Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Artigo em destaque Eventos atuais
Do topo, em sentido horário: Panorama de Midtown Manhattan; Times Square; Unisphere no Queens; Ponte do Brooklyn; Lower Manhattan com o One World Trade Center; Central Park; sede da Organização das Nações Unidas e Estátua da Liberdade.

Nova Iorque ou Nova York (em inglês: New York) é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da Região Metropolitana de Nova Iorque, uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo. É também a terceira cidade mais populosa da América, atrás de São Paulo e Cidade do México. A cidade exerce um impacto significativo sobre o comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento de todo o planeta. Nova Iorque abriga a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um importante centro para assuntos internacionais e amplamente considerada como a capital cultural do mundo. A cidade também é referida como Cidade de Nova Iorque (em inglês: New York City) para distingui-la do estado de Nova Iorque, do qual faz parte.

Localizada em um dos maiores portos naturais do mundo, a cidade é composta por cinco boroughs: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. Com uma população que, de acordo com o Censo dos Estados Unidos de 2010, atinge 8.175.133 habitantes, distribuídos numa área de terra de apenas 784 km². Nova Iorque é a grande cidade mais densamente povoada dos Estados Unidos e a segunda localidade mais densamente povoada do estado de Nova Iorque. Com cerca de 800 idiomas diferentes falados em seu território, Nova Iorque é a cidade com a maior diversidade linguística do mundo. A população da Região Metropolitana de Nova Iorque é a maior dos Estados Unidos, estimada em cerca de 18,9 milhões de pessoas distribuídas em cerca de 17.400 km². (leia mais...)

Hurricane Dorian (peak intensity), September 1, 1240Z.png

Eventos a decorrer: Protestos em Hong Kong

Mortes recentes: Anthoine HubertPal BenkoDavid Koch

Sabia que... 2 de setembro na história
Gerald Ford presidential portrait (cropped).jpg
Sobre esta imagem

Gerald Ford (imagem) é a única pessoa a ter exercido os cargos de presidente e vice-presidente dos Estados Unidos sem nunca ter sido eleito para nenhum dos dois cargos?

… os músculos dos machos de diversas espécies de anfíbios da família Leptodactylidae aumentam de tamanho durante o período reprodutivo?

… a população do Nordeste do Brasil reagiu à adoção do sistema métrico francês com uma revolta popular?

… o Havaí foi uma monarquia independente até sua anexação aos Estados Unidos, em 1893?

… a Ilha do Bananal, no estado brasileiro do Tocantins, é a maior ilha inteiramente fluvial do mundo?

… o enxadrista e advogado financeiro Ossip Bernstein escapou de uma execução da Polícia Secreta Soviética vencendo uma partida de xadrez?

… a bandeira da Carolina do Norte, Estados Unidos, comemora a data de uma mera falsificação histórica?

… em 1965, a canção brasileira "Garota de Ipanema" venceu o Grammy Award para gravação do ano, derrotando canções como "I Want to Hold Your Hand", dos Beatles?

… tanto o filho, Manuel Sarmanho Vargas, quanto o neto, Getúlio Dornelles Vargas Neto, do ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas cometeram suicídio, assim como ele?

Koellreutter

Dia do Repórter Fotográfico (Brasil) / Independência do Vietnã (1945)

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia Sobre a Wikipédia


Fêmea de Martim-pescador (Ceryle rudis leucomelanurus), na margem do rio Chambal, Uttar Pradesh, Índia. Caracteriza-se por sua plumagem preta e branca, seu penacho e o hábito de pairar sobre lagos e rios de águas claras antes de mergulhar para pescar (definição 4 469 × 2 979)

Fêmea de Martim-pescador (Ceryle rudis leucomelanurus), na margem do rio Chambal, Uttar Pradesh, Índia. Caracteriza-se por sua plumagem preta e branca, seu penacho e o hábito de pairar sobre lagos e rios de águas claras antes de mergulhar para pescar
(resolução original: 4 469 × 2 979)

Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem