Hoje é

       
 

 

Home page Frei Agostinho da Anunciação José Ramos Preto Eugénio C. do Amaral Manuel Vaz Pde Joaquim Valente Madre Rita de Jesus

 

 

MANUEL VAZ

 

Manuel Vaz

Manuel Vaz, natural de Louriçal do Campo, nasceu no dia 24 de Setembro do ano de 1917, na Rua da Ribeira, no lugar da Torre.

Foi proprietário de uma alfaiataria estabelecida na sua residência, situada junto à praça da aldeia.

Desempenhou funções como regedor da aldeia até aos anos de 1950, altura que se ausenta para Angola.

Regressou de férias no ano de 1974. Dado o golpe ao novo regime, decidiu não voltar e candidatou-se a presidente nas eleições para a Junta de Freguesia da aldeia, onde presidiu os órgãos executivos, durante 16 anos consecutivos.

Ao longo desses anos, deixou obra feita, podendo considerar-se assim como um promotor da qualidade de vida e bem-estar da comunidade.

Promoveu a restauração e aproveitamento do antigo edifício que hoje instala a Junta de Freguesia, Posto Médico, Salão Social, Clube, Correios e Centro de Dia, mas também o calcetamento das ruas da aldeia, construção das escolas, distribuição de água e energia eléctrica, saneamento público ao domicílio e, por fim, as placas toponímicas.

Fez, ainda, obras na Torre. Motivou a chegada e distribuição da água e energia eléctrica, promoveu o calcetamento das ruas e a funcionalidade do Largo do Barrocal, interveio na Rua do Forno permitindo um melhor acesso ao citado largo, colocou placas toponímicas e fez melhoramentos da Rua Velha e Rua da Ribeira. No lugar da Torre foi atribuído o seu nome ao Largo da Capela.

 

Jornal "A Reconquista", edição de 15 de Novembro de 2007

Nos seus tempos livres, dotava as suas vocações de técnico veterinário (que trouxe de Angola) em auxílio dos animais doentes ou feridos.

Faleceu em 23 de Junho do ano de 2008.

 

Frei Agostinho da Anunciação José Ramos Preto Eugénio C. do Amaral Manuel Vaz Pde Joaquim Valente Madre Rita de Jesus