iDea Plus Geo

Geo ideias em formato aberto

Aprendendo SIG com Game of Thrones (XI): Rotulagem

February 17, 2018 — Eliazer Kosciuk

Depois de introduzirmos a simbologia do gvSIG Desktop no exercício anterior, neste vamos trabalhar com a “Rotulagem”.

Um rótulo é um texto descritivo baseado em um ou vários atributos de uma entidade. Os rótulos são posicionados dinamicamente sobre ou próximo dos elementos de uma camada, e são representados em função das características de rotulagem definidas pelo usuário. É importante notar que os rótulos não podem ser diretamente manipulados pelo usuário.

No gvSIG há duas modalidades para gerar a rotulagem de uma camada, uma rápida e muito simples, e outra mais complexa mas que permite definir um grande número de características da rotulagem.

Do mesmo modo que na simbologia, são muitas as ferramentas que nos permitem caracterizar uma rotulagem, pelo que recomendamos que revises a seção de “Rotulagem”do manual do usuário.

Vamos fazer um primeiro exercício de rotulagem básica sobre a camada “Political”. Primeiramente temos que abrir a janela de “Propriedades” da camada. Com a camada ativa encontramos esta opção no menu “Camada/Propriedades” ou então, ao clicarmos diretamente com o botão secundário do mouse sobre a camada será aberto um menu que inclui o acesso às suas “Propriedades”. Vamos na aba “Rotulagem” da janela de “Propriedades da camada”. Se marcamos a opção “Ativar rotulagem” já teremos disponíveis todas as opções do que chamamos rotulagem básica.
figura11_01O ponto principal é definirmos o campo da Tabela de atributos da camada que queremos utilizar para gerar a rotulagem. No nosso caso selecionamos o campo “name”, que contém o nome. Digitamos, por exemplo, um tamanho de fonte de “12” e os valores restantes deixamos com os valores padrão. Clicamos no botão “Aplicar” e/ou “Aceitar” e já veremos o resultado refletido na Vista.

figura11_02

Ocultar (ou voltar a ativar) a rotulagem é tão simples como ir na aba “Rotulagem” das “Propriedades da camada” e marcar ou desmarcar a opção “Ativar rotulagem”.

Se queremos fazer rotulagens mais elaboradas, devemos selecionar na aba “Rotulagem” a opção “Rótulos definidos pelo usuário” em lugar da que aparece por padrão de “Atributos da etiqueta definidos na tabela”. E no menu suspenso “Classes” selecionamos o “Método” definido como “Rotular todas as feições da mesma maneira”. O aspecto da janela será alterado e passará a ser semelhante ao da imagem:

figura11_03

Como já comentamos, nesta modalidade são muitas as opções, pelo que recomendamos aprofundar e experimentar com a ajuda do manual de usuário. No nosso caso vamos a fazer uma alteração simples na rotulagem já existente.

Clicamos no botão de “Propriedades” e será aberta uma nova janela:

figura11_04

A primeira coisa que devemos definir é a expressão de rotulagem. Para isto clicamos no botão “…” da primeira linha da tabela de “Expressão de rotulagem”. Na janela que se abre indicamos que queremos rotular pelo atributo “name”, selecionando o campo e clicando em “Adicionar campo”. Poderíamos complicar a expressão de rotulagem com tudo o que quiséssemos, mas neste caso utilizaremos unicamente o atributo “name” que usamos também na rotulagem básica.

figura11_05

Ao clicar em “Aceitar” vemos que a expressão já aparece na “Expressão de rotulagem”:

figura11_06

Agora vamos utilizar uma opção não disponível na rotulagem básica, o halo. O halo pode ser útil em muitos casos para melhorar a visualização dos rótulos. Marcamos a opção “Usar halo” e selecionamos uma cor para o halo. Neste momento podemos selecionar outras características como o tipo, a cor e o tamanho da fonte.

figura11_07

Uma vez definidas as características da Rotulagem clicamos em “Aceitar”. A janela é fechada e voltamos na de “Propriedades da camada/Rotulagem”. Agora vamos entrar nas opções de “Colocação”; ao clicar no botão será aberta a seguinte janela:

figura11_08

Selecionamos a opção “Eliminar rótulos repetidos” (experimentem com outras opções para ver a diferença) e aceitamos. Aplicamos a rotulagem e já temos o resultado que buscávamos.

figura11_09

Terminamos aqui este exercício, mas recomendamos que explorem as opções muito interessantes existentes, como a que permite rotular de forma diferente em função da escala de visualização. Lembramos também que as opções de rotulagem se alteram em função do tipo de geometrias da camada (pontos, linhas e polígonos).

Agora só faltam quatro artigo para terminarmos este mini-curso. Esperamos que estejam gostando desta original introdução aos SIG.

Tags: geoprocessamento, gvSIG, tutorial, Game-of-Thrones