consumidor sobe 0,4% 

Segundo o Instituto Nacional de Estatística a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente situou-se em 0,7%, quando em dezembro tinha sido de 0,6%.
Eurostat

Europa cresceu ao ritmo mais baixo desde 2013

Segundo o Eurostat, o PIB da zona euro cresceu, entre outubro e dezembro de 2018, 1,2% em termos homólogos, um ritmo menor do que o de 1,6% registado no terceiro trimestre. Itália em recessão.
Obrigações do Tesouro

Portugal adia reembolso de 702 milhões em dívida

A agência que gere o endividamento público em Portugal, o IGCP, fez uma operação de troca que adiou reembolsos de dívida de 2020 para 2028.
Startups

Estas 8 startups fecharam portas em 2018

Chich By Choice, CityDrive ou a CoolFarm. As startups também falham. A Teamlyzer listou os principais fechos de 2018 para mostrar isso e informar quem quer trabalhar no ecossistema.
Caixa Geral de Depósitos

CGD entrega auditoria da EY sexta-feira às 14h30

O presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, entrega a versão final da auditoria a Teresa Leal Coelho esta sexta-feira, pelas 14h30. Horas depois, o banco público publica resultados anuais.
Economia

Angola sai da recessão económica este ano

A consultora diz que a economia angolana cresce 1,3% em 2019, apesar de os analistas "degradarem a robustez da recuperação". Já a perspectiva de evolução moçambicana é vista com "favorável".
Crónica

Quem roubou da nossa Caixa?

279
Será um rasto de papel e a dita incapacidade de identificar os autores das concessões danosas de crédito evidência suficiente para mostrar que esta espécie de roubo já não é crime na nossa república?
Juros da Dívida

Juros da dívida de Portugal caem a 2, 5e 10 anos

Os juros da dívida portuguesa a 10 anos estavam, esta quinta-feira de manhã, a cair para 1,639%, a 5 estavam a recuar, para 0,448% e a 2 estavam a descer, para -0,207%.
Timor-Leste

Timor. Parlamento retira 565 milhões do OGE

O governo e as bancadas da coligação consideram que a retirada desse valor pode ser feita porque a aprovação das alterações à Lei de Atividades Petrolíferas permite o pagamento do Greater Sunrise.
Obrigações do Tesouro

Portugal realiza oferta de troca de OT 

Nesta operação o IGCP vai recomprar Obrigações do Tesouro com maturidade a 15 de junho de 2020 e vender Obrigações do Tesouro com maturidade a 17 de outubro de 2028.
Caixa Geral de Depósitos

Se os deputados quiserem, haverá culpados na CGD /premium

3.647
O relatório de auditoria à CGD tem de dar aos deputados informação para identificarem os responsáveis pelo que se fez ao banco público, e estes devem punir gestores e grandes devedores que não pagam.
Facebook

Facebook regista o maior lucro da história

Apesar de ter vivido um ano cheio de polémicas, o número de utilizadores desta rede social continua a crescer. Encerrou 2018 com um lucro de 19,2 mil milhões de euros, mais 39% do que no ano anterior.
Caixa Geral de Depósitos

CGD lidera queixas financeiras à DECO em 2018

A maioria das queixas recebidas relacionam-se com comissões bancárias ou aplicações financeiras. A associação diz que o banco público "tem como cliente população mais vulnerável, como reformados".
Ambiente

6 razões para comprar um diesel agora

12.105
Apesar de o ministro do Ambiente ter anunciado a morte a prazo dos diesel, a realidade é que esta (até) pode ser uma boa altura para comprar um carro a gasóleo. Confuso? Explicamos porquê em 6 pontos.
PSD

CGD. Rio: comissão de inquérito faz todo o sentido

Para Rui Rio, os portugueses têm agora condições para "perceberem exatamente os erros cometidos" e quem os cometeu. O líder do PSD mostra-se expectante com o que vai acontecer a curto prazo.
Caixa Geral de Depósitos

Os crimes na Caixa já prescreveram? Nem por isso

1.243
MP investiga crimes de corrupção, gestão danosa, participação económica em negócio e peculato. Prémios de gestão para administradores sob suspeita. Boa parte dos crimes não prescreveu.
FED

EUA. Banco central deixa taxas de juro inalteradas

A Fed considera que atividade económica dos EUA permanece "sólida", mas refere que será paciente quanto a futuros ajustamentos monetários, pelo abrandamento da economia mundial e inflação mais fraca.
Economia

Ministério determinou auditoria externa à ASAE

Decisão de Siza Vieira surgiu na sequência de notícias que falam de práticas menos corretas na forma como certos processos eram acompanhados, ocorridas em 2013 e 2014. ASAE já abriu inquérito interno.
Caixa Geral de Depósitos

PR promulgará diploma sobre grandes devedores

O Presidente da República lembrou que o diploma prevê a revelação de informação apenas "em certas circunstâncias". O diploma ainda não chegou a Belém, mas será "objeto de promulgação".
Banco Mundial

Odebrecht fora de concursos públicos por três anos

A construtora brasileira Odebrecht foi excluída na sequência da prática de fraude e conluio durante a participação no projeto de Recuperação Ambiental e Controlo de Inundações do Rio Bogotá.
Indústria

Ministro repete: carros a diesel vão acabar

3.347
O ministro do Ambiente teve um dia cheio de declarações. Na SIC Notícias, foi questionado: os carros elétricos vão pagar mais impostos quando se perder a receita do gasóleo? A resposta foi um "nim".
Mercado Imobiliário

"Lisboa voltará a ter um milhão a viver no centro"

163
Consultora JLL descarta arrefecimento da procura imobiliária, por estrangeiros mas não só. Continua a faltar oferta, mas a nova construção pode criar "impacto" no preço "exagerado" das casas usadas.
Caixa Geral de Depósitos

Já se sabe da má gestão. Quem são os responsáveis?

332
Auditoria final à Caixa Geral de Depósitos vai chegar ao Parlamento. Centeno reconhece que houve má gestão e que há responsabilidades políticas, entre outras. Vem aí uma nova comissão de inquérito.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)