Sem Neymar e CR7, análise estatística monta seleção do ano com Messi 'isolado'

ESPN.com.br com agência Gazeta Press
Getty
Messi ficou como único atacante no time de análise de desempenho
Messi ficou como único atacante no time de análise de desempenho

Neuer (Bayern); Daniel Alves (Barça),Thiago Silva (PSG), Chiellini (Juve) e Monreal (Arsenal); Gündogan (Borussia), Cazorla (Arsenal), Özil (Arsenal), De Bruyne (City) e Eden Hazard (Chelsea); Messi (Barça). Segundo uma análise estatística feita pelo CIES e pelo Football Observatory, esta é a seleção de melhores jogadores do ano feita a partir de jogos das cinco principais ligas europeias (Alemanha, Espanha França, Inglaterra e Itália).


Os órgãos fazem análises de diversões esportes desde 2005, comparando dados estatísticos para determinar os melhores desempenhos. Para estar na lista, o jogador tem que ter ficado em campo pelo menos 2.250 minutos na última temporada, o equivalente a 25 jogos inteiros. Por isso, estrelas como Agüero, Ibrahimovic, Yaya Touré ou Alaba não integram a lista.

Para determinar tem o melhor desempenho seis fatores são levados em consideração: rigor; recuperação; distribuição de jogo e posse de bola; pressão sobre os adversários; criação de jogadas; e finalizações.

Por isso mesmo, jogadores de meio campo tendem a 'ganhar' as vagas dos atacantes, o que fez Messi ficar "isolado" na seleção do ano. Mesmo assim, os outros dois indicados a Bola de Ouro, Neymar e Cristiano Ronaldo, não fizeram feio na eleição.

No ataque, Neymar ficou atrás apenas de seus companheiros de ataque Messi (presente na seleção) e Suárez - Cristiano Ronaldo, em quarto, apareceu logo depois do brasileiro. Raffael, do Borussia Monchengladbach, foi considerado o sétimo melhor atacante do ano, segundo o CIES.

Outros brasileiros citados foram Allan, do Napoli, e Fernandinho, do Manchester City, oitavo e nono melhores volantes da lista, respectivamente. Philippe Coutinho, do Liverpool, figurou como o décimo melhor meia. Na lateral esquerda, Marcelo, do Real Madrid, e Wendell, do Bayer Leverkusen, só não foram melhores que o espanhol Monreal.

Comentários

Sem Neymar e CR7, análise estatística monta seleção do ano com Messi 'isolado'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.