Região do Centro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Localização da região do Centro, em Portugal.
Monsanto, na Beira Baixa, que foi denominada pelo regime do Estado Novo como "a aldeia mais portuguesa de Portugal."
Santuário de Fátima, na Beira Litoral, o maior centro religioso de Portugal.

A Região do Centro[1][2] é uma região (NUT II) de Portugal, limitada a norte pela Região do Norte, a leste pela Espanha, a sul pelo NUT II do Alentejo (sub-regiões do Alto Alentejo e da Lezíria do Tejo), a sudoeste pela Área Metropolitana de Lisboa e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Desta região fazem parte as serras e montanhas do Sistema Montejunto-Estrela, do qual se inclui o Maciço Calcário Estremenho, e também o conjunto das famosas aldeias do Xisto e aldeias históricas de Portugal. As cidades mais populosas da região do Centro são Coimbra (143 396 habitantes), Leiria (126 897), Viseu (99 274) e Aveiro (78 450) [3] O maior centro turístico e religioso é a cidade de Fátima.[4]

Tem uma área de 28 405 km² (31% de Portugal continental) e uma população de 2 327 580 (Censos 2011),[5] correspondendo a 23,2% do Continente e a 22% de Portugal.

Compreende 9 Unidades de Nível III (NUTS III):

Grosso modo, corresponde, territorialmente, à antiga Província da Beira (havendo quem distinga a Beira Litoral da Beira Interior), ou às províncias históricas da Beira Litoral, da Beira Alta e da Beira Baixa. Inclui também as sub-regiões do Médio Tejo, na província do Ribatejo, e do Oeste, na província histórica da Estremadura.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]